SHIH TZU CHORÃO: SAIBA COMO RESOLVER O PROBLEMA. - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

SHIH TZU CHORÃO: SAIBA COMO RESOLVER O PROBLEMA.



Cachorro chorão: saiba como identificar o motivo e resolver o problema

shih tzuQuem tem um cão em casa já conhece bem o som do choro de seus pets, que aparece em diversas ocasiões e pelos mais variados motivos. Quando o cachorro em questão é um filhote, os episódios de choro são ainda mais frequentes; no entanto, mesmo sendo considerado algo comum, o pranto dos animais caninos não deve ser ignorado - já que, além de ser um chamado por atenção, também pode indicar a existência de problemas com a saúde e o psicológico do pet.
No caso dos filhotes, o choro é mais normal por uma série de fatores; que incluem desde a mudança do animal para um ambiente desconhecido até o seu sentimento de solidão por ter sido separado de sua mãe e seus irmãos. Entretanto, isso não significa que os filhotes não chorem por dor, frio ou fome; e todas essas possibilidades devem ser descartadas antes de deduzir que o animal chora por um trauma de separação.
Nos cães mais velhos, o ato de chorar também pode ser desencadeado por mudanças bruscas de ambiente ou cotidiano, e um pet que passa muito tempo só pode, ainda, desenvolver sérios problemas como a depressão - portanto, nunca é demais ressaltar que, se você quer um bichinho de estimação em casa, deve ter tempo suficiente para lhe dar atenção e carinhos.
Além da solidão, da exposição ao vento frio, da dor e da fome, há muitos cães que choram por pura “manha” (assim como as crianças), chamando a atenção de seus donos apenas para receber alguns carinhos. Esse tipo de choro deve ser encarado de uma maneira bem diferente das demais e, por isso, é importante certificar-se que o pranto do seu cão não é sinal de algum problema ou doença antes de colocar técnicas de resolução em prática.
Para evitar o choro dos cachorros, o ponto principal é identificar de onde ele vem. Nos casos de separação, dar um pouco de carinho ao animal e deixar algum objeto importante (como uma camiseta com seu cheiro ou um bichinho de pelúcia) com ele como forma de companhia pode ser uma boa pedida – já que o animal se sentirá menos só e o choro cessará.
Manter os pets bem alimentados e hidratados, além de abrigados do frio e do vento, também pode evitar muitas sessões de choradeira. No entanto, nos casos de manha, a atitude deve ser outra e; por mais difícil que possa parecer, ignorar o cachorro por algum tempo é a melhor opção para ensiná-lo e fazer com que ele pare de chorar.
Embora a ideia possa ser estranha em um primeiro momento, é importante lembrar que, quando um dono corre para o seu cão com carinhos toda vez que ele chora, o animal entende que essa é a melhor maneira de chamar sua atenção – usando deste “truque” todas as vezes que quiser algo. No entanto, quando o proprietário ignora a manha do cão, indo até ele somente nos momentos em que ele para de chorar, a situação muda de figura; e o pet entende que é por meio do bom comportamento que receberá a maior atenção.


Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato