Tosa higiênica em cães - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tosa higiênica em cães

A tosa higiênica é uma prática muito comum em pet shops. Mas afinal, o que é tosa higiênica? Quais sua importância e benefícios para o animal? De quanto em quanto tempo é necessário fazê-la? Saiba tudo aqui!


O que é tosa higiênica?

É uma tosa que contribui para manter a higiene do animal e, dessa forma, sua saúde. A tosa higiênica é realizada nas seguintes regiões do corpo do animal: barriga, perianal e anal e almofadas plantares (a parte inferior da patinha do cachorro, também conhecida como “almofadinha” ou “coxim”). Além disso, de acordo com a raça e preferência do dono do bichinho, limpeza e depilação dos ouvidos, corte e lixamento de unhas, limpeza da região dos olhos e acertos de corte de topete e orelha também são feitos.

Qual a importância da tosa higiênica?

Além de contribuir para a higiene, ela também contribui para a estética do animal e, ainda, para a segurança, uma vez que os pelos que crescem embaixo da patinha do cachorro podem fazer com que ele escorregue com mais facilidade. Ou seja, ela é importante para a manutenção da saúde do seu animal de estimação.
Em alguns casos, a tosa higiênica é indispensável. É o caso de raças como Shih-Tzu, Schnauzer, Maltês, Poodle, Lhasa Apso, Yorkshire e Collie. Por possuírem grande quantidade de pelos, a ausência da tosa pode proporcionar acúmulo de sujeira, nós no pelo, etc.

De quanto em quanto tempo é necessário fazê-la?

O ideal é que a tosa higiênica seja realizada todo mês. Além disso, é importante ressaltar que, quanto maior for o comprimento do pelo do animal, maior deve ser a frequência da tosa, já que pelos mais longos são mais propícios ao acúmulo de sujeira e surgimento de nós.
Agora que sabemos a importância da tosa higiênica, que tal reservar um espacinho na agenda de cada mês para leva-lo a locais especializados e realizar a tosa?


Fonte:petlove
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato