O que é incontinência urinária em cães? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que é incontinência urinária em cães?


O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária ocorre quando um cachorro perde o controle de sua bexiga.Isto pode variar em gravidade desde pequenas perdas de urina ocasionais a micção involuntária de uma grande quantidade de urina.

A incontinência urinária, na sua maioria, é facilmente tratada, e os medicamentos não são tão caros, por isso quanto mais cedo você levar o seu cão ao veterinário , melhor.
Quais as causas da incontinência urinária em cães?

  • Desequilíbrio hormonal

Os estrogénios. Os estrogénios desempenham um papel na manutenção de neurorreceptores no esfíncter da bexiga. Sem estrogênios, um problema comum em fêmeas castradas (podendo ocorrer também nos machos), os receptores  ignoraram a mensagem para armazenar a urina e escoa para fora, muitas vezes durante o sono. Existem medicamentos para esses casos que só devem ser administrado com indicação e acompanhamento veterinário. 

  • Esfíncter da bexiga fraca

Vários fatores, tais como o envelhecimento, a obesidade , e redução da sensibilidade dos receptores neurológicos no esfíncter, pode contribuir para esta condição. É um problema comum em cadelas mais velhas, com um em cada cinco cães afetados. Acredita-se também, ser causada por baixos níveis de estrogênio. Uma vez que outras condições foram descartadas, o esfíncter fraco pode ser tratada sintomaticamente usando um dos vários medicamentos.

  • A infecção urinária

A infecção da bexiga é uma causa comum de incontinência urinária em cadelas adultas jovens e geralmente é diagnosticada com uma cultura de urina, apesar de sinais da infecção geralmente aparecem no exame de urina. Neste caso, a cultura de urina irá confirmar o diagnóstico, identificar as bactérias que infectam e listar os antibióticos que serão mais eficazes no combate da infecção. Atenção! Incontinência causada por uma infecção da bexiga, por vezes, apresentam uma melhoria apenas alguns dias após o início do tratamento, mas é importante terminar todo o tratamento a fim de evitar uma nova ocorrência.
  • Cálculos urinários
  • Lesão medular ou degeneração (freqüentemente visto em pastores alemães)
  • Hérnia de Disco
  • Distúrbios da próstata
  • A presença de outras doenças que causam o consumo excessivo de água, tais como: 
Diabetes mellitus
Doença de Cushing 
hiperadrenocorticismo
Infecção da bexiga
Falha do rim
  • Anomalias congênitas
  • Alterações anatômicas
  • Certos medicamentos

Quais são os sintomas gerais da Incontinência Urinária em Cães?

Gotejamento da urina, o que pode irritar a pele e causar vermelhidão, é um dos sintomas mais reconhecíveis de incontinência, como também lamber excessivamente a área da vulva ou pênis. É possível  perceber na área onde o cão dorme a presença de urina.

O que devo fazer se achar que meu cão é Incontinente?

Antes de tirar conclusões precipitadas, primeiro certifique-se que o cão está realmente sofrendo de incontinência. Um cão que tem medo ou se sente ameaçado pode urinar. Isso é chamado de micção submissa e afeta principalmente cães jovens. É algo que é possível de ser superado. Um cão macho que não é castrado vai marcar seu território
Consulte um veterinário, que irá confirmar o diagnóstico e tentar determinar uma causa. O veterinário precisa que você conte detalhes sobre os hábitos do animal ,ele deverá realizar um exame físico e, provavelmente, um exame de urina para verificar se o seu cão está sofrendo de uma infecção da bexiga, que requer tratamento com antibióticos. Outros exames podem incluir a cultura de urina, exames de sangue, radiografias e ultra-som.

Quais são algumas complicações da Incontinência Urinária em Cães?

Alguns episódios de incontinência urinária são temporários, mas outros podem evoluir e causar infecções na bexiga e nos rins mais graves. Pode também resultar numa infecção da pele  em áreas que estão em constante contato com a urina.

Alguns cães são mais propensos a incontinência urinária?

Embora a incontinência urinária pode afligir cães de qualquer idade, raça ou sexo, é mais freqüentemente vista na meia-idade, nas fêmeas mais velhas esterilizados; Cocker Spaniels, Springer Spaniels, Doberman Pinschers e cães Pastores ingleses idosos estão entre as raças sempre propenso a incontinência.

Como é tratada a incontinência urinária ?

O tratamento para a incontinência dependerá da sua causa subjacente. A cirurgia também pode ser uma opção se a medicação sozinha não funcionar.
Em casos de incontinência devido a pedras na bexiga, uma hérnia de disco  ou anomalia congênita, a cirurgia pode ser recomendada.

Como posso Gerenciar incontinência urinária após confirmada por um médico veterinário?

Por favor, consulte o seu veterinário antes de limitar a ingestão de água do seu cão, como leu acima existem várias doenças que podem levar o animal a consumir muita água.

  • Faça uso de tapetes higiênicos no local onde o cão dorme, para que fique sempre sequinho. Você pode coloca-los diretamente no chão ou sobre o colchonete onde dorme.
  • Camas suspensas de tela, são ideais por serem práticas e deixarem o animal livre do contato com a urina.


  • Leve seu cão para passear com mais frequência, na parte da manhã logo que se levantar e pouco depois que acordar de um cochilo.
  • Considere o uso de fraldas para cachorro, que estão disponíveis em lojas de animais.
  • Muito cuidado com a higiene, ela é fundamental para evitar infecções de pele relacionados.
  • Sempre monitore a condição do seu animal de estimação, uma vez que pode agravar rapidamente a infecção, especialmente em cães idosos.

Fontes pesquisadas :
www.aspca.org
www.dogtime.com
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato