Como escovar os dentes dos shih tzu – Conheça a melhor forma - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como escovar os dentes dos shih tzu – Conheça a melhor forma

Aprenda como escovar os dentes do shih tzu para melhorar a qualidade de vida do shih tzu. Muita gente se pergunta se é realmente necessário ou se é bobagem escovar os dentes do shih tzu, a resposta, segundo especialistas, é: precisa sim e é muito importante.

Apesar de ser um costume ainda pouco difundido, já que muitos não sabem como escovar os dentes dos shih tzu o hábito é válido não apenas para espantar o mau-hálito, mas principalmente para manter a saúde bucal do shih tzu.

Porque devo escovar os dentes do shih tzu

  

Após as refeições, os shih tzu também ficam expostos aos males que os restos de comida ou ração que se depositam entre os dentes podem causar. Por isso, é importante saber como escovar os dentes dos shih tzu.

Trata-se de uma região onde podem se acumular milhares de bactérias capazes causar perda da dentição, inflamação, irritação e vermelhidão das gengivas e mais o acúmulo de tártaro (crosta amarelo-amarronzada), sem contar um sério risco de contrair infecções, sendo, muitas delas, fatais.

Como em todo hábito, a escovação deve começar desde cedo, ainda quando seu shih tzu é filhote. Nessa época, eles estão mais receptivos às novidades e aceitarão sem maiores problemas passar pelo procedimento.

Quero Prolongar a Vida do meu Shih Tzu


Itens essenciais para a escovação dos dentes do shih tzu


   

Pasta para shih tzu: Quando vamos comprar para nós mesmos uma pasta, muitas vezes preferimos sabores refrescantes. Contudo, lembre-se que na hora de fazer a escolha do melhor creme dental para seu shih tzu, de nada adianta que o sabor seja gostoso para você e não para ele.

Dedal ou escova de dentes para shih tzu: o dedal, ou dedeira como alguns preferem chamar, é anatômico, tem cerdas muito macias ou revestimento de silicone e você deve usá-lo no seu dedo indicador para facilitar a escovação dos dentes do shih tzu. Já a escova de dentes especial para shih tzu tem cerdas ultramacias e, em geral, um cabo longo para facilitar a ação do dono.

Como escovar os dentes do shih tzu


  •  O primeiro passo é acostumar o seu shih tzu com o gosto da pasta e com o ato de escovar. Para começar, antes de escolher entre e a dedeira e a escova, você pode utilizar seu próprio dedo para escovar o dente do shih tzu, com creme dental, introduzi-lo na boca do shih tzu e realizar massagens suaves na gengiva dele.

  • Depois que o seu shih tzu se acostumar com o dedo na boca dele, você pode começar a introduzir a dedeira ou a escova. Essa etapa requer muito tato e carinho, já que o shih tzu pode não gostar muito no começo, de alguém colocando um objeto estranho na boca dele. Insista, brinque, faça carinho. Atenção para explorar todos os dentes e nunca pressione as cerdas da escova diretamente contra a gengiva dele.

  • No dia seguinte, repita o procedimento, o prazo para que os shih tzu se acostumem varia muito em cada caso, mas em geral em uma semana eles já se deixam manipular normalmente. Se puder, realize a escovação nos dentes do shih tzu em momentos-chave como na hora da brincadeira ou do passeio, para associar esse ato com algo prazeroso,  ele pode até gostar desse novo jogo!

  • Depois de escovar os dentes do shih tzu, não é preciso jogar água e tampouco dar algo para que ele beba já que a pasta foi desenvolvida para esse fim.

  • O ideal para a higiene bucal é manter uma rotina de escovação diária, mas se você achar que não dá conta, agora que você já sabe como escovar os dentes dos shih tzu o melhor é realizar a limpeza três vezes por semana, com paciência, do que fazê-la todos os dias com pressa.

Lembre-se: consultas a veterinários especializados em dentição canina podem ser garantia de uma saúde bucal excelente para seu shih tzu.

IMPORTANTE: Jamais uma pasta dental de consumo humano deve ser utilizada para realizar a limpeza dos dentes de um shih tzu. Elas possuem componentes que fazem mal ao estômago do shih tzu e podem provocar doenças e desconfortos.

Gostou? Agora é sua vez! Cuide bem dos dentes do seu shih tzu e aproveitem cada dia juntos com amor e muito mais saúde. 

Fonte: Cachorro Gato
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato