10 atividades mais preferidas dos shih tzu

Cachorro shih tzu também possui suas preferências. Todo shih tzu adora a companhia do seu dono, e nada é mais gratificante para ele que desempenhar algumas atividades em sua companhia. Recentemente, uma pesquisa realizada pela Beneful, marca de ração e petiscos para cães, divulgou 10 atividades que os cães shih tzu mais gostam de fazer, segundo seus donos.

Além de várias outras brincadeiras que eles também adorarão fazer com você. As preferências podem variar de acordo com cada shih tzu, mas com certeza todos eles adoram estas atividades, leia abaixo:

1. Petiscos

 

Todo shih tzu adora petiscos. Não é à toa que muitos adestradores usam deste artifício muito popular como método de treinamento — são as famosas recompensas quando o shih tzu faz algo correto ou que lhe agrada. Não há mal algum usar este recurso em casa, mesmo quando não estiver treinando-o ou ensinando-o alguma coisa. A única condição é que estes petiscos sejam caninos e apropriados para a idade do seu shih tzu e que não seja dado com muita frequência, useo-o com critério. Nunca dê alimentos humanos, especialmente calóricos. Aqui o bom senso deve prevalecer sempre, afinal você não vai querer prejudicar a saúde do seu companheiro.

2. Refeição



Quem é que não gosta de uma boa refeição? Todo shih tzu adora se alimentar bem. Recomenda-se a preferência por uma dieta equilibrada, balanceada e saudável, respeitando sempre a idade do shih tzu. É sempre melhor oferecer pequenas quantidades, 2 ou 3 vezes ao dia, para não estimular o ganho de peso. Assim o cão se alimenta da quantidade correta e aos poucos, fazendo uma melhor digestão, sem estufar o estômago de uma só vez, o que pode gerar uma série de outros problemas intestinais.

3. Roer ossos



Os shih tzu adoram roer ossos, sejam verdadeiros ou de brinquedo. Aliás, os ossos são excelentes para a saúde dental deles. Se não for possível dar à eles ossos reais, hoje em dia há váriso tipos de brinquedos que imitam ossos de verdade ou até mesmo petiscos apropriados para ajudar na mastigação e conservação dos dentes. Evite os ossos de galinha, pois são finos demais e costuma se partir em pedaços pontiagudos que podem entalar em sua garganta e até ferir seus órgãos internos. Experimente dar à ele, tenho certeza de que ele vai adorar.

4. Morder


Os shih tzu também adoram morder, é parte de seu instinto natural. Não é recomendável incentivá-lo a sair mordendo tudo e todos por aí, porém quando ainda filhotes é importante dar a eles brinquedos de borracha resistentes e apropriados para que eles possam aliviar o incômodo causado pela fase de crescimento da dentição. Você vai estar fazendo um bem à ele, além de estar também tirando o foco dele de outros objetos ou pessoas, e ainda suprindo suas necessidades primitivas.

5. Passear



Todo mundo gosta de passear, e os shih tzu não são diferentes dos humanos. Os passeios são ótimas oportunidades para passar o tempo com o seu shih tzu, ensiná-lo como se comportar em outros ambientes, socializá-lo, exercitá-lo, além de que é uma excelente distração. Quem é que gosta de ficar preso o tempo inteiro em um mesmo lugar? Especialmente se o cão vive em apartamento ou casa sem jardim.

Durante o passeio o shih tzu pode farejar outros odores, gastar suas unhas no asfalto, ver coisas diferentes, ou seja, estimular o seu cérebro de maneira divertida e na melhor das companhias. Seja uma voltinha ao redor do quarteirão ou uma boa caminhada, ele vai adorar o passeio (lembre-se que ele deve estar sempre preso à coleira para evitar acidentes, e ao seu lado, nunca liderando na frente para garantir a supremacia do dono).

6. Se aconchegar junto ao dono



A maioria dos shih tzu adoram carinho, umas mais que as outras, mas todos eles não dispensam um chamego do dono. Os shih tzu são até conhecidos por cães de colo. Isto deve-se ao fato não apenas do tamanho favorável, mas também por adorarem se aconchegar no colinho. E isso não se restringe apenas aos pequeninos, muitas raças de grande porte podem não conseguir se aconchegar no colo, mas adoram se deitar ao lado ou aos pés de seus donos.

7. Brincar



Os shih tzuadoram brincar, além de que vocês dois juntos terão uma excelente oportunidade para aproveitar momentos de puro lazer ao realizar simples brincadeiras juntos. Não importa a idade e nem o porte, shih tzu filhotes ou adultos ficam mais felizes e emocionalmente estáveis se tiverem muitas chances de se divertir com seus donos. O importante é ter cuidado e fazer apenas brincadeiras saudáveis que não machuquem. Sem falar que ao brincar, ele também estará se exercitando.

Veja alguns exemplos de brincadeiras saudáveis que eles adoram:


  • Jogar bola ou outros objetos – a atividade consiste em atirar uma bola ou um outro objeto que possa ser carregado para que o shih tzu busque e o traga de volta;
  • Pula-pula – a atividade consiste em segurar um objeto favorito no alto e incentivar o shih tzu a pular para pegar, pulando para dificultar o seu alcance;
  • Esconder – a atividade consiste em se esconder do shih tzu e falar algumas palavras para que ele possa lhe procurar não só pela audição, como também pelo olfato;
  • Cabo de Guerra – a atividade consiste em segurar uma ponta da corda de um lado e deixar que o shih tzu puxe do outro com os dentes;
  • Encontrar objetos – a atividade consiste em esconder alguns objetos, brinquedos ou até mesmo petiscos, e deixar que o shih tzu procure os objetos;
  • Comandos – a atividade consiste em brincar de comandar o cachorro, como senta, levanta, rola e deita, que além de distraí-lo, ajuda a deixá-lo mais obediente.

8. Farejar


Os shih tzu adoram sair por aí investigando tudo quanto é odor. Mas farejar é um instinto natural de todo cão, portanto todos eles adoram matar a curiosidade — é saudável, estimulante e muito divertido.

9. Andar de carro


Não são todos, mas muitos gostam de passear de carro, principalmente se puderem colocar o focinho para fora da janela do carro. Tudo depende do quanto são acostumados e da frequência com que fazem estes passeios. Lembre-se que não se pode deixar o cão trancado dentro de um carro sozinho, ou por longos períodos de tempo — é perigoso e isso pode levá-lo à morte por desidratação.

Fonte do Texto: Vida Nimal