Como cuidar de um Shih tzu

Primeiros dias do filhote de Shih Tzu em sua nova casa: E agora? O filhote está urinando e fazendo cocô pela casa toda?!! Não sei mais o que fazer!!Essa frase é bem comum vermos por aí, como um pedido de ajuda, pode acontecer a qualquer pessoa que compra um cão, mas geralmente acontece com quem compra no impulso e não se preparou para a chegada do peludo. Afinal é um novo membro em nossa família, que tem suas necessidades próprias e bem definidas e como um bebê humano ele faz tudo sem controle apenas com seu instinto. Para evitar tais incômodos devemos tomar algumas providências antes do filhote chegar em casa.

- Escolha o local onde será o dormitório, refeitório, sanitário e área de lazer do filhote de Shih Tzu. Ambos devem ser bem definidos, o local para dormir pode ser próximo ao refeitório (prato e água), porém ambos devem ficar distantes do sanitário, que podem ser jornais no chão, geralmente os filhotes reconhecem o jornal como sanitário pois são comuns nos canis, e deixe um espaço livre para que o filhote possa brincar.


- Nos primeiros dias, cerque o local delimitando o local do filhote, não deixe que ele ande pela casa, deve receber seus primeiros treinamentos assim mesmo, definindo o seu local, aos poucos, se possível, vá aumentando a área dele, após uns 5 dias, e quando ele estiver fazendo suas necessidades somente nos jornais então libere-o para a casa, mas siga-o e caso ele faça xixi ou cocô fora da área demarcada, pegue-o no flagra, e somente no flagra diga-lhe "NÃO" e leve-o imediatamente sobre os jornais, isso o fará perceber que fez besteira. Atenção não adianta dar-lhe bronca se não for exatamente no momento em que evacua, não há efeito algum segundos depois.

- Todos na casa devem estar sabendo destes detalhes para que o filhote aprenda mais rápido e todos devem colaborar a agir de igual forma.


- Tenha sempre em casa com acesso fácil, o telefone do médico veterinário, soro fisiológico, algodão, gaze, remédio para humanos contra febre e dor, um conta gotas ou seringa sem agulha, nunca medique o filhote por sua conta.

- Pode ser que ele chore, afinal ele está sofrendo um trauma ao ser levado de sua mãe e irmãos que eram toda sua referência até então, avise à todos que isso pode acontecer mas que em alguns dias passará, mas se no primeiro choro alguém ir até o filhote, isso o ensinará que chorando ele receberá atenção e fará mais vezes e mais forte, então se estiver tudo bem com o filhote, sua aparência, ele bem animado, pode ir dormir tranquilo que logo ele aprenderá que deve ficar sozinho e que nenhum mal lhe acontecerá.

- Sempre que você adquire um filhote, você leva um pouco da ração que ele estava recebendo no canil, caso você opte por outra ração, a mudança deve ser gradual, o organismo do filhote, assim como no resto de sua vida pode sofrer sensivelmente em mudanças bruscas na alimentação, por isso seja cauteloso e sirva-lhe a quantidade recomendada com a ração do canil, retire um pequeno punhadinho (uma colher de sopa, por exemplo), e substitua com a ração que você está introduzindo, a mesma quantidade do punhadinho (uma colher de sopa), no dia seguinte, retire da ração do canil cerca de duas colheres de sopa da ração e substitua com a mesma quantidade da nova ração sempre as misture, e assim você vai substituindo até que a ração do canil seja totalmente substituída pela nova ração. Ofereça raçâo de excelente qualidade, premium ou super premium, nunca uma comercial vendida em mercados.


Geralmente após o filhote alimentar-se, cerca de 5 à 15 minutos ele faz suas necessidades fisiológicas, observe se ele não tem Coprofagia (ato de comer fezes), caso o filhote coma suas fezes não se apavore, e diga um sonoro "não" no ato, mais uma vez pegue-o sempre no flagra. Para os Shih-Tzus isso é comum acontecer, não em todos os exemplares mas pode acontecer com qualquer um, para nós humanos isso é nojento, mas para eles pode ser instintivo vindo de seus ancestrais selvagens que se alimentavam de restos quando havia escassez de alimentos, por isso o cocô lhe atrai além de conter proteínas. A coprofagia pode ser apenas comportamental e com o treinamento ela pode cessar. 


Pode ser de causa nutricional, o filhote sente falta de nutrientes e, por isso precisa de reforço, neste caso você precisa rever a ração do filhote ou talvez ele precise de suplemento alimentar/vitamínico, mas somente com orientação do veterinário. Ou ele pode estar querendo agradar o seu dono, isso mesmo!! Se você juntar o cocô na frente do filhote ele tentará te imitar limpando o local também, por isso, não limpe na frente do filhote, somente após ele ter se esquecido de ter feito. E quando pegar ele no flagra defecando fora do local adequado, diga o não, leve-o até o local certo, e só limpe se ele não estive vendo, pois uma bronca fora de hora e ele ver você juntar o mal que ele fez, ele poderá querer comer para esconder que fez errado.


Shih Tzu é uma raça de cachorros de porte pequeno muito adoráveis e cujo nome significa "cachorro leão". São originários da China, eram domesticados em palácios e entre famílias abastadas das quais recebiam imensos cuidados, e conta a lenda que nasceram da junção entre o cachorro pequinês chinês e o lhasa apso. Esta raça quase ficou extinta durante a invasão japonesa em 1937, mas criadores ingleses reuniram esforços para evitar isso e felizmente ela perdura até hoje. São animais extremamente dóceis, adoram crianças e colo e são um ótima companhia. Provavelmente são essas as razões por que atualmente o shih tzu é uma das raças de cachorros mais populares no Brasil! Se você possui um cachorro destes ou pretende vir a ter um e procura saber como cuidar de um shih tzu, veio ao sítio certo, pois neste artigo umComo explicamos-lhe tudo o que deve saber!

Os cães da raça Shih Tzu descendem dos caninos chineses reais, que eram originalmente criados para serem grandes companheiros . Apesar de parecerem majestosos e delicados, estes cães são animados, cheios de energia e muito divertidos, servindo como ótimos animais de estimação para toda a família. Para levar um Shih Tzu para casa e permitir que ele tenha uma boa vida, será necessário cuidar regularmente dos pelos, do comportamento e da saúde do animal.

Método 1 de 3: Cuidando de um Shih Tzu

  1. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 1
    1
    Dê banho e escove o cão. Uma vez por semana, de preferência, será necessário dar um banho no Shih Tzu. Além disto, também é importante escovar ou pentear os pelos dele ao menos uma vez por dia para que ele não fique todo enrolado.
    • Os Shih Tzus possuem uma densa e comprida pelagem na parte de baixo, o que significa que eles não caem. Assim como o cabelo humano, é necessário cuidar adequadamente do pelo desta raça ou ele ficará cheio de nós, resultando numa bagunça total.
    • Preste atenção especial ao pelo em volta dos olhos do cachorro. Se ele ficar longo demais, prenda os fios para não atrapalhar a visão dele. Isto também evitará que os pelos caiam nas tigelas de comida e água dos cães.

  2. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 2
    2
    Apare o pelo do Shih Tzu regularmente. A pelagem da raça pode ficar muito comprida, já que esses cães não "trocam" de pelos. Quando tiver um tempinho, apare os fios para que as coisas não saiam do controle. Se o animalzinho não for levado para exposições e apresentações, um corte bem curto, de "filhote", é a melhor opção, pois é muito mais prático de ser cuidado do que os que mantém a pelagem comprida.
    • Muito cuidado com a área em volta dos olhos do cão ao utilizar tesouras para o aparo! É importante diminuir o tamanho do pelo em volta dos olhos dele (mantendo o local limpo e desobstruindo o campo de visão do pet), mas pode ser complicado fazer com que um Shih Tzu fique quieto! Portanto, vá com calma e tenha cuidado. Uma boa ideia é contratar alguém para lhe ajudar a manter o cão parado.
  3. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 3
    3
    Leve-o a um pet shop com um funcionário especializado em cuidados com a raça Shih Tzu, caso não consiga dar banhos e aparar os pelos. Os Shih Tzus devem receber cuidados a cada 2 ou 3 semanas ao menos, para que a saúde dele continue boa. Caso goste de realizar tais tarefas com o cão mas não possui tempo (semana sim, semana não, no mínimo), leve-o a um cuidador especializado em tratar da raça.

Método 2 de 3: Treinando um Shih Tzu

  1. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 4
    1
    Socialize o Shih Tzu. Deixe-o encontrar outros cães desde os primeiros dias de vida, pois isto permitirá que ele fique mais acostumado com o contato social e que tenha uma vida fora da casa.
    • Leve o cão para passear em locais movimentados imediatamente, para que ele não sinta-se assustado com carros, luzes, barulhos e outras pessoas. Além disto, exponha-o desde cedo a outras coisas que podem assustar filhotes, como bicicletas e skates. Quanto mais ele ver e interagir com diversas experiências de vida, mais confortável ficará futuramente.
  2. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 5
    2
    Treine o Shih Tzu com as regras básicas de obediência. A personalidade dos cães desta raça pode ser um pouco "prepotente", o que aumenta a dificuldade na tarefa de treiná-los. Seja paciente e tenha consistência.
    • Shih Tzus em particular são conhecidos por demorarem a aprender a urinar e defecar no lugar.eforce o local em que ele deve fazer as necessidades, dando a ele algo que o agrade (um carinho ou petisco, por exemplo) e não punindo-o se fizer algo de errado. Tenha paciência com o cão.
  3. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 6
    3
    Compre um mordedor para o cachorro se ele for um filhote. Esta raça tende a mastigar muitas coisas nos primeiros anos de vida; porém, com o treino adequado, você pode fazer com que ele se desacostume.
    • Lembre que o Shih Tzu sempre irá mordiscar demais nos primeiros dias de vida. É normal, mas não deixe que ele crie este hábito!

Método 3 de 3: Mantendo um Shih Tzu saudável

  1. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 7
    1
    Exercite-o quanto mais for possível. A raça Shih Tzu pode ser pequena, mas ainda assim, precisam de um local para esticar as pernas e brincar, que é algo que adoram fazer. Portanto, compre (ou faça) alguns brinquedos e leve-o a um parque ou pracinha sempre que puder.
    • Apesar da aparência delicada, os cães da raça Shih Tzu são bastante robustos e não se importam nem em se sujar de vez em quando.
    • Lembre-se de que cães que mordiscam e "endoidecem" dentro da casa precisam de mais exercício em ambientes externos! Fazer atividade física não apenas mantém o corpo do bichinho em forma, mas também auxilia a mente.
  2. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 8
    2
    Dê alimentos saudáveis ao Shih Tzu. Não esqueça que alguns cães da raça possuem alergias ou estômagos sensíveis. Ao comprar uma marca de ração que parece não fazer muito bem ao cachorro, tente outra; caso os problemas continuem, leve-o ao veterinário para obter uma recomendação adequada de ração específica para a Shih Tzu.
  3. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 9
    3
    Leve o cão ao veterinário uma vez por ano para que fazer um check-up. Assim como qualquer pet, você deve querer manter o Shih Tzu feliz e saudável; para isto, o veterinário é a pessoa mais indicada para lhe ajudar. Atenda às necessidades e aos cuidados com a saúde dele regularmente. Alguns dos procedimentos veterinários mais importantes são: vacinação, controle de parasitas internos e externos, castração, a instalação de um microchip sob a pele, entre outros.
  4. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 10
    4
    Observe se há algum problema de saúde específico da raça. Quando o assunto são os Shih Tzus, visitas frequentes ao veterinário são ainda mais importantes, pois podem identificar problemas de saúde exclusivos da raça, como displasia de quadril, a doença de Von Willebrand e a anemia hemolítica autoimune.
    • Esta raça também é suscetível a problemas nos olhos, podendo contrair Atrofia Progressiva da Retina (APR), um grupo de doenças que ataca certos grupos caninos. Esta condição é caracterizada pela degeneração bilateral da retina, causando perda progressiva da visão e culminando na cegueira. Fique alerta se observar que o cão está trombando em coisas, não consegue achar os brinquedos ou se perde a confiança subitamente em situações novas.
    • A raça também pode desenvolver com mais facilidade problemas de disco e dores na coluna. Apesar de condições na coluna serem genéticas nestes cães (não podendo ser evitadas em certos casos), você deve adotar algumas medidas para limitar a chance de lesões. Antes de tudo, minimize o risco de hérnia de disco não permitindo que o pet pule de alturas e mantendo-o magro. Ademais, se o cão parece sofrer com dores, leve-o ao veterinário, que poderá dar um diagnóstico preciso em relação à saúde dele e administrar um remédio para diminuir a dor.
  5. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 11
    5
    Tente escovar os dentes do cão. Os Shih Tzus podem enfrentar problemas odontológicos, incluindo falta ou desalinhamento dos dentes.Higienizá-los logo após escovar os dentes é uma boa ideia. Assim como humanos, eles podem contrair gengivite e acumular placas, levando à perda de dentes ou a infecções. Nos piores casos, os cães podem até perder a capacidade de comer devido às infecções presentes na boca.
  6. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 12
    6
    Lembre-se de cuidar das outras necessidades diárias do pet. Verifique se há água suficiente para ele beber quando estiver com sede e leve-o para fazer as necessidades regularmente. Da mesma maneira que nós, cachorros precisam se aliviar para continuarem saudáveis.
    • Não esqueça de aparar as unhas do cão toda semana ou a cada duas semanas.
  7. Imagem intitulada Take Care of a Shih Tzu Step 13
    7
    Dê muito amor ao Shih Tzu! Todo cão precisa de amor. Faça carinho e elogie-o sempre. Apenas ao deixá-lo sentar em seu colo ou ao seu lado enquanto está lendo ou vendo TV, você mostrará que gosta muito dele.

Dicas


  • Lembre-se de que a raça Shih Tzu é de pelo comprido, ou seja, não irá "trocá-los" em certas estações. Isto transforma estes cães em ótima escolha para quem não quer limpar pelos constantemente ou que é alérgico à maioria das raças.


 



Fonte do texto: Animais um como - Canil muller oliver