O que seu shih tzu quer “dizer” quando te lambe, segue pela casa, etc.: especialista decifra

Já foi comprovado que shih tzu têm emoções, mas, ao contrário dos humanos, eles não sabem interpretar sentimentos. Isso significa que, apesar de não saberem o que é sentir amor, eles são capazes de sentir felicidade, tristeza, carência, confiança, etc.

Como não falam, os shih tzu usam o corpo para se comunicar. O zootecnista e especialista em comportamento animal Renato Zanetti explica que existem duas formas simples de perceber que o seu cachorro está contente em te ver: quando ele abana o rabo ou quando se aproxima voluntariamente de você.

Significado do comportamento do shih tzu



Contudo, não é possível afirmar com certeza o porquê dessas ações, já que, de acordo com o zootecnista, genética, ambiente e aprendizados são três fatores que influenciam diretamente no comportamento canino.

Por outro lado, algumas atitudes típicas já são muito conhecidas por especialistas como Zanetti. Ele explica o que querem dizer as mais comuns:

O que significa quando o shih tzu Te lambe

  

O shih tzu é um animal muito olfativo e consegue sentir o cheiro de seu dono à distância. Mesmo assim, quando está na dúvida se conhece ou não a pessoa, ele lambe para confirmar.

“O lamber não necessariamente é afeto, é uma curiosidade”, comenta Zanetti.

Outra possibilidade é que seu shih tzu esteja atrás de afeto. Quando ganhamos um “lambeijo”, é inevitável olhar e até falar com o shih tzu. Se isso acontece repetidas vezes, o seu bicho de estimação aprende que basta ele te lamber para que você dê atenção a ele.

“Tem shih tzu que lambe o dono de forma compulsiva, é um comportamento aprendido porque ele aprendeu que quando ele faz isso, ganha alguma coisa, mesmo que seja só a atenção do dono”, explica o especialista.

Olha fixamente nos seus olhos

   

Você sabia que, para os shih tzu, é muito recompensador quando o dono olha nos olhos deles? De acordo com o zootecnista, o olhar gera no pet a mesma descarga de hormônios que um carinho, ou seja, o fato de você olhar nos olhos do seu shih tzu já é entendido por ele como sendo uma recompensa.

Faz carinha de "shih tzu abandonado"

  

Se você não está falando, nem dando atenção para o seu shih tzu e ele senta na sua frente com aquela carinha de cachorro abandonado é porque quer carinho. Isso porque ele aprendeu que, quando faz isso, é recompensado.

Contudo, se ele faz esta carinha enquanto leva uma bronca ou quando você chega em casa muito irritado, é porque ele está pedido trégua.

De acordo com o especialista em comportamento animal, é como se ele quisesse dizer: “Por favor, não precisa brigar”.  

Fica perto de você

 

Muitos shih tzu gostam de ficar apoiados na perna do dono, inclusive pulando e arranhando.Se é o caso do seu shih tzu, ele com certeza gosta de você, mas não é só isso.

Os shih tzu têm esse comportamento por vários motivos. Pode ser para pedir atenção, carinho e até colo. “Geralmente eles fazem isso quando já fizeram outras coisas e não surtiu efeito”, comenta o zootecnista.

Pode ser também que ele tenha aprendido que, fazendo isso, vai haver uma recompensa. Por exemplo, você vai dar comida, levar passear, conversar, etc.

Foge quando você aparece com a coleira

  

Quando você coloca a coleira no seu shih tzu, ele precisa estar feliz e associar isso a um passeio legal. Se o seu shih tzutentar escapar neste momento, é porque algo é ruim no passeio.

Um motivo muito comum é o dono puxar bruscamente a coleira quando não quer que o shih tzu se aproxime de um determinado lugar, o que é traumático para o shih tzu.

“O correto é o dono observar o local antes de se aproximar com o shih tzu e mudar de direção caso não queira que o shih tzu vá até lá, nunca puxar a guia”, ensina.

Gritar e borrifar água para “educar”, de acordo com Zanetti, também são atitudes prejudiciais, porque fazem com que o shih tzu perca a confiança que tem em você.

Te segue o tempo todo pela casa

   

Pode até parecer fofo, mas não é bom para o shih tzu que ele te siga o tempo todo. É importante que ele seja independente e aprenda que não é ruim ficar sozinho de vez em quando, por exemplo, enquanto você trabalha.

Pode ser que seja da personalidade do seu shih tzu ser carente, mas também pode ser que ele faça isso porque sabe que vai ganhar alguma coisa, como um olhar, um toque, uma fala ou qualquer outro benefício.

Como evitar essa mania?


Para que o shih tzu não aprenda desta forma, é importante ter alguns cuidados simples desde os primeiros meses:

  •     Quando quiser saber onde ele está, vá atrás e procure-o em vez de gritar pelo nome dele. 
  •     Quando encontrá-lo, faça um pouco de carinho. Isso ensina que ele pode ganhar carinho onde quer que esteja e que não precisa te seguir para isso acontecer.
  •     Outro cuidado é deixar o potinho de comida dele em um local longe da mesa em que você come, para que ele coma sozinho.
  •     Para que ele aprenda que também pode ser legal ficar sozinho, espalhe um pouquinho de ração pelos cômodos da casa para ele procurar os grãos de ração quando você sair.
  •     Outra opção é oferecer um brinquedo que ele só ganhe quando estiver sozinho – como aqueles acessórios de borracha que liberam ração conforme o cachorro brinca com eles.


Dorme sobre as suas coisas

  

Você não pode tirar os chinelos que o seu shih tzu já corre para deitar em cima deles? Este é um bom sinal. Deitar sobre mochilas e roupas do dono mostra que ele se sente confortável e seguro para dormir ali e que gosta de sentir o seu cheiro.

E caso o seu shih tzu decida fazer xixi sobre o seu travesseiro ou a sua cama, não entenda isso como vingança. “Quando o cachorro faz xixi, está querendo demonstrar que sente como se aquele espaço fosse dele também e não faz isso para te provocar, pelo contrário, ele acha que está deixando o cheirinho dele ali”, explica o especialista.

Leva o brinquedo até você

   

Se o seu shih tzu te recepciona na porta sempre com um brinquedo na boca, quer dizer que ele estava aguardando ansioso pela sua chegada e que por isso já até se antecipou para vocês brincarem.

Não liga para um presente que você deu

  

Claro que eles gostam de brincar, mas se você der um brinquedo, uma roupa ou uma cama nova para ele, o seu shih tzu não vai ver isso como uma recompensa porque não entende o intuito, já que eles não dão valor para coisas materiais.

Mas se você elogiá-lo, olhar para ele ou fizer carinho, conseguirá provocar um efeito muito mais positivo nele. Cachorros gostam mais de elogios do que de presentes.

Fica do seu lado quando você está triste

   

Os shih tzu não entendem que estamos tristes porque conhecem nossos sentimentos, mas sim por causa da nossa linguagem corporal, já que, quando estamos deprimidos, ficamos com expressão de tristeza, nos curvamos e andamos mais pacatamente, mesmo sem perceber.

Quando ficamos assim, ficamos mais suscetíveis a dar carinho aos nossos shih tzu, por isso eles se aproximam. “Quando estamos muito agitados, ansiosos para ir a algum lugar, não damos atenção para os shih tzu, então eles nem se aproximam porque sabem disso”, comenta Zanetti.

Não faz festa quando você chega

   

Muitos shih tzu pulam e comemoram quando o dono chega em casa, mas, se o seu nunca fez isso, não precisa ficar triste.

Pode ser apenas que ele não goste muito de interação ou esteja se sentindo seguro na caminha dele e não vê necessidade de ir até a porta.

Se você tem o hábito de chegar e logo ir até a cama dele fazer carinho, é ainda mais natural que ele não vá até a porta, porque ele aprende que vai receber sua atenção de qualquer forma.

Contudo, se o seu shih tzu fazia muita festa e agora te ignora, é bom investigar o que pode estar acontecendo, já que isso pode indicar que está sentindo alguma dor.

Fonte: Vix