Passo a passo para ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Passo a passo para ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

Ensine seu shih tzu a fazer as necessidades no local correto - Hoje falaremos sobre como ensinar seu shih tzu a fazer xixi e cocô no local correto.

É um treino simples e fácil, mas requer paciência e dedicação.Vale lembrar que o treino vale tanto para filhotes como para shih tzu adultos.

Materiais e produtos necessários

 
Fonte da imagem: Dicas da Mima



Tapete higiênico ou jornal: se você mora em apartamento, poderá usar tapetes higiênicos (parecem fraldas, porém são retangulares e bastante absorventes, evitando que a urina escorra pelo chão) ou jornal, porém este é menos absorvente.

Atualmente no mercado pet há outras opções, como grades e grama sintética. Mas o mais usual continua sendo o jornal e os tapetes higiênicos.

Produto enzimático: este é um produto importante na fase de aprendizagem, pois caso o cão erre o local, você deverá usá-lo para retirar o odor. Não confunda o produto enzimático com desinfetantes, álcool ou desodoriza dores, pois são coisas diferentes.

Estes são suficientes para retirar o odor que os humanos sentem, mas não funciona para o olfato aguçado dos shih tzu. Somente o produto enzimático é capaz de retirar o odor que os shih tzu sentem, pois as enzimas agem diretamente nas moléculas da urina. Há várias opções no mercado, uma delas é o Enzimac.

  • Petiscos: para usar como recompensa.

Local onde o shih tzu vai fazer suas necessidades



A primeira etapa é definir o local do banheiro. Este deve ficar no lado oposto de onde o shih tzu dorme e se alimenta.

Se o shih tzu é ainda um filhote, espalhe mais de um banheiro pela casa para evitar que ele erre, pois filhotes não conseguem segurar as necessidades quando a vontade chega. Conforme ele cresce, optará em fazer as necessidades longe do local onde dorme, come e brinca.

Importante também é deixar a caminha, potes e brinquedos o mais próximo possível do local de convivência familiar, como na sala ou cozinha, por exemplo. E o local do banheiro será um local mais isolado da casa, como uma varanda ou área de serviço. Visualize um exemplo na imagem abaixo:

Passo a passo para ensinar o shih tzu a fazer xixi no lugar certo



  • Supervisão durante a fase de aprendizagem é fundamental para se obter sucesso no treinamento. Fique um período com seu shih tzu e observe os sinais que ele dá quando está com vontade de se aliviar (como por exemplo, cheirar bastante o chão, girar o corpo). Assim que ele der estes sinais, gentilmente leve-o até o banheiro e espere se aliviar.

  • Se ele fizer no local correto, elogie bastante o seu shih tzu, faça festa e dê um petisco por ter acertado, afinal ele merece um bom agrado! Com isso, ele entenderá que agiu de forma correta e provavelmente repetirá a ação no mesmo local. 

  • Esta etapa da recompensa é a mais importante do treino. Infelizmente muitas pessoas focam somente em punição e o shih tzu não entende o que deve ser feito. É com respeito e carinho que educamos nossos shih tzu. Lembre-se sempre disso!

  • Atente-se aos horários e supervisione seu peludo neste momento. Os shih tzu tendem a fazer as necessidades de manhã quando acordam e alguns minutos depois que se alimentam ou que brincam. Por isso, não deixe a comida disponível o dia inteiro no pote. 

  • Forneça alimentação nos devidos horários e fique de olho após as refeições, pois em breve ele se aliviará. Lembrando que o shih tzu tem que comer pelo menos duas vezes ao dia (jamais uma única vez).

  • Se não tiver condições de supervisionar seu shih tzu, deixe-o em um local neutro (caso ele errar, não haverá problema), fresco e seguro, com os seus acessórios montados como mostra a imagem e um banheiro maior. Aos poucos vá diminuindo o tamanho do banheiro, pois a tendência é ele procurar um local absorvente para se aliviar.

Shih tzu fez xixi no lugar errado e agora



Se você não estava de olho no shih tzu e ele fez as necessidades em local errado, finja que nada aconteceu. Jamais dê bronca, pois isto só irá amedrontá-lo e seu shih tzu poderá não fazer mais as necessidades na sua frente, o que dificultará muito o treino. Ao ignorar o comportamento, também mostraremos ao shih tzu que só terá nossa atenção quando fizer as necessidades no local correto.

Aquele antigo hábito que algumas pessoas têm em esfregar o focinho do shih tzu na urina não vale! É a mesma situação de uma criança que está retirando as fraldas. Se ela erra urinando em sua roupa, a mãe bate ou briga com a criança por causa disso? Não. A ideia é a mesma com os shih tzu, tem que voltar a mostrar onde é o local e supervisionar sempre para evitar o erro.

Não se esqueça de limpar o local com um produto enzimático, pois este é o único capaz de retirar o odor que os cães conseguem sentir. Se ficar algum cheiro, a tendência é repetir o erro no mesmo local.

Evite limpar as necessidades na frente do shih tzu. Alguns cães aprendem que, ao errar o local do banheiro, têm a atenção de seus tutores e acabam fazendo isso para chamar a sua atenção.

Mais dicas sobre Passo a passo para ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo



Atenção com os tapetes! Os shih tzu tendem inicialmente a errar nestes locais, pois são feitos de material absorvente. Recomendo, portanto, retirar os tapetes da casa até o cão aprender a fazer suas necessidades no local correto. Se não puder, lembre-se de supervisioná-lo sempre.

  • Mantenha o banheiro do shih tzu sempre limpo, pois o shih tzu não quer pisar em local sujo.

Atente-se ao tamanho do banheiro. Inicie com um banheiro maior e aos poucos poderá diminuí-lo. Mas não se esqueça, quanto menor o banheiro, mais vezes terá que limpá-lo!

Se o seu shih tzu for um macho e já está começando a levantar a perninha e fazendo diversos xixis em pouco tempo, é bem provável que seja marcação urinária e a castração ajudará muito no treinamento.

Bons treinos!

Fonte: Bru Pacifico
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato