Veja o que acontece quando o seu shih tzu fica sozinho em casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Veja o que acontece quando o seu shih tzu fica sozinho em casa

Especialistas contam o que acontece quando você deixa seu cachorro shih tzu sozinho em casa. Você tem um shih tzu em casa que parece estar sofrendo quando fica sozinho? Segundo a equipe de comportamento canino Bettersea CBWT (Reino Unido), eles realmente estão em sofrimento, com batimento cardíaco e respiração acelerados e grande liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Shih tzu 30 minutos sozinhos


 

“O período mais estressante para a maioria dos shih tzu é a primeira meia hora sem os donos. Porém, em alguns shih tzu este elevado nível de estresse pode durar o tempo todo em que estão desacompanhados”, explicam os especialistas.

Shih tzu após 1 hora sozinho



Após1 hora sozinho os sinais mais comuns são de sofrimento com o isolamento são vocalizações de protesto e comportamento destrutivo. Outros sinais mais discretos são andar sem parar em um corredor ou ao lado de uma parede, por exemplo, ou salivar excessivamente. Alguns shih tzu urinam no chão como forma de tentar aliviar o estresse.

“Shih tzu são animais sociais, então é difícil saber com certeza o que estão pensando quando são deixados sozinhos”, complementa a equipe. Não sabemos se eles acreditam que serão abandonados para sempre ou se apenas são incrivelmente carentes. Também é possível que alguns não estejam com medo, mas sim muito entediados.

Assim como os seres humanos, alguns shih tzu lidam melhor com estresse, e outros não conseguem administrar o problema. Alguns shih tzu até chegam a desenvolver ansiedade por separação ou depressão.

O que fazer?



Segundo os especialistas do abrigo de cães, a melhor época para ensinar seu shih tzu que ficar sozinho não é sinônimo de fim do mundo é quando eles são filhotes. “Durante o período crítico de socialização dos filhotes DE shih tzu, ao redor da terceira e décima quarta semana de vida, todos os indivíduos conseguem aprender que não tem problema ficar sozinho”, diz orientação da CBWT.

O melhor a fazer é aumentar o tempo em que os filhotes de shih tzu  ficam sozinhos, para que se acostumem aos poucos. Uma técnica interessante é na hora que for sair, deixar uma caixa com brinquedos, petiscos e objetos que podem ser destruídos, como rolos vazios de papel higiênico. Nos primeiros exercícios, o indicado é não deixar o filhote de shih tzu sozinho por mais de vinte minutos. O tutor deve então sair de casa de modo confiante, sem ficar olhando para trás ou interagindo com o shih tzu.

Chegando em casa



Ao voltar para casa, o dono deve recolher a caixa e todos os seus itens para que o shih tzu veja que aquela caixa da felicidade só estará disponível quando o dono estiver fora de casa.

Arrumar um companheiro canino para seu shih tzu pode ajudá-lo ou atrapalhá-lo. É possível que um shih tzu mais calmo ajude a acalmar o shih tzu que fica estressado, mas também é possível que o inverso aconteça. Então o melhor é ensinar o seu shih tzu a ficar calmo na sua ausência antes de arranjar um segundo cachorro.

Fonte do Texto: Hyper Science
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato