PORQUE FILHOTES MORDEM NOSSAS MÃOS E PÉS? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

PORQUE FILHOTES MORDEM NOSSAS MÃOS E PÉS?

Dizem por ai que toda brincadeira tem um fundo de verdade, mas tratando-se de cães podemos dizer o mesmo?

Quero abordar um assunto que normalmente é corriqueiro entre os donos de cães filhotes: as mordidas de “brincadeira”.

A fase de crescimento e desenvolvimento dos cães filhotes, pode ser considerada um treinamento para a vida adulta. Portando, toda brincadeira remete a uma realidade futura.

É durante a fase de desenvolvimento que os filhotes aprendem seu devido lugar na hierarquia da matilha, e demonstram traços importantes de suas características comportamentais.

É ainda nesta mesma fase que os cães filhotes aprendem a caçar, dominar, lutar, entre outras coisas, por meio das “brincadeiras” em matilha. Observe sua reação diante do filhote que mora em sua casa: você o cumprimenta com um tom de voz infantil, o afaga e beija, voltando-se para ele como se fosse uma criança? Ao trata-lo assim, como ele reage a você? Provavelmente o cãozinho o recebe cheio de energia, lambendo e mordendo tudo que estiver ao alcance dele. E é justamente neste ponto que o erro acontece.

Para o seu cão você é cheiro e energia, se você se apresentou de uma forma eufórica – um estado de energia desequilibrada, que o filhote não conheceu antes de sair dos cuidados da mãe -, com certeza ele assumirá, instantaneamente, o papel de líder na matilha de vocês. E crescerá convicto de que você é o mais fraco.

Então, não permita que seu cão morda sua mão ou qualquer outra parte do seu corpo, crie limites, pois para o seu amigo, toda brincadeira tem sim um fundo de verdade.

Numa brincadeira de morder vencerá aquele que der a última mordida, aquele que não recuar, por isso é importante que a correção aconteça no mesmo momento da brincadeira. Não adianta deixar para depois ou pensar que o comportamento vai simplesmente desaparecer. A natureza forma o filhote e nos entrega, mas somos nós que formamos o cão, lembrem-se disso.

Atentem-se para o período em que os dentes do filhote começam a surgir, a troca de dentição ocorre entre o terceiro e sétimo mês de vida do animal. Neste período, é normal que o seu amigo mordisque objetos para aliviar o incomodo na gengiva. Auxilie seu cãozinho nesta fase, deixando ao acesso dele brinquedos de borracha que o ajudem nessa transição.



Como evitar que o filhote morda nossas mãos e pés e formas de corrigir isso


1) Dê ao filhote (que já estiver devidamente vermifugado e vacinado!) boas doses de exercício diário, levando-o para passear. Isso pode diminuir alguns estímulos às mordidas.
2) Se ele mordiscar quando recebe carinho, corrija imediatamente, interrompa e dê um comando “NÃO”. Se persistir com as mordidas, pare a interação.
3) Se o cão brincar de morder em todas as interações com humanos, redirecione para brinquedos de borracha ou tecido.
4) Caso o cão morda e segure, pressione levemente a região do focinho próximo ao nariz. Essa pressão será suficiente para que o filhote abra a boca.
5) Quando chegar em casa pratique um exercício para acalmar seu filhote: não olhe diretamente para ele, não fale com ele e não o toque. Prossiga sua rotina normalmente, até perceber que o estado de euforia causado pela sua chegada, cessou.

Corrigir e dar limites ao seu cão é, certamente , uma forma de amor. Ame o seu amigo.




                                      Fonte: http://tudosobrecachorros.com.br
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato