Doenças oculares em shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Doenças oculares em shih tzu

Os shih tzus também sofrem com as doenças oculares, assim como nós, e para prevenir que seu shih tzu sofra com catarata, glaucoma ou inflamação nos olhos é importe levar seu shih tzu ao veterinário regularmente regularmente, mesmo que seu shih tzu ainda seja apenas um filhote, porque através de exames, o oftalmologista veterinário irá identificar se ele possui ou não uma predisposição a problemas oculares. Quando diagnosticado no começo, as alterações oculares têm bons prognósticos. A ceratite tem cura e o glaucoma e a catarata são tratados com ótimos resultados”. Oftalmologista do Hospital Veterinário Sena Madureira Dr. Luiz Felipe Moraes Barros.   
Doenças oculares em shih tzu

Como saber que meu shih tzu está com problemas oculares?


Fique atento aos sintomas citados abaixo, eles irão ajudá-lo a identificar se há algo errado com os olhos do seu shih tzu.
  • Alteração no comportamento, mostra-se mais irritado e até arredio,
  • Sensibilidade à luz, ele procura lugares mais escuros para se abrigar,
  • Esbarra em objetos e móveis da casa,
  • O cachorro começa a andar encostado nas paredes,
  • Coça os olhos com as patas com frequência,
  • Secreção amarelada nos olhos,
  • Lacrimejamento,
  • Permanece com os olhos fechados,
  • Pisca além do normal,
  • Alteração na cor dos olhos,
  • Manchas nos olhos e/ou arredor,
  • Inflamação nos olhos,
  • Olhos avermelhados e esbranquiçado,
  • Olhos com manchas de sangue.

Esses são cuidados básicos para evitar que seu shih tzu desenvolva problemas oculares. Lembrando que se ele apresentar algum dos sintomas acima leve-o ao um veterinário, afim de evitar que o quadro evolua.

Como prevenir as doenças nos olhos do seu shih tzu


Não existe nenhum método para deixar o seu shih tzu livre de qualquer doenças nos olhos ou qualquer outra, o que podemos fazer e minimizar os riscos e manter a higiene do nosso amiguinho em dia.
Como prevenir as doenças nos olhos do seu shih tzu

  • Leve-o a um oftalmologista veterinário anualmente, principalmente cachorros acima dos 5 anos de idade, essa é uma idade que devemos dar mais atenção aos cães.
  • Nunca aplique colírio nos olhos dele sem recomendação do veterinário, ele poderá ter uma irritação ou até mesmo uma úlcera de córnea.
  • Usar shampoos próprios de preferência específico para cada raça,
  • Evitar vento forte diretamente nos olhos (ao passear de carro deixe a janela fechada, ou deixe apenas uma fresta na janela).
  • Não deixe os pêlos caindo nos olhos, raças de cachorro como maltês que tem muito pêlo no rosto poderá ter problemas nos olhos se não amarrar os pelos acima da cabeça, evitando que fique entrando dentro dos olhos.
  • Após o banho, quando for secar a pelagem do cachorro, não direcione o vapor do secador no rosto, pois pode causar lágrimas em excesso e machucar os olhos.

Como limpar e cuidar dos olhos do meu shih tzu?

     
Como limpar e cuidar dos olhos do meu shih tzu?

Se você notar acúmulos de secreções nos olhos do shih tzu, faça uma higienização no local com soro fisiológico. Ideal é fazer a limpeza uma vez por semana, porque além de manter os olhos limpos você estará sempre observando se há algo diferente.

Pingue um pouco de soro fisiológico em um chumaço de gaze limpa (evite algodão porque ele desfia com facilidade e pode lesionar os olhos do shih tzu), passe delicadamente no canto interno da pálpebra e vá até o canto externo. Não esfregue a gaze porque os olhos do shih tzu são extremamente sensíveis ao atrito da gaze, o que poderá ocasionar lesões.

Se notar que há “gruminhos” de sujeiras grudados no canto dos olhos, retire-o com a gaze bem úmida com soro fisiológico. Não corte com tesoura, ele pode se assustar e você pode provocar um acidente.

Algumas doenças mais comuns nos olhos do shih tzu

  
Algumas doenças mais comuns nos olhos do shih tzu

Glaucoma

Sintomas de glaucoma em cachorros – existem vários tipos dessa doença que pode deixa-lo cego se não tratar.Quando um cão está com glaucoma, seus olhos ficam turvos e esbranquiçados, as pupilas dilatadas, perde a visão de repente.

O glaucoma ocorre quando a pressão intraocular sobe e lentamente as células do nervo óptico morrem o que ocasiona a cegueira no cachorro. Fique atento quando seu amigo atingir os 5 anos de idade, a partir dessa idade o surgimento do glaucoma é mais frequente.

Para diagnosticar o glaucoma em cães é realizado uma avaliação da pressão intraocular (tonometria de aplanação), exame do fundo do olho (fundoscopia), esses são um dos exames realizados pelo veterinário oftalmologista.

A doença descoberta logo no inicio, pode ser controlada com aplicações intravenosa de um diurético, o mesmo facilita a drenagem do líquido que acumula dentro do globo ocular do cachorro. Essas aplicações alivia a pressão intraocular e diminuem as dores nos olhos do cachorro.

Como tratar o glaucoma em shih tzu?

Para tratar inicia-se um tratamento com colírios para diminuir a formação do humor aquoso, porém, o uso de colírios será por toda vida do animal. Em casos mais graves é preciso uma cirurgia.

Catarata em shih tzu

Os primeiros sintomas de catarata em shih tzu é mancha branca que se forma nos olhos, muitas vezes causadas por traumas e diabetes. O cristalino do olho fica opaco e o shih tzu para de enxergar. Quando é considerada uma doença grave é necessária uma cirurgia nos olhos do animal.

Conjuntivite em shih tzu

A conjuntivite em cães não é contagiosa como nos seres humanos, por exemplo, se você tem dois cães e um adquiriu a conjuntivite o outro não será contagiado.

Os shih tzus contraem a conjuntivite através da poluição e até mesmo ações climáticas. Os sintomas da conjuntivite nos shih tzu é inchaço nos olhos, pálpebras superiores inflamadas, olhos vermelhos, secreção amarelo-esverdeada, olhos lacrimejando,  irritação por corpos estranhos e poeira.

Para tratar a conjuntivite do seu shih tzu é simples, limpe os olhos com gazes umedecidas com soro fisiológico e aplicação de colírios que o veterinário irá prescrever. Não pingue remédios sem orientação medica. Quando a conjuntivite estiver mais avançada o médico irá recomendar o uso de antibióticos. Fique atento ao shih tzu quando estiver coçando os olhos, ele poderá machucar as pálpebras e desenvolver uma úlcera de córnea até mesmo uma inflamação na íris.

Uveíte em shih tzu

Uveíte é uma inflamação da úvea (camada média do olho do cachorro), fluxo excessivo de lágrimas. Quando diagnosticar essa doença deve-se tratar imediatamente para evitar o glaucoma e/ou catarata.

Geralmente o tratamento é feito com anti-inflamatórios receitados pelo veterinário, não pense em medicar o seu cão sem prescrição médica.

Fonte do Texto: Farejador de Cães
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato