Como o seu Shih tzu se sente quando você vai trabalhar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como o seu Shih tzu se sente quando você vai trabalhar

Durante o período de férias, os shih tzu se acostumam à rotina de ter seus donos mais pertos.  Seja relaxando em casa ou viajando com os seus donos, a rotina diária do shih tzu se enche com atividades e diversões.

Para os shih tzu que passam uma temporada em um hotel enquanto seus donos viajam, a transição de volta também é brusca, especialmente levando em consideração que durante as férias os pets passavam seus dias com pessoas e vários cães diferentes interagindo e socializando.

Os Shih tzu sofrem quando donos voltam ao trabalho


Voltar à rotina do trabalho se mostra difícil não somente para os shih tzu, mas também para os seus donos.  Um estudo conduzido no ano 2000 pela Associação Americana de Hospital Animal (AAHA, sigla em Inglês) revela que há 13 anos atrás, 75% dos donos de animais já sentiam culpados por deixarem os seus animais de estimação sozinhos.  Hoje, essa preocupação se estendeu para as férias em si.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela DogVacay, estima-se que 72% dos donos que viajam sem seus animais se preocupam com o bem estar animal quando estão longes.

Porém, ao retornar ao trabalho, donos se ocupam com tarefas.  Nesse mesmo período, os seus shih tzu comumente ficam sozinhos, sem distrações e com muita energia para gastar.  Ao entender o comportamento e as necessidades do shih tzu, é possível adequar a sua rotina para diminuir as consequências negativas normalmente associadas a essa transição.

Os shih tzu que passam muito tempo sozinho podem destruir objetos da casa


Por serem animais de matilha, os shih tzu não gostam de passar muito tempo sozinhos.  Eles são animais sociáveis que precisam da comunicação e laços afetivos presentes na relação com os outros membros do bando e de sua família.

Justamente por tais características é que os donos precisam considerar isso ao deixar o shih tzu sozinho por períodos prolongados.  Ao ficar sozinho por muito tempo, principalmente quando estão sem distrações, diversos shih tzu exibem estresse e ansiedade da separação.  Consequentemente, eles as vezes “ocupam” seu tempo com maus comportamentos, como destruir o sofá ou latir excessivamente.

A socialização é importante para ensinar o shih tzu em a ficar bem sozinho


Principalmente em casos de filhotes de shih tzu, o shih tzu precisa ser socializado para aprender a lidar com diversas situações, novos ambientes e pessoas.

Normalmente, o ato de aprender a ficar sozinho é ensinado pela mãe do shih tzu durante os seus primeiros meses de vida.  Depois que os filhotes de shih tzu aprenderam a regular a sua temperatura corporal sozinhos e já estão independentes suficiente para ficar um tempo sem a mãe, ela começa a se ausentar com mais frequência.

As saídas são curtas no início e vão gradativamente aumentando.  Desta forma, o shih tzu aprende que nem sempre terá a sua mãe perto e vai ganhando confiança suficiente para passar mais tempo sozinho ou somente com seus irmãos.  Essa experiência é necessária para lidar com problemas futuros, como a ansiedade da separação.

Será que exercícios e brincadeiras resolvem tudo?

  

Os shih tzu acordam com bastante energia e, quando não conseguem gastar essa energia ao longo do dia, o resultado pode ser problemas comportamentais e psicológicos.

Os shih tzu que passam uma parte significativa de seu dia dentro de casa ou sozinhos contam com a caminhada diária para gastar as suas energias.  Para cansar o shih tzu ao longo do dia, faça uma caminhada longa todos os dias com o seu cão.

O passeio, além de cansar o shih tzu, também o estimula mentalmente, permitindo que ele veja, cheire e experimente novas coisas.  Chegando em casa, e depois de comer, o shih tzu ficará mais relaxado ao longo do seu dia.  Esse descanso diminui as chances dele ficar ansioso ou estressado, dado que a maioria da sua energia já foi gasta.

Além disso, deixe outras distrações em casa para quando o seu shih tzu ficar sozinho.  Um brinquedo ou quebra-cabeça, por exemplo, podem oferecer horas de estímulo para o shih tzu.

Creches, babás e outras distrações em excesso também podem estressar o cachorro

  

Diversos donos optam por deixar os seus shih tzu em creches enquanto trabalham.  Nesses casos, é importante considerar a personalidade do shih tzu e as atividades oferecidas na creche para determinar a quantidade de dias por semana e horas por dia que o shih tzu deve ficar no estabelecimento.

Em diversos casos, shih tzu que passam muito tempo na creche ficam mais ansiosos.  Isso é especialmente importante para os cães que não conseguem relaxar enquanto na creche ou os que não tem um nível de supervisão adequado.

Sendo assim, converse com os profissionais da creche para garantir que o seu shih tzu gastará tempo nas atividades, mas também terá um tempo para dormir e relaxar.  A supervisão também é de extrema importância para garantir que a ordem é estabelecida e que todos os shih tzu se sentem confortáveis na hora de comer, brincar e relaxar.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato