Shih tzu devem usar roupa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu devem usar roupa

Roupas para Algumas pessoas questionam sobre o uso de roupinhas em shih tzu: é necessário ou trata-se apenas de um "luxo" dos donos? O cão possui uma camada de pêlos que o aquece nos dias mais frios. Algumas raças possuem duas camadas de pêlo, além de uma grossa camada de gordura sob a pele. Para esses cães, o frio não é problema e a roupa é dispensável. No entanto, as raças de pelagem curta e até mesmo raças com pelos mais longos, mas que não possuem adaptação para o frio, sofrem com temperaturas baixas. Nesse caso, a roupinha é necessária para aquecer o animal e não é apenas um luxo do dono.
 

O bom senso é a palavra de ordem nessas horas.
 
Existem sim, situações em que a roupinha em shih tzu é muito bem vinda, mas o fato é que, muitos cães não precisam de roupas, mesmo no tempo frio. Principalmente no Brasil onde o inverno é ameno na maioria dos estados.


Quem aqui já presenciou, Chow Chow a 22º vestido com macacão? Shih-Tzu, Poodle, York, com jaquetas forradas, justíssimas  limitando o movimento do cão e este com a língua quase arrastando na calçada para compensar o corpo super aquecido?

Exageros dos donos a parte, as roupas para cães podem ser benéficas em algumas circunstâncias para determinadas raças, para determinadas fases da vida do animal, ou situações específicas.

Em quais circunstâncias deve-se colocar roupa num cão?

No pós cirúrgico ( a anestesia muitas vezes baixa a temperatura do corpo)
Nos cães idosos
Filhotes
Cães de pelo longo que foram tosados (como Poodle)
Cães doentes (tais como a doença de Cushing ou hipotireoidismo),podem se sentir mais confortáveis quando agasalhados para passear no frio.

Que raças de cães podem precisar fazer uso de roupas?
 
Cães menores e raças leves, como um Chihuahua,Pinscher, Greyhound, ou terrier,-cães como esses, podem se beneficiar do uso de um casaquinho confortável  para permanecerem aquecido ao sair de casa.
 
Que raças não necessitam?
 
Cães de porte grande e originários de regiões frias como,Husky Siberiano, Malamute, Samoiedo, Terra-nova, Mastim, São Bernardo, etc...não necessitam proteção já que sua pele fornece calor suficiente para protegê-las de temperaturas extremas de inverno.

Como escolher a  roupa certa ?
 
Antes de se preocupar com os inúmeros elogios que seu cão possa receber, se preocupe em escolher algo confortável. 


O que observar na roupa?
 
  • - Tamanho correto
  • - Que permita total liberdade de movimento
  • - Que seja fácil de colocar e retirar
  • - Que permita o animal fazer suas necessidades sem ter de remover a roupinha
  • - Ela não deve arrastar no chão
  • - Não deve permitir que seu cão a retire com facilidade
  • - Dê preferencia a tecidos como algodão, Soft, lã (que pode ser sintética)
  • - O material deve permitir a pele respirar para não provocar alergias
  • - Deve ser de fácil limpeza e lavável na máquina de preferência.
 

 Não insista se o cão não quiser usar a roupinha, mesmo que seja contra o frio. Dê-lhe o direito de escolher o seu próprio "guarda-roupa". Roupas de lã podem agravar o quadro de animais alérgicos e provocar muitos nós nos pêlos de raças de pelagem longa . Roupas em gatos, nem pensar. Os bichanos são espertos e procuram lugares quentes no inverno. Detestam roupas ou qualquer outro acessório.
 
Fonte do texto: Dicas Peludas
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato