Como cuidar de uma cachorra no cio - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como cuidar de uma cachorra no cio

12 perguntas mais comuns sobre cadelas no cio


 
 
1. O que é o cio?
 
O que chamamos de cio em cadelas é o ciclo estral natural da cadela não-castrada. É mais ou menos o equivalente canino da menstruação em mulheres. Quando sua cadela está no cio, ela vai ser capaz de conceber uma gravidez, e ela vai dar vários sinais e exalar um cheiro específico que irão atrais machos não-castrados.
 
 2. Quando é o primeiro cio?
 
Fêmeas jovens normalmente tem o primeiro cio entre 6 meses e 9 meses de idade. Em raros casos o primeiro cio acontece com 1 ano de idade. Se a sua cadela já tem um ano e ainda não entrou no cio, cheque com o veterinário pra ter certeza que não há nenhum problema de saúde.
 
 
3. O cio acontece de quanto em quanto tempo?
 
A frequência do cio varia de cão pra cão, mas normalmente as cadelas entram no cio uma ou duas vezes por ano. A cada 6 ou 8 meses é o comum, embora isso possa variar bastante de acordo com o indivíduo e a raça.
 
 
4. Quanto tempo dura o cio?
 
As cadelas normalmente ficam no cio por 3 semanas, mas isso varia um pouco e pode ser considerado normal se forem 2 semanas ou 4 semanas. Se a sua cadela ficar no cio por mais de 4 semanas, consulte o veterinário para possíveis problemas de saúde.
 
 
5. Quantos dias dura o sangramento no cio?
 
Na primeira metade do cio, a cadela irá ter um sangramento leve que acaba cerca de 1 semana depois. No período do cruzamento, a cadela não vai permitir que um macho monte nela. Essa é a fase menos preocupante. A fase mais preocupante é quando o sangramento acaba, pois a fêmea vai querer cruzar e facilitará para que o macho consiga montar.
 
 
6. Como vou saber que minha cadela está no cio?
 

cadela no cio
A vulva no cio fica muito maior. A da direita está no cio.
A vulva da cadela fica muito maior e mais escura do que o normal. Ela também vai começar a levantar a cauda mais do que o normal. Vai haver um sangramento, em pequena quantidade, principalmente em raças pequenas. O comportamento dela também vai mudar, ela ficará mais carinhosa e carente do que o normal e se você mora em casa vai notar cães de rua cercando sua casa por causa do cheiro que ela exala.
 
 
7. Quando eu posso cruzar a minha cadela?
 
A cadela somente pode conceber uma gravidez (e só vai aceitar um macho montando nela) enquanto estiver no cio. A cadela só pode ficar grávida durante o cio e a época mais fértil é entre 10 e 15 dias depois do início do cio.
 
 
8. Posso cruzar minha cadela no primeiro cio?
 
Teoricamente, a cadela é capaz de conceber uma gravidez no primeiro cio, então você precisa redobrar os cuidados. Não é recomendado cruzar a cadela com menos de 1 ano de idade, pois ela não estará totalmente madura fisicamente nem emocionalmente (ela ainda é um filhote!). Você deve esperar passar o primeiro cio ou deixar a cadela ter 1 ano de idade para considerar cruzá-la.
 
 
9. Como eu mantenho longe os machos que ficam cercando a cadela no cio?
 
cadela no cioIsso é um grande desafio! Os machos são capazes de sentir o cheiro de uma fêmea no cio de uma longa distância, mesmo que você mantenha a cadela restrita à casa. Tome bastante cuidado, pois os machos podem tentar pular o muro/portão da sua casa, podem fazer buracos e podem encontrar uma forma de chegar até a cadela. O melhor é mantê-la dentro de casa, e não no quintal.
 
Você pode passear com uma fêmea no cio, mas você vai precisar tomar um cuidado extra. Os cães das redondezas vão vir tentar cruzar com ela e formarão uma fila atrás da cadela. Sempre mantenha ela na coleira e tente andar por locais onde não hajam cães na rua soltos.
 
 
10. Uma cadela pode ser castrada durante o cio?
 
Se você decidiu castrar sua cadela e não quer que ela cruze, é importante que você não faça isso durante o cio ou perto do cio. Castrar durante o cio é mais arriscado do que em outra época, pois o útero e a vulva estarão inflamados e cheios de sangue, fazendo com que a castração seja mais difícil e arriscada. A não ser que tenha uma emergência e seja necessária a castração durante o cio, provavelmente o veterinário irá preferir esperar passar o cio pra castrá-la.
 
 
11. Como saber que o cio acabou?
 
Você vai notar que a cadela voltou ao seu comportamento normal, a vulva voltou para seu tamanho natural e sua cor original. Isso acontece entre 3 e 4 semanas depois do início do sangramento.
 
 
12. Cadelas entram em menopausa?
 
Conforme a cadela vai envelhecendo, ela continua sendo apta a procriar durante o cio até o fim da sua vida. A fertilidade dela irá diminuir, mas ela não vai entrar em menopausa, como acontece com os humanos. As cadelas entram no cio até o fim de suas vidas. Se você fez questão de cruzar sua cadela, considere castrá-la após ter cruzado, pra evitar complicações futuras quando ela for idosa (como a piometra).

Fonte: Tudo Sobre Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato