Como ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

Xixi e cocô no lugar certo - A palavra de ordem é paciência e persistência também é importante. Afinal somos nós que ensinamos o que o nosso shih tzu devem ou não fazer. Outra arma poderosa é o conhecimento, saber como os shih tzu entendem as coisas, ajuda muito. Em geral, os shih tzu conseguem “segurar” a vontade de fazer xixi por aproximadamente o mesmo número de horas que a idade deles, em meses. Isto é, um shih tzu filhote de 2 meses é capaz de se segurar por 2 horas. Sabendo disso, não devemos deixar um shih tzu sem acesso ao local apropriado por mais tempo que isso.

Os shih tzu também costumam fazer xixi e cocô logo após comerem ou beberem água. Mas os shih tzu não gostam de fazer xixi e cocô  próximo ao bebedouro e comedouro, no local que eles dormem, nem em um ambiente sujo. Então o melhor a fazer é se programar.   
Como ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

Dicas para fazer xixi e cocô no lugar certo 


  • Escolha o local adequado de preferência com o piso facilmente higienizar – azulejo, cerâmica
  • Coloque uma fralda higiênica  ou jornal sempre no mesmo lugar ajuda bastante molhar este jornal ou fralda numa urina anterior para orientar o shih tzu pelo olfato
  • Leve seu shih tzu para esta área após as refeições ou após ele beber água pode demorar cerca de 10 a 15 minutos, e respeite os intervalos que ele é capaz de se segurar (ex: 3 meses-3/3 horas)
  • Deixe-o confinado ou fique por perto, vigiando
  • Use uma palavra-chave para designar o momento de fazer xixi ou cocô
  • Tenha por perto algum petisco canino para recompensá-lo imediatamente após ele fazer xixi e cocô no lugar certo.
  • Faça um grande elogio – muito bem, por ex. – de maneira animada, positiva

Shih tzu fazendo as necessidades no lugar errado    


Shih tzu fazendo as necessidades no lugar errado
Durante a aprendizagem, nunca brigue com seu shih tzu, ele não deve associar nenhuma sensação desagradável ao ato de fazer cocô ou xixi. Se você pegar seu shih tzu fazendo xixi no lugar errado no flagra, faça um barulho estranho (bater palmas, por ex.) para interromper o ato e leve-o para o local certo,  recompense-o se ele continuar a fazer xixi e coco no lugar certo.

1 -Ao encontrar um xixi ou cocô no local errado, tenha paciência e limpe o ambiente. Não confunda seu shih tzu dando uma bronca que ele não vai associar a urina de 2 horas atrás.

2 -Evite limpar suas necessidades na frente do seu shih tzu. Isso pode fazer com que seu cachorro entenda que assim ele chama sua atenção, e ao invés de mudar o comportamento, ele continuará fazendo no lugar errado.

3 -Limpe muito bem a área, usando um produto enzimático que realmente limpe e não só disfarce o cheiro de xixi ou cocô.

Shih tzu fazendo xixi e cocô

Você também pode evitar que o shih tzu faça xixi e cocô no lugar errado observando. Eles costumam cheirar o chão, rodar e se posicionar antes de cocô ou xixi. É este o momento de interromper! Leve-o rapidamente para o local certo para ele aprender a fazer as necessidade no lugar certo.

Cuidado ao ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

Não deixe seu shih tzu por mais tempo que ele é capaz de se segurar sem acesso ao local determinado. É exigir demais dele.

Não é justo deixar um shih tzu confinado o tempo todo, longe da família. E também não é nada educativo.

Ensinado o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo    


Ensinado o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo
Você pode usar um cercadinho (pode ser para bebês) e transportá-lo pela casa. Coloque a fralda higiênica (ou jornal) em uma parte do cercado.

Desta forma, o shih tzu não fica isolado.  Aonde você estiver, o cercadinho pode estar também. Outra  vantagem é a possibilidade de elogiar quando o shih tzu  fazer xixi e cocô no lugar certo.

Se você ver que seu shih tzu está fazendo no lugar errado, interrompa e mostre o lugar certo. Caso ele mude para o lugar que você indicou, use o reforço positivo. dando os parabéns, elogiando.

Quanto tempo demora para shih tzu aprender a fazer as necessidades no lugar certo


Usualmente, 1 a 3 semanas são suficientes para ensinar um shih tzu filhote. Se você está ensinando há mais tempo e ele ainda não aprendeu, provavelmente está fazendo de maneira inadequada.

Quanto mais dedicação, mais rápido ele aprenderá a fazer as necessidades no lugar certo. Depende de você e sua família.

Após o 4º mês de vida, a maioria dos shih tzu já pode passear na rua e fazer xixi e cocô fora de casa. Eles mesmos tendem a ter este interesse para deixar sua marca para outros cachorros. SÓ NÃO ESQUEÇA DE RECOLHER AS FEZES DA RUA!

Existem outros motivos para os shih tzu (nem sempre filhotes) fazer xixi e cocô pela casa. Medo, ansiedade, excitação e até mesmo por carência, eles fazem besteiras para chamar atenção.

Como ensinar o shih tzu filhote a fazer as necessidades no lugar certo 

 
Shih tzu idosos também podem apresentar incontinência urina e ter dificuldade em acertar o local adequado. Converse com seu veterinário e até considere a possibilidade de usar fralda, se os erros forem frequentes.

Fonte do Texto: Bicho Saudável
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato