Como Desembaraçar os Nós do Pelo de seu Cão - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como Desembaraçar os Nós do Pelo de seu Cão

A melhor maneira de desembaraçar os nós do pelo do seu cão é evitando a formação de nós na pelagem do animal. Os nós só ficarão mais embaraçados, então todos eles devem ser removidos para evitar que a pelagem fique muito emaranhada. Este artigo pretende lhe dar dicas para ajudá-lo a desembaraçar o pelo do cão sem causar-lhe dor.

Passos
  1. Brush Mats out of Dog Hair Step 1
    1
    Se o cão com o problema de pelos emaranhados for grande, faça-o ficar deitado a seus pés. Ou você pode sentar-se no chão com ele deitado sobre seu colo. Você também pode pô-lo em uma grande superfície, porém a preferência é pessoal; ele só precisa estar em um local confortável para você e para o animal
  2. Brush Mats out of Dog Hair Step 2
    2
    Se for um cão pequeno, coloque-o em seu colo e deixe-o de uma forma confortável. (Um par extra de mãos nesta fase será muito útil, se você puder pedir para alguém ajudá-lo.) Acariciá-lo ao mesmo tempo que utiliza a escova para livrar-se dos nós fará com que o cão se sinta reconfortado.
  3. Brush Mats out of Dog Hair Step 3
    3
    Trabalhe em uma pequena área de cada vez, sob e em torno das orelhas em primeiro lugar, de modo que a área mais difícil de escovar seja terminada antes de o cão ficar impaciente. O cão pode acabar ficando farto de estar quieto, se o processo de escovamento levar muito tempo.
  4. Brush Mats out of Dog Hair Step 4
    4
    Você poderá ter que remover alguns nós de cada vez, mas se você pentear com cuidado, o cão pode cair no sono.
  5. Brush Mats out of Dog Hair Step 5
    5
    Use um pente de metal com cuidado e lentamente, começando a desembaraçar os nós a partir das extremidades. O processo todo deverá ser feito com cuidado e carinho. Pegue um tufo de pelos e, de forma gradual, passe o pente sobre o tufo para soltar os nós, certificando-se de segurar o pente pela base com firmeza.
  6. Brush Mats out of Dog Hair Step 6
    6
    Esta parte é muito importante. Separe os pelos com os dedos, pois dessa forma será mais fácil soltar os pelos emaranhados. Assim, será mais fácil e rápido pentear a pelagem, sem todos os nós embaraçados que acabariam por prender nos dentes do pente, podendo causar dor ao seu amiguinho. Lembre-se de passar o pente começando pelas extremidades, penteando para dentro e para fora, para que todo o pelo possa ser desembaraçado de forma gradual e com o menor desconforto possível.
  7. Brush Mats out of Dog Hair Step 7
    7
    Pode demorar um pouco, mas passe o pente no máximo de tufos que for possível de cada vez, tendo o cuidado de observar que o cão não está começando a se impacientar. Se você notar que ele estiver ficando inquieto, pode ser porque você está tentando desembaraçar muitos tufos ao mesmo tempo e ele está sentindo dor. Lembre-se que o animal não tem como dizer que está doendo, e por isso, você precisa aprender a entender suas reações. Se você não for cuidadoso e não fizer o processo tão rápido como for possível sem causar qualquer dor e desconforto ao cão, no futuro, ele não irá ficar quieto tempo suficiente para você finalizar a tarefa. Existem cães que aprendem a odiar o pente; quando vêem que o dono pretende desembaraçar a pelagem, estes cães já ficam rebeldes, pois sofreram com isto no passado. Seu papel, como dono e amigo do animal, é ser gentil e carinhoso, mas terminando todo o trabalho.
  8. Brush Mats out of Dog Hair Step 8
    8
    Dê ao cão, periodicamente, alguns petiscos para recompensá-lo por ficar quieto e deixar você trabalhar.
  9. Brush Mats out of Dog Hair Step 9
    9
    Se o nó está muito embaraçado e em uma área não muito perceptível, você pode cortar aquele pequeno tufo de pelos. O pelo vai crescer de novo em breve. Utilizando uma tesoura afiada e de preferência apenas uma lâmina, posicione cuidadosamente a tesoura através do nó perto da pele e deslize-a com um movimento de corte no sentido do crescimento do pelo. NUNCA corte o nó de pelos emaranhados em linha reta perto da pele do cão. Mesmo que você tome cuidado, um pouco de pele solta pode acabar sendo puxada para cima junto com o pelo embaraçado e você vai acabar acidentalmente cortando o animal. Além disso, um corte na direção em que o pelo cresce permitirá que a pelagem tenha uma aparência mais natural, quando você tiver terminado. Corte o nó em várias pequenas seções e tente puxá-lo com os dedos para separar os pelos. Em seguida, utilize o pente para terminar o trabalho. Corte apenas o que for necessário e que não terá como ser desembaraçado sem ferir o cão. Ao usar a tesoura, tenha muito cuidado para não cortar o animal e para não machucá-lo acidentalmente, pois o cão pode estar inquieto e qualquer movimento brusco pode acabar fazendo com que você "erre a mão", o que poderia causar problemas.
  10. Brush Mats out of Dog Hair Step 10
    10
    Quando o processo de desembaraçar os pelos estiver concluído, dê ao cão um ótimo petisco e, se possível, leve o animal para passear. Faça deste procedimento algo que o cão goste de fazer e esteja ansioso para que se repita.
  11. Brush Mats out of Dog Hair Step 11
    11
    Lembre-se de passar a escova ou pente sobre todas as partes da pelagem do seu cão todos os dias, e você não terá problemas com pelos embaraçados novamente. Se você vive em climas úmidos, é provável que o pelo do animal acabe formando nós com mais freqüência do que o pelo de animais de estimação que vivem em climas mais secos. Também é importante observar que locais como as axilas do cão, atrás das orelhas, peitoral e outras partes com grandes tufos de pelo e que entram em contato com outras superfícies, estão mais propensas a formar nós, pois estas partes recebem mais atrito através de carícias, coçadelas e simplesmente devido ao fato de o cão ficar sentado brincando.

Dicas

  • Sempre passe a escova e o pente sobre os pêlos do cão antes de dar banho no animal, senão qualquer tipo de pelo ligeiramente embaraçado acabará ficando muito embaraçado após o banho.
  • A utilização de condicionador no pelo longo do cão ajuda a evitar que o pelo fique facilmente embaraçado.
  • Ao secar o seu cão, seque com uma toalha e enrole-a em torno do animal. Tente fazer com que o cão fique enrolado na toalha tempo suficiente para que o próprio calor corporal ajude a secar a maior parte da umidade.
  • Se o cão permitir, use um secador de cabelo. Lembre-se de cuidar para não deixar o ar quente ficar concentrado em uma só área por mais de alguns segundos, senão o ar quente acabará por queimar a pele do animal.

                                   Fonte: http://pt.wikihow.com
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato