5 Dica simples para distrair os shih tzu que ficam sozinhos em casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Dica simples para distrair os shih tzu que ficam sozinhos em casa

Dicas para distrair os shih tzu que ficam sozinhos em casa - Quem tem um shih tzu em casa ou apartamento, sabe como é triste ter de deixá-los sozinhos, seja para uma viagem rápida, ir ao trabalho ou mercado. Qualquer situação que seja impossível a presença de nosso amigo canino é um tanto quanto doloroso para ambas as partes.
Os shih tzu são animais criados para serem de companhia e, por isso, quando ficam sozinhos sentem em demasia a falta de seus donos, sofrendo com a solidão. Eles podem até mesmo ter alguns efeitos colaterais quando se sentem sozinhos por muito tempo, como por exemplo, depressão.

Sendo assim, separamos neste texto algumas dicas de como distrair os nossos shih tzu sempre que ficarem sozinhos em casa.

Ensine o shih tzu a se divertir com seus próprios brinquedos



Um shih tzu tende a ficar estressado quando fica de 4 a 6 horas por dia sozinho, por isso é necessário ocupar o cão durante sua ausência.

O dono precisa ensinar o shih tzu a se divertir durante sua falta, brincando com seus brinquedos e aproveitando o momento para relaxar, porém este processo requer tempo, paciência e dedicação.

Ensine o shih tzu a brincar



Ensine o shih tzu a morder, brincar e se divertir com seus brinquedos e não com a mobília da casa. Outro detalhe importante é que o dono nunca deve fazer a associação de isolamento com punição, do contrário é possível desencadear uma depressão em seu shih tzu.

Dicas para os shih tzu que ficam sozinhos


  1. Promova períodos de silêncio e distanciamento gradativo ao longo do dia, isto fará com que o shih tzu se habitue com a situação aos poucos.
  2. Brinque com os brinquedos do shih tzu ensinando-o a se divertir e morder sempre os brinquedos (e não os móveis). Compre sempre brinquedos destinados a cachorros, evitando assim que o shih tzu venha a ingerir algum produto tóxico ou pontiagudo.
  3. Escolha um cômodo da casa ou apartamento para criar o “cantinho da bagunça”, com brinquedos, caminha, água e comida. Se morar em apartamento escolha um local específico para as necessidades fisiológicas, sempre longe dos alimentos.
  4. Sempre que for sair de casa, verifique se todo os brinquedos estão ao alcance do shih tzu(e não em baixo do sofá, por exemplo).
  5. Busque por brinquedos interativos, existem brinquedos onde é possível esconder dentro, biscoitinhos e rações, tornando a brincadeira mais divertida e animada para o shih tzu, outros brinquedos atiram bolinhas quando acionados pelo shih tzu.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato