Como saber a idade do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como saber a idade do shih tzu

Qual a idade do meu shih tzu - Quem nunca se fez essa pergunta como saber a idade do meu shih tzu, que atire a primeira pedra. Para a grande maioria dos proprietários de shih tzu ele sempre será uma criança, quer seja pela vivacidade e “irresponsabilidade”, pela dependência ou mesmo pelo tempo real: poucos anos em relação a nossa vida.

É muito importante saber a real idade do shih tzu para entender o seu comportamento e as suas necessidades. O filhote de shih tzu , o “shih tzu adolescente”, o shih tzu adulto ou “shih tzu velhinho” tem necessidades e cuidados diferentes e para proporcionarmos qualidade de vida com saúde é necessário saber quando essas diferentes etapas de vida acontecem.

O envelhecimento do shih tzu

   
O envelhecimento acontece de modo diferente nos diferentes tamanhos de cães. Os pequenos como os shih tzu vivem mais e envelhecem mais lentamente, enquanto que nos de raças grandes como labrador e gigantes o envelhecimento é mais rápido e portanto vivem menos. É muito comum vermos um shih tzu ou Poodle de 16 a 18 anos de idade, mas praticamente impossível que um labrador ou mesmo um São Bernardo chegue a essa idade.

De modo geral e simplificado podemos dizer que o primeiro ano de vida do shih tzu corresponde a 14 ou 15 anos nosso. Ou seja o seu shih tzu com um ano ainda é um adolescente, com sexualidade ativa, mas sem responsabilidade alguma. Por esse motivo não recomendamos a maternidade para fêmeas de shih txu antes do terceiro cio. Nessa idade ainda aprontam muito e são muito ativos com energia de sobra.

Do segundo ao quinto ano de vida do shih tzu, estabelecemos a média de que para cada ano do shih tzu seria 5 a 7 anos nosso, ou seja um shih tzu com 4 anos teria de 32 a 35 anos nosso. É lógico que essa conta não é tão simples assim,, mas podemos estimar a idade fisiológica desse modo.

A partir do 8° ano o envelhecimento acontece mais lentamente e passamos a contar de 4 a 5 anos para cada ano nosso.


É muito importante sabermos isso para entendermos algumas atitudes dos nossos shih tzu, principalmente quando ficam mais velhos. Se o shih tzu está mais quieto, se já não consegue subir as escadas, se não enxerga ou escuta como antes, pode ser que já esteja sentindo o peso da idade e que necessite de ajuda médica para melhorarmos a qualidade de vida. Como não falam, temos que identificar alterações sutis de comportamento do shih tzu para sinais de dor e desconforto.

Outro ponto importante a entender é que se um ano dele representa 4 a 7 anos nosso, muitas transformações podem ocorrer no curto intervalo de um ano. Não é raro fazermos um exame de ultra som hoje e não encontramos nada e em 6 a 8 meses refazendo esse mesmo exame nos surpreendemos encontrado um tumor enorme no baço ou mesmo nódulos no fígado. Cataratas, dores crônicas, alterações em exames de sangue podem assim, “surgir de um dia para outro”.

Por isso é muito importante acompanharmos de perto os nossos shih tzu, com avaliações periódicas e depois de mais velhos com exames semestrais.

Idade do shih tzu pelos dentes 

   
Como saber a idade do shih tzu pelos dentes - Outra maneira de saber a idade do shih tzu é analisar os dentes do animal. O tamanho ajuda a determinar a sua idade. Já outras características, como o tártaro (dentes amarelos) e dentes gastos ajudam a identificar os shih tzu mais velhos. Com certeza isso é apenas uma dica para ajudar, mas cabe lembrar que cada shih tzu tem um corpo diferente e sua saúde pode depender muito da forma como ele foi tratado durante a vida.

O Portal do Dog preparou uma calculadora para facilitar. Basta selecionar a raça ou o tamanho do seu cachorro, preencher a idade e clicar em calcular.


Por meio de exames e de uma análise física completa, um veterinário também pode estimar a idade do shih tzu. Podem ser avaliados os ossos, as juntas, os músculos e os órgãos internos.

Fonte do Texto: Pet care
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato