Os 10 passos para dar banho no seu Shih Tzu em casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os 10 passos para dar banho no seu Shih Tzu em casa

Final de semana chegando, calor, sol e todo mundo se anima! Logo pensamos “Tempo bom, vou dar banho no meu shih tzu em casa”

Eu adoro dar banho na turminha aqui de casa, confesso que é o meu hobby, fico uma tarde dedicada aos meus shih tzu e eles adoram é um momento nosso converso com os dois, brincamos, faço a maior festa.

E para estes momentos serem especiais e não nos incomodarmos com problemas de pele no futuro temos que seguir algumas regras. Então mãos a obra… Vamos conhecer Os 10 passos para dar banho no seu Shih Tzu em casa!

10 passos para dar banho no seu Shih Tzu em casa


1- Defina o local para dar banho no seu shih tzu, ele deve ser confortáveis para vocês dois e separe todo o material necessário.

2-Você vai precisar de: Toalha, algodão, produto próprio para limpeza de ouvidos e olhos, shampoo, condicionador, escova, pente e secador de cabelos.

Você pode precisar de um produto para retiradas de nós e para quem gosta pode passar um perfuminho.

3- A água deve ser morna, nas regiões quentes você pode utilizar a água mais fresquinha, porém evite água fria o seu shih tzu pode não gostar.

Os shih tzu não curtem muito um banho de mangueira, como são pequenos não toleram a água fria.

4- Escolha o shampoo ideal para o seu shih tzu. Hoje no mercado pet temos muitas opções, opte sempre por produtos neutros e próprios para shih tzu.

+ Shampoo ideal para shih tzu

A pele deles é diferente da nossa, portanto ao utilizar produtos indicados para humanos, a pele pode ficar ressecada e desencadear crises alérgicas.

5-Começe a molhar o seu corpo do seu shih tzu pelas patinhas e parte posterior, evite jogar água diretamente na cabeça, eles não gostam e pode entrar água no ouvido.

+ Banho em excesso faz mal para o shih tzu

Ensaboe bem todas as partes do corpo e enxague, uma dica é evitar deixar resíduos no pelo, quando você achar que esta bom o enxague, enxague de novo! Assim evitamos o aparecimento de possíveis alergias.

6- Agora a cabeça… Não tenha medo, comece molhando a sua mão e em com ela molhe a cabeça do nosso shih tzu.

Muitos recomendam algodão dentro do ouvido, eu particularmente acho que o algodão ruim, pois ele é amigo da água e ele vai atrair para ele toda a água que ele tiver contato, além do risco de esquecer lá dentro e originar uma otite. Para resolver isso feche o ouvido com a sua mão e lave bem.

7- Utilizar um bom condicionador, aplicando sempre no sentido do pelo e em seguida enxague.


8- Enrole seu amiguinho na toalha e vamos secar. O secador deve ser morno e nunca encostar-se-ao corpo do nosso amiguinho, ele pode se queimar. Escove sempre no sentido do pelo, e coloque o vento do secador direcionado também para o sentido do pelo.

+ Como secar o pelo do shih tzu rapido

Com isso evitamos a formação de nós. Para escolher a melhor escova dê uma olhada no post que fiz com dicas de escovação.


9- O melhor é que seu shih tzu esteja familiarizado com o secador desde filhote, pois é uma forma eficaz de secar seu pelo.


+ Como manter seu shih tzu peludinho sem nós


Nas lojas especializadas você pode conseguir um secador especial para shih tzu, que faz menos barulho que os normais e não possui uma temperatura muito alta.


10- Agora com ele seco vamos limpar o ouvido. Pegue o algodão e molhe com produtos próprios para a limpeza e limpe apenas na parte externa e na parte interna apenas até aonde o seu dedo alcança, sem medo a anatomia do ouvido do shih tzu é diferente da nossa e o tímpano esta bem longe! Com um algodão e produto para a área dos olhos, limpe os olhinhos.

+ Como limpar ouvido do shih tzu

Acabou, se quiser utilize um perfume e agradeça seu cão por este momento em que vocês passaram juntos. Ofereça um petisco para que ele possa associar o banho com recompensa!

Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu shih tzu ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato