Xixi na minha cama, o que eu faço? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Xixi na minha cama, o que eu faço?

Meu shih tzu faz xixi na minha cama, o que eu faço? Os shih tzu fazem xixi para marcar território. Querem deixar claro o que pertence a eles e o que está proibido para outros cães tocarem. Porém, na transição da vida dos filhotes de shih tzu para a vida adulta, talvez eles possam errar os “territórios” e fazer xixi no lugar certo, criando um hábito que se não for eliminado irá durar por toda a vida. E, para que esta convivência prossiga de forma harmoniosa, é preciso delimitar locais que serão utilizados pelo pet para diferentes fins: descanso, alimentação, brincadeiras e necessidades fisiológicas. E eis que surge a grande queixa dos proprietários de shih tzu: como lidar com aquele shi tzu que faz as necessidades fora do lugar certo pela casa toda?

Estes territórios errados podem ser um tapete, um canto do sofá ou algo muito pior tem shih tzu que fazem xixi na cama dos donos! Por que ele faz isso? Como posso eliminar esse costume? Vamos conhecer as respostas para estas perguntas.

Por que um shih tzu faz xixi na cama do dono?

   
As razões pelas quais um shih tzu faz xixi na cama do dono são várias. Isso não apenas consiste em marcar território, mas também podem haver outros comportamentos escondidos que possivelmente você não se deu conta. O local para o “banheiro” do cachorro shih tzu deve ser escolhido com cuidado. Evite lugares muito isolados, pois a tendência é que o shih tzu não queira sair do convívio com a família para ir fazer as necessidades. Também não é aconselhável colocar o banheiro perto da caminha, brinquedos, ou dos potes de ração e água, já que ele evitará urinar perto desses pontos. Alguns locais interessantes dentro de casa são varandas e áreas de serviço. Forre o lugar escolhido com jornais ou tapetinhos higiênicos, pois os shih tzu preferem fazer seu xixi em superfícies que absorvam bem.

Ansiedade. A ansiedade em um shih tzu pode ser causada pela separação. Se você passa muito tempo fora de casa, seu shih tzu pode chegar até mesmo a ter uma sensação de abandono que o leva a fazer xixi em qualquer lugar. Se você acredita que esse pode ser o problema, recorra a um veterinário ou a um psicólogo de animais.

Superexcitação. Os shih tzu, sobretudo quando são filhotes, tendem a superexcitar-se até o limite de fazerem xixi. Seja quando ele nos causa um ataque de risos que não podemos frear, quando brincamos com ele, quando o levamos para passear ou quando chegamos em casa. Tente acalmá-lo e ajudá-lo a controlar suas emoções.

Educação errada. Se você deixa seu shih tzu aprenda a fazer xixi dentro de casa, ele acreditará que toda a casa é seu território e fará xixi onde e quando desejar. Você deve ensinar o seu shih tzu que nenhum lugar da casa é território dele, mas sim seu. Nunca brigue com ele quando já se passou algum tempo desde que ele fez xixi onde não deveria, pois ele não saberá do que você está falando.

Transtornos médicos. Esta é uma opção que não podemos descartar, pois pode ser que o seu cão tenha alguma doença do trato urinário ou renal que faça com que ele tenha incontinência e urine em qualquer lugar, seja na cama ou no chão do quintal. Se depois que você o ensinou ele continuar fazendo xixi onde não deve, vá ao veterinário.

Como evitar que seu shih tzu urine na cama

   
Um das principais causas desse problema é permitir que o shih tzu durma conosco na cama. Por natureza, os shih tzu necessitam de um líder da matilha. Se desde que ele chegou na sua casa ele sabe que esse líder é você, certamente ele te respeita. Ele tem feito isso até o momento em que você faz com que ele se sinta igual a você: permitindo com que ele durma em sua cama.

Enquanto, possivelmente, ele acreditava que esse era um lugar especial, lugar onde ele não tinha acesso, mas que agora você permite o seu shih tzu acessar, a partir desse momento esse lugar se transformou em mais um lugar comum da casa, um lugar que também pertence ao seu shih tzu. E o que ele fará agora? Marcar seu território.

  • Nosso conselho, portanto, é que evite que o seu shih tzu durma na cama e que suba nos sofás e poltronas, pelo menos até que ele aprenda a urinar na rua ou no tapete higiênico.
  • Entretanto, se seu shih tzu faz xixi na sua cama, você pode ajudá-lo a abandonar esse hábito. Siga estes passos simples:
  • Não o repreenda o shih tzu. Se ele escutar seus gritos sentirá medo e não vai entender o que você fala, portanto ele continuará com o mesmo comportamento.
  • Tenha muita paciência com o shih tzu. Enquanto ele aprende, é melhor que você feche a porta de seu quarto. Ele deve aprender a não fazer xixi na sua cama, ainda que a porta esteja aberta, mas fechá-la no início do treinamento pode ser uma grande ajuda para seu cachorro shih tzu.
  • Estabeleça horários de refeição ao shih tzu. Sirva o alimento de seu amigo todos os dias na mesma hora e não o deixe só uma vez que ele já tenha comido. Vigie para que ele não vá para a sua cama depois de comer ou de beber, você poderá encontrar uma outra surpresa além da urina.
  • Reforço positivo para o shih tzu. Em vez de brigar com ele a cada vez que ele faz algo errado, observe quando ele te obedece e faz xixi onde você determinou e o premie. Se o shih tzu começar a relacionar que fazer xixi no lugar certo o levará até, por exemplo, uma guloseima, é provável que ele continue fazendo xixi no lugar certo.

Dicas - Outro ponto que requer bastante atenção: quando o shih tzu errar, não dê bronca! A associação pode ser errada. Alguns shih tzu passam a entender que o que é errado é o ato de fazer xixi, e ficam segurando o xixi – o que extremamente prejudicial para a saúde do shih tzu– ou passam a fazer escondido. Alguns cachorro shitzu já podem entender que ganham atenção do dono fazendo isso, mesmo que seja uma bronca, e começam a errar toda vez que quiserem chamar sua atenção. A melhor atitude, neste caso, é ignorar o erro e limpar quando o  cachorro shih tzu não estiver por perto.

Fonte do Texto: Quia universo Pet / Meus Animais
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato