O que um cachorro pensa? Aprenda a identificar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que um cachorro pensa? Aprenda a identificar

Saber o que o seu cachorro está pensando ajuda você a entender melhor suas reações

Tal como com humanos, para entender o que seu cão está pensando é preciso observar sua postura, seus olhos e, claro, seus latidos, de acordo com Modern Dog magazine.

1. Repare nos olhos

Olhos arregalados, amendoados ou mostrando a parte branca são sinais de que o cão está pensando.

  • Olhos relaxados: quando os olhos estão relaxados, em formato de amêndoas, o cão está calmo, então você pode ficar tranquilo também.




  • Olhos arregalados: quando arregala os olhos, dilata as pupilas, deixando-os redondos e grandes, ele está surpreso ou excitado com alguma coisa. Então, se der um brinquedo novo e ele fizer isso, pode ser sinal de que gostou.



  • Olhos virados nos casos em que você consegue ver o branco dos olhos dele, o cachorro pode estar tenso e pensando em morder. Fique atento!

2. Repare na cauda

A cauda dos cachorros funciona como os sorrisos humanos e podem dizer muito.

Se o humano sorri para demonstrar alguma coisa, o cachorro usa a cauda. Mas assim como não existe um único tipo de sorriso, a maneira como o cão usa a cauda vai indicar exatamente o que está pensando.
  • Cauda erguida : quando a cauda está levantada, se ele a abana lentamente é porque vai aprontar alguma coisa. Já se não estiver tão levantada e abaná-la rapidamente é o mesmo que uma criança esperando o doce que ela tanto quer. Nesse caso, não vá decepcioná-lo, hein?



Quando a cauda está bastante dobrada entre as pernas, de forma que até mesmo cubra suas partes íntimas, o cachorro está com muito medo.
O tamanho da cauda não influencia a comunicação dos cães, o que predomina é que a base da cauda. Fique de olho sempre na base
3. Repare nas orelhas
A posição das orelhas do cão pode dizer se ele está mais ou menos confiante.
No cão, as orelhas indicam o nível de confiança. Repare, então, em como ele está se comunicando com você por meio delas.
  • Orelhas para frente e para trás : se ele tiver com as orelhas para frente, é sinal de que está confiando na situação ou pessoa. Já se a orelha estiver para trás, como na foto ao lado, ele está com medo da situação e quanto mais atrás estiver recolhida, maior o medo que ele sente.



  • Orelhas em pé: em pé, as orelhas indicam sinal de que ele está atento, ouvindo alguma coisa e somente depois ele vai esboçar uma reação positiva ou negativa diante do som que ouviu.
4. Repare em sua postura
A postura que o animal demonstra diz muito sobre o que pensa.
Notar como o animal está parado também faz parte da comunicação entre vocês. Veja só.
  • Parado com os pés retos : quando o cachorro está de pé, com os pés retos e parados, está calmo e confiante. Ao apoiar-se sobre o traseiro, o próximo passo poderá ser um pulo, para demonstrar que está gostando da situação.



  • Apoiando nas patas de trás: quando a posição é a de ficar apoiado somente nas patas traseiras, ele vai pular, seja para brincar com outro animal ou o seu dono, como o cachorro preto da imagem. No caso de ele estar com as patas meio abertas e olhando fixamente para um lugar, como o cachorro pequeno branco, ele vai fugir a qualquer momento. Fique de olho.



  • Apoiando nas patas da frente: quando o cão está empolgado e quer brincar, demonstra excitação se apoiando nas patas da frente. Você pode jogar o brinquedo que é isso que ele está esperando.
5. Repare em seus movimentos
A maneira como seu cão se movimenta ajuda a mostrar o que está pensando.
O jeito como o cachorro se movimenta também ajuda a entender o que ele está pensando para se preparar para sua próxima atitude.
  • Cachorro correndo em linha reta: se o cachorro está vindo em sua direção em linha reta, ele está pronto para atacar, cuidado. Se ele ficar te olhando, sempre em linha reta, redobre ainda mais os cuidados, pois está agressivo.



  • Cachorro correndo fazendo curva: Mas se ele vier correndo em curvas, quer mesmo é brincar. O único cuidado que deve ter é de guardar fôlego e dobrar os joelhos se ele for muito grande, pois ele pode te derrubar.
Em resumo, olhos arregalados são de excitação, relaxados representam muita calma e com o branco dos olhos aparecendo, ele vai te morder. Com a cauda levantada, vai aprontar algo, só um pouco levantada e abanando rapidamente, é ansiedade, mas, se tiver entre as pernas, é medo. Orelhas em pé demonstram atenção, para trás é desconfiança e, para a frente, muita confiança. Quando corre em linha reta, está pronto para atacar; quando faz curvas, quer mesmo é brincar.
É importante entender essa linguagem para saber do que seu companheiro gosta e aquilo que o amedronta. Isso pode ser especialmente útil com cães desconhecidos.
Aproveite para ver o vídeo a seguir, sobre os estudos realizados a respeito do comportamento dos cães. Está em inglês, mas você pode ativar legendas.

(Fonte: Youtube)



        Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato