O que é canal arterial persistente? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que é canal arterial persistente?


 O que é canal arterial persistente?A persistência do canal arterial é a segunda patologia cardíaca congênita do cão mais comum na Europa e a primeira nos Estados Unidos da América .Nos gatos também ocupa o lugar do segundo defeito cardíaco congênito mais comum. Cerca de sete em 1000 gatinhos nascidos vivos são afetados. Existindo também nas pessoas, resulta da falha no fecho do canal arterial, que durante a vida fetal, tem como função desviar sangue da artéria pulmonar para a artéria aorta, evitando assim os pulmões ainda não funcionais. Normalmente, este canal ainda presente à nascença, fecha nos primeiros dias de vida. A sua presença na vida adulta leva a alterações graves da circulação sanguínea, resultando frequentemente em insuficiência cardíaca e morte no primeiro ano de vida.
            

Imagem de coração humano,só para facilitar entendimento
          


Como se diagnostica canal arterial persistente?


O seu diagnóstico é relativamente fácil sendo habitualmente acompanhado de um sopro cardíaco característico (sopro contínuo). Basta para isso uma auscultação cardíaca cuidada quando das primeiras visitas ao veterinário. Este sopro é mais audível por baixo da axila esquerda, motivo pelo qual se esta região não for auscultada, tal sopro poderá escapar à detecção. As radiografias de tórax ou um exame eletrocardiográfico podem revelar alterações compatíveis com esta patologia, mas o diagnóstico definitivo é obtido por meio de uma ecografia ao coração, ecocardiográfica.



Que sinais e sintomas do canal arterial persistente ?


Os primeiros sinais poderão ser :

  •  Crescimento atrofiado
  •  Cansaço
  •  Intolerância ao exercício
  •  Tosse
  •  Dificuldade em respirar
  •  Sopro (na auscultação)
  •  Acúmulo de líquido na barriga, ou o abdômen inchado

Em alguns casos muito leves, a expectativa de vida poderá ser normal e nunca serem observados sintomas, mas frequentemente tal anomalia leva a alterações cardíacas graves e morte no primeiro ano de vida. Por alguma razão desconhecida, as fêmeas são mais propensas que os machos para manter a persistência do canal arterial. Esta é uma condição hereditária. Raças predispostas incluem o Springer Spaniel Inglês, Maltês, Shih Tzu, Lulu da Pomerânia, Yorkshire Terrier, Shetland Sheepdog, Keeshond, Bichon Frise, Collie, Chihuahua, Cocker Spaniel, Pastor Alemão, Cavalier King Charles Spaniel Labrador Retriever e Standard, Toy e Poodle Miniatura.

E pode-se tratar? Tem cura?


Se detectada e tratada a tempo, trata-se da única patologia cardíaca no cão em que atualmente podemos aspirar a uma cura. Para isso é necessário fechar o canal antes que ocorram danos cardíacos irreparáveis, mais uma vez sublinhando a importância de uma detecção precoce. Para tal, existem atualmente duas opções à nossa disposição:

  • -A cirurgia, em que uma ligadura é feita à volta do canal, é muito eficaz, apesar de invasivo sendo necessário abrir o tórax.

  • -A outra opção, que atualmente tem vindo a substituir a cirurgia na maior parte dos centros de referência em cardiologia veterinária onde se encontra disponível, consiste na implantação de um dispositivo no interior do canal, por meio de cateterismo cardíaco. Com esta técnica, todo o procedimento é efetuado  por meio de cateteres introduzidos pela artéria femoral, até ao canal arterial ( veja imagens AQUI). Trata-se de um método muito menos invasivo em relação à cirurgia, efetuando- se apenas uma pequena incisão no interior da coxa para aceder á artéria. Ambos os métodos são eficazes no tratamento desta patologia e recomendados em todos os casos, o mais precocemente possível.

*Nenhuma das informações contidas neste artigo foi concebida para diagnosticar ou tratar em seu shih tzu. Se você suspeitar de um problema, consulte o seu veterinário imediatamente para o diagnóstico e tratamento adequados.






 



Fontes do Texto: Hvp.pt - Veterinaria Atual - Pet Place
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato