Seu Shih tzu está com problemas nos olhos? Saiba se você deve levá-lo à clínica veterinária! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Seu Shih tzu está com problemas nos olhos? Saiba se você deve levá-lo à clínica veterinária!

Doenças oculares são comuns nos cachorros Shih tzu e só na clínica veterinária é que você vai saber exatamente o que está acontecendo com o seu Shih tzu. Os Shih tzu são muito mais parecidos conosco do que imaginamos! Essa relação milenar foi tornando os Shih tzu similares a nós humanos, sujeitos aos mesmos tipos de sentimentos, reações e também doenças.

É por isso que precisamos zelar pela saúde deles, principalmente dos seus olhos, já que, depois do olfato e da audição, esta é a sensação mais importante para o bem estar canino.

Shih tzu com remela


Assim como você, quando o seu shih tzus acorda, é comum que ele tenha um pouco daquela gosma de cor clara no canto dos olhos, chamada de remela. Ela é normal em todos os shih tzus e a presença ou não da secreção não costuma ser motivo para pânico. No entanto, se houver mais secreção do que o normal, esse pode ser um sinal de alerta, assim como vermelhidão nos olhos e um shih tzus que começa a tropeçar e esparrar nos móveis e paredes do lar, e vai ser preciso procurar a clínica veterinária de confiança.

As principais doenças caninas que podem afetar os olhos são as mesmas que podem atingir os humanos. Você sabe quais são?

Conjutivite


Shih tzus com conjutivite - Se você reparou que o seu shih tzus está com o olho um pouco ou muito avermelhado, ele pode ter sido infectado por uma bactéria ou por um vírus que causam a conjuntivite, que entraram em contato com esta parte do corpo por meio da poluição ou devido a ações climáticas. Além do vermelho nos olhos, a conjuntivite canina apresenta inchaço nos olhos, pálpebras superiores inflamadas, secreção de cor amarela ou esverdeada, lacrimejamento e irritação frequente por causa de pequenas partículas. O tratamento é simples, e envolve a limpeza com soro fisiológico e a aplicação de colírios prescritos pelo veterinário. Se o quadro estiver muito feio, o profissional também pode indicar antibióticos. Enquanto estiver se recuperando, seu pet pode ficar próximo de outros animais, pois a doença não é contagiosa, mas ele não deve coçar os olhos para não piorar a situação, e, se for o caso, ele pode usar um colar elisabetano, o popular cone de pescoço.

Glaucoma canino


Doenças oculares no shih tzu: Glaucoma canino - A doença, que pode cegar se não receber os devidos cuidados, pode ser percebida quando o cão vai ficando com os olhos turvos e esbranquiçados, as pupilas dilatadas e a dificuldade de enxergar. Ela acontece quando ocorre um aumento da pressão sanguínea dentro dos olhos, o que acaba afetando o nervo e a retina do shih tzu, principalmente quando ele começa a envelhecer. Na clínica veterinária, o médico vai realizar uma avaliação da pressão intraocular e um exame de fundo do olho para diagnosticar e remediar, geralmente com o uso de colírios por toda a vida do shih tzus. No entanto, se for descoberta logo no início, o glaucoma pode ser revertido com a drenagem do líquido acumulado.

Catarata canina


Doenças oculares: Catarata canina - Muito cuidado, pois esse é o principal motivo de cegueira no seu shih tzus! A doença deixa o cristalino opaco devido à morte das células, formando uma mancha branca no centro do olho do shih tzus que bloqueia a passagem de luz e a visão. De origem genética, diabética, traumática ou secundária à degeneração da retina, a catarata precisa ser operada, assim como no homem, e uma prótese pode substituir o tecido natural dos olhos do seu shih tzus. Ela pode se manifestar no nascimento, na juventude e na velhice, principalmente nos animais de pequeno e grande porte, e, se esse for o caso do seu shih tzus, é melhor fazer a castração para que a doença não se espalhe para as próximas gerações.

Cuidados frequentes para os olhos do shih tzus


Doenças oculares: Doenças nos olhos de shih tzus - Para evitar que o seu shih tzus sofra com essas doenças, você precisa cuidar muito bem dos olhos dele. Por isso, diariamente é necessário limpar essa parte do corpo do shih tzus, utilizando uma gaze ou algodão com água morna ou soro fisiológico e prestando atenção para não deixar nenhum resquício dentro do olho do shih tzus para não incomodar nem evoluir para uma conjuntivite. Se o seu shih tzus possuir pelos longos, prenda-os com o auxílio de um elástico para que eles não entrem nos olhos na hora da limpeza.

Quando forem tomar banho, seja em caso ou na pet shop, é preciso conferir se os olhos estão bem protegidos e qual tipo de produto será usado na cabeça do shih tzus. Já existem pomadas protetoras para os olhos, receitadas pelo veterinário, e shampoos que não irritam a região, evitando os incômodos e a vermelhidão, mas garantindo um shih tzus limpinho e cheiroso.

O mais importante é ficar sempre de olho na saúde do seu shih tzus, levando-o à clínica veterinária ao menor sinal de desconfiança, mesmo antes de dar algum remédio “caseiro” para ele, pois só o especialista vai saber o que é melhor para cada caso. Além disso, o seu shih tzus pode passar por visitas regulares a um oftalmologista canino, que vai verificar como andam os olhos do seu shih tzus para que vocês tenham muito tempo de boas histórias para vivenciar!

Fonte do Texto: Farejador de Caes
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato