Por que meu shih tzu se lambe, morde ou coça compulsivamente? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que meu shih tzu se lambe, morde ou coça compulsivamente?

Descubra as possíveis causas do comportamento e o que fazer nessas situações - O que fazer quando seu shih tzu está se mordendo, lambendo ou coçando compulsivamente? Muitos tutores já devem ter presenciado seu shih tzu passando diversos minutos lambendo a pata, coçando a orelha compulsivamente ou mordendo uma parte específica do corpo.

Saiba que esses comportamentos são muito comuns de acontecer em shih tzu e as causas são variadas. Além de ser desconfortável para o shih tzu, a persistência do comportamento também pode representar um perigo a saúde do animal, principalmente nos casos mais graves e persistentes.

Descubra quais podem ser as possíveis causas desses comportamentos e o que fazer se o seu shih tzu apresentar um deles.

Possíveis causas do shih tzu se lambe, morde ou coça compulsivamente

   

Alergias no shih tzu: O seu shih tzu pode ter desenvolvido uma irritação na pele ou uma dermatite ao entrar em contato com uma substância específica. A alergia pode ser um resultado de uma comida ou ambiental.

Shih Tzu com Tédio e/ou ansiedade: Do tédio e ansiedade o shih tzu pode desenvolver um transtorno compulsivo obsessivo que se manifesta através de mordidas e lambidas incessantes.

Shih tzu com Pele seca: A mudança no clima ou deficiência em ácidos graxos na alimentação do shih tzu(que auxiliam na proteção e hidratação da pele) pode deixar o shih tzu com pele seca. O shih tzu pode responder ao desconforto coçando o local.

Shih Tzu com Desequilíbrios hormonais:
Em casos de desequilíbrio nos hormônios produzidos pela tireóide ou excesso de cortisol, o corpo pode reagir com infecções de pele superficiais, causando coceira.

Shih Tzu com Dor: Excessiva coceira, lambidas ou mordidas pode significar que o shih tzu está com dor em determinado local do corpo. Verifique o local que o shih tzu está focando para checar se não há algo errado. É comum, por exemplo, que espinhos se prendam entre os dedos, e as mordidas na verdade sejam uma forma do animal de remover o objeto.

Mordidas e lambidas compulsivas na pata também podem indicar possíveis problemas ortopédicos.

Shih Tzu com Parasitas: Uma das causas mais comuns para mordidas e lambidas excessivas pode sim vir da presença de parasitas, como ácaros, pulgas e carrapatos. Mesmo que você não possa ver a olho nu, como no caso dos ácaros, ou as pulgas que muitas vezes passam despercebidas, não significa que este não seja um caso de infestação.

O que fazer com as incansáveis mordidas, lambidas e coceiras do meu shih tzu?



  • Como visto acima, há diversos motivos para o shih tzu morder, lamber ou coçar incessantemente um local no corpo. Primeiro é importante determinar o que pode ser a causa do comportamento para então partir para um tratamento;

  • Primeiro cheque em busca de sinais de ferimento ou então se há algum tipo de infecção. Nesse caso é bom que o veterinário analise e então trate a área;

  • Se encontrar um objeto embutido no pata do shih tzu, remova-o e então passe antisséptico no local;

  • Mantenha a alimentação do seu shih tzu equilibrada e garanta que ele esteja recebendo todos os nutrientes necessários;

  • Evite colocar químicos nas áreas que seu shih tzu tem acesso;

  • Todos os produtos usados no shih tzu(ex. shampoos, perfumes, condicionadores) devem ser de uso aprovado por veterinários. Não utilize produtos para humanos no seu cão;

  • Se o shih tzu estiver frustrado ou entediado, garanta que ele esteja ganhando a atenção que precisa e praticando exercícios suficientes. Ao observar que o cachorro está mordendo repetidamente uma área, redirecione a atenção do shih tzu com um brinquedo. O auxílio de comportamentalistas e adestradores pode ser uma boa ideia para lidar com a situação;

  • Se houver a presença de parasitas, consulte o veterinário para descobrir que o melhor remédio para o problema.

Se não houver nenhuma causa aparente e mesmo assim seu shih tzu estiver continuando o comportamento, o melhor a se fazer é levar ao médico veterinário.

Referências: Petadviser/ Portal do Dog e Webmd
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato