10 Sintomas que você nunca deve ignora em seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

10 Sintomas que você nunca deve ignora em seu Shih Tzu

Seu shihtzu gosta de brincar e, de repente, passou a ficar quieto e só pensa em dormir? Ele está vomitando com frequência? Já não liga mais para a comida? Alguns sinais que, a princípio, parecem inofensivos, podem indicar que seu animalzinho está doente.

Por isso, não vacile: fique atento à saúde de seu shihtzu, pois ele depende totalmente de você. O site "Little Things" apontou 11 sinais apresentados pelo seu cão que você não deve ignorar. Qualquer sintoma suspeito, procure um veterinário.

Lembre-se: você é o responsável pela saúde do seu cão Veja quais são os 10 Sintomas que você nunca deve ignora em seu Shih Tzu:

1. Perda de peso sem explicação

 
Seu shihtzu perdeu peso sem motivo aparente? Procure um veterinário, pode haver um problema maior acontecendo com ele. O que pode ser: falhas no metabolismo, doenças neuromusculares, câncer e problemas do coração.

2. Shih tzu com Tosse


Uma tosse persistente, seja em pessoas ou pets, nunca é algo normal.  Os cães não sofrem de asma, então a tosse pode ser um sintoma de bronquite, pneumonia, problemas do coração ou até um colapso de traqueia, quando o enfraquecimento dos anéis cartilaginosos que formam a traqueia causam seu desabamento, obstruindo ou diminuindo o espaço da passagem de ar. O tratamento inclui a ingestão de anti-inflamatórios e cirurgia corretiva.

3. Vômitos


Se o ato de vomitar se torna frequente, é hora de procurar um veterinário. O sintoma pode indicar obstrução intestinal, infecção, pancreatite, doenças no fígado ou nos rins ou algo pior.

4. Dificuldades para respirar


Assim como nos seres humanos, a dificuldade para respirar é um sintoma que requer atenção imediata. Se teu shihtzu está mais ofegante que o normal, se ele cansa mais rapidamente ou começa a emitir ruídos ao respirar, o veterinário deve ser acionado.

A dificuldade na respiração pode ser causada por problemas cardíacos ou pulmonares, infecções e obstruções, e pode levar à falta de oxigenação dos órgãos e tecidos do animal, causando insuficiência cardíaca.

5. Fadiga ou desmaios


Se teu shihtzu aparenta estar muito cansado, ou sofre desmaios repentinos, é aconselhável levá-lo imediatamente ao veterinário.

Alguns shihtzu, após sofrerem um colapso, recuperam-se rapidamente e aparentam voltar ao normal em poucos segundos, enquanto outros continuam na mesma posição até serem socorridos. Em ambos os casos, as causas devem ser investigadas.

Se o shihtzu aparenta estar anormalmente cansado, uma visita ao veterinário pode ser crucial para determinar a causa, que pode incluir câncer, problemas nos rins e pancreatite.

6. Barriga inchada


Muitas das causas para o abdômen distendido podem ser fatais. Se notar que o estômago de seu shihtzu está inchado, leve-o ao veterinário.

O inchaço pode ser causado por alguma doença hormonal ou ele pode estar sangrando internamente. Além disso, o inchaço em si pode comprimir o peito do shihtzu, tornando sua respiração difícil.

7. Dificuldade ao fazer xixi


Há muitas causas que podem ser responsáveis pela dificuldade do shihtzu em urinar. Se for macho, por exemplo, ele pode estar sofrendo com pedras na bexiga ou outras obstruções. Outro aspecto a se observar é se há presença de sangue na urina, que pode ser indício de pedras, câncer ou uma infecção.

8. Dificuldades ao fazer o “número 2”


Diarreia ou sangue nas fezes do cão são um claro indício de que algo não vai bem. A diarreia pode causar desidratação e até causar a morte de cães de pequeno porte. Sangue nas fezes pode ser indício de úlcera, parasitas, inflamações no cólon ou problemas na glândula anal.


9. Olhos vermelhos


A vermelhidão nos olhos do shihtzu pode sinalizar problemas muito maiores. Se a área branca dos olhos estiver vermelha-viva, é sinal de inflamação ou infecção.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de glaucoma ou transtornos na órbita do olho. Como algumas doenças podem levar à cegueira, qualquer mudança deve ser investigada.

10. Inquietação


Um shihtzu que não para quieto pode estar tentando dizer ao dono que está com problemas. Se seu shihtzu está manhoso, muito assustado, anda de um lado para o outro constantemente ou treme, fique de olho.

Embora a inquietação em si não seja causada por doenças, ela é a maneira que o cão usa para dizer que não está se sentindo normal, e que está ansioso por alguma dor ou desconforto que está sentindo. Uma visita ao veterinário fará bem.

Lembre-se: você é o responsável pela saúde do seu shihtzu

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato