Como Saber Quando Um Cão Está Sentindo Dor? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como Saber Quando Um Cão Está Sentindo Dor?

Todos aqueles que têm um cachorrinho em casa sabem o quanto é importante saber identificar se há algo de errado com ele. Como os animais de estimação não podem falar o que sentem, o dono tem que ficar atento aos sintomas que se apresentam, pois qualquer mudança de comportamento do bichinho deve ser sinal de alerta. Porém, vale lembrar que o limiar da dor em cães é maior que o do homem e isso faz com que, muitas vezes, o dono só perceba o problema quando já é tarde demais.
 Cão, Dormir, Shih Tzu
“O dono tem que ficar atento aos sintomas que se apresentam, pois qualquer mudança de comportamento do bichinho deve ser sinal de alerta.”
Caso um animalzinho apresente atitudes como redução do apetite, balançar constantemente a cabeça ou se recusar de subir a escada, sofá ou cama, é preciso ficar atento, porque isso pode ser reflexo de dor. Quando um cão deixa de subir no sofá e cama, por exemplo, pode ser resultado de uma dor muscular que ele vem sentindo. Já outras dores, como as de dente podem vir acompanhadas de dificuldades ao mastigar, sacudir constantemente a cabeça ou mantê-la para um dos lados pode ser indício de inflamação no ouvido e secreção excessiva nos seus olhinhos é sinal de que o cão não está bem da vista.
A agressividade também pode ser sinal de dor. Alguns cães que normalmente são muito amigáveis podem tentar atacar com mordidas, especialmente se forem tocados na área em que sentem dor. No entanto, outros tentam se comunicar buscando mais atenção do que o habitual de sua famí­lia.
O dono também pode observar quando o cãozinho está machucado ou sente dor quando ele lambe excessivamente uma área específica de seu corpo, o que é bem frequente na espécie. Nem sempre é óbvio que alguma coisa esteja doendo, mas geralmente é fácil dizer quando algo também não está certo, quando o dono encontra o cachorro mastigando e lambendo insistentemente um determinado ponto de seu corpo. É bom ficar atento à forma como o animalzinho caminha, pois isso também pode dar dicas de que ele está sentindo dor. Caso ele esteja mancando, indica algum problema que pode ser simples, como um caco de vidro na patinha, ou algo mais grave como uma artrite.
Dentre os sinais de dor, o mais claro demonstrado pelos cães aos humanos é o uivo e o grito. Quando o bichinho uiva ou choraminga sem motivo aparente, indicia que ele está sentindo uma dor muito intensa e nesse caso, identificar qual é região de seu corpo que dói pode ser bem mais difícil. Nem sempre é fácil saber o que está errado com um cãozinho, então se ele apresentar qualquer sinal de dor é imprescindível que seja levado ao veterinário ao mais breve possível. Chegando ao médico, este poderá examinar melhor o que acomete o bichinho para receitar o medicamento adequado, afinal, sentir dor não é nada agradável e é sinal que alguma coisa não está correta.


    Fonte: petlove.com.br
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato