5 atitudes que nunca devemos ter com os SHIH TZU

Os shihtzu merecem ser cuidados e tratados com carinho e respeito - Os shihtzu estão cada vez mais presentes em nossas vidas. De acordo com o IBGE, existem mais cães do que crianças no Brasil atualmente.

Por esse motivo, é importante lembrar que são seres vivos e merecem ser tratados com carinho e respeito. Alguns cuidados básicos não podem ser esquecidos. Pode parecer óbvio, mas nunca é demais alertar!

Veja 5 atitudes que NUNCA devemos ter com os cães.



  1. Deixar o shihtzu sozinho no carro – Isso não deve ser feito nem por um minuto! Jamais deixe um shihtzu sozinho dentro do carro. Mesmo quando está frio, o carro fechado se torna uma estufa rapidamente e a temperatura elevada pode ser fatal para o pet.
  2. Fazer com que o shih tzu viva preso em uma corrente – Tudo bem se você precisa prender seu shih tzu enquanto está entrando ou saindo da garagem com o carro, mas manter o pet preso o tempo todo é cruel. Os shihtzu precisam brincar e interagir com os humanos.
  3. Negligenciar os dentes do shihtzu– Assim como os humanos, os cães também podem ter problemas se não tiverem cuidados com os dentes. Veja 4 dicas para manter a saúde bucal dos cachorros, clicando aqui.
  4. Bater no shih tzu– Além de não ser eficaz, bater no cachorro como forma de punição deixará a relação entre tutor e cão estremecida. O shih tzu ficará com medo do tutor e pode até desencadear uma agressividade. É importante que exista respeito, mas nunca o medo.
  5. Pular as consultas veterinárias – O shih tzu deve fazer exames de rotina periodicamente, mesmo quando está bem. Da mesma maneira que nós fazemos para garantir que não estamos com nenhum problema de saúde.

Referência: Pet MD