12 Alimentos Que Podem Matar Seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

12 Alimentos Que Podem Matar Seu Shih Tzu

Quem tem cães da raça shih tzu e convive com eles constantemente, sabe como é difícil resistir aquele olhar, pedindo um pouco de sua comida. E ao tentar agradar seu shih tzu, você pode causar danos irreversíveis ou até a morte do seu shih tzu. Na verdade, certos alimentos podem fazer mal aos shih tzu, chegando a causar-lhes doenças.

Para Evitar que algo de grave aconteça com o seu shih tzu, preparamos uma lista com 12 alimentos que não devemos dar para o shih tzu e todas as causas e consequências dos alimentos mais perigosos aos nossos queridos shih tzu.

1. Chocolate



O chocolate é um dos clássicos alimentos que fazem mal para os shih tzu.

O que contém: O chocolate tem cafeína e teobromina, que entram na categoria do composto xantina. Diz-se que “quanto mais negro o chocolate, mais perigoso”.

O que provoca: Vômito no shih tzu, dores abdominais, um ritmo cardíaco irregular, aumento da temperatura corporal, convulsões e até mesmo a morte.

2. Leite e Derivados

 
Todo mundo sabe que o primeiro alimento de qualquer shih tzu é o leite materno. Mas, como em alguns seres humanos, estes shih tzu ao ficarem adultos se tornam intolerantes à lactose.
O que contém: Os shih tzu não têm enzimas para processá-lo.

O que provoca: O consumo de leite pode provocar vômitos, diarreia e outros problemas intestinais. Pode não colocar a vida do shih tzu em perigo imediato, mas pode deixá-lo desidratado e caso não tenha um tratamento adequado pode levar a morte.

3. Cebola 

 

Na verdade, os outros membros desta família, como a cebolinha também são tóxicos para os shih tzu.

O que contém: Presença de thiosulfates.

O que provoca: Este alimento pode danificar as células vermelhas fazendo com que os shih tzu fiquem fracos. Caso ocorra uma grande ingestão, pode ser necessário até de uma transfusão sanguínea.

4. Nozes de macadâmia 



Esta é uma das mais recentes descobertas.

O que contém: Ainda é uma toxina desconhecida.

O que provoca: Pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos shih tzu. Já foram registrados casos de paralisia.

5. Alho 

 

Jamais dê alimentos temperados com alho para o seu shih tzu, apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos shih tzu.

O que provoca: Apesar do efeito do alho nas células vermelhas só aparecer passados alguns dias, os shih tzu ficam cansados e relutantes em se mexer. A cor da urina pode ficar desde laranja e até vermelha escura e como as cebolas, pode ser necessária uma transfusão de sangue.

6. Uvas 

 

Existem casos registrados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda.


O que contém: Também não se sabe exatamente que químicos e componentes têm as uvas que provocam toxicidade nos shih tzu.

O que provoca: As uvas e as passas podem causar falência renal aguda, podem também vir a ter vômitos, diarreia e cansaço. A falência renal pode levar à morte do shih tzu ao fim de três ou quatro dias.

7. Abacate



Guacamole para o seu amigo? Péssima ideia.

O que contém: As folhas, o caroço, a casca e o próprio fruto têm uma toxina chamada persina.

O que provoca: Pode causar dores abdominais, dificuldades respiratórias, mas o mais perigoso é mesmo o caroço do abacate. Uma vez que é escorregadio, pode ser acidentalmente engolido pelos animais e pode provocar obstruções no trato gastrointestinal.

8. Talo da Maçã

  

A maior parte das pessoas evita comer o talo das maçãs, mas é algo bem mais tóxico para os Shih tzu do que para os seres humanos.

O que contém: Tal como as peras e os caroços das ameixas, pêssegos e damascos – têm glicosídeos cianogênicos, ou seja, cianeto.

O que provoca: Tonturas, dificuldades em respirar, convulsões, desmaios, hiperventilação, choque e até mesmo levar ao coma.

9. Massa fermentada crua

   

O pão pode engordar tanto seres humanos como shih tzu, mas o que é mesmo perigoso para os shih tzu é a massa crua do pão.

O que contém: A massa crua pode fermentar no estômago do shih tzu, tornando-se tóxica.

O que provoca: Além da toxicidade do álcool ser produzida no estômago, a massa fermentada no estômago ou no intestino de um cão pode gerar uma grande quantidade de gases, que pode provocar fortes dores e eventualmente causar uma ruptura intestinal.

10. Cafeína

   

A cafeína em quantidades suficientes pode ser fatal para um shih tzu. E, não há antídoto.

O que contém: O café contém um estimulante conhecido como xantina assim como o chocolate.

O que provoca: A xantina estimula o sistema nervoso dos shih tzu, provocando vômitos, agitação, palpitações e até levar a morte.

11. Comidas gordurosas

    

Por mais apetitoso e cheiroso (tanto para nós como para eles), não compartilhe esta comida com o seu shih tzu.

O que contém: As comidas ricas em gorduras como bacon e pizzas, podem provocar uma pancreatite. Depois de desenvolver esta doença, o pâncreas fica inflamado e pode começar a não funcionar corretamente.

O que provoca: Podem causar uma série de problemas na digestão e na absorção de nutrientes.

12. Bebidas Alcoólicas

   

Muitas vezes são adocicadas e os shih zu costumam gostar de consumir, quando encontram copos largados em final de festa, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal.

O que provoca: Descoordenação, excitação, depressão, urinar excessivamente, respiração lenta, ataque cardíaco e morte.

Caso você suspeite que o seu shih tzu está intoxicado, levo-o imediatamente a um Médico Veterinário de confiança.

Fonte do Texto: Calbos
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato