5 Sinais que indica que seu shih tzu está sentindo dor - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Sinais que indica que seu shih tzu está sentindo dor

Sinais indicam quando seu shih tzu está sentindo dor; saiba como identificá-los - Assim como seus donos, os shih tzu estão suscetíveis a diversos tipos de doenças que, obviamente, podem vir acompanhadas de muita dor.

Mas como saber quando seu shih tzu está sofrendo, se o shih tzu não reclama, dificilmente chora e não sabe apontar o incômodo?

Mesmo não se comunicando verbalmente, os shih tzu nos enviam sinais de que algo não está bem. Por isso é importante ficar sempre atento ao que eles estão 'dizendo'.

Além dos sintomas genéricos, como apatia, tremor e falta de apetite, há outras manifestações sutis de dor que podem indicar problemas específicos. Veja a seguir uma lista de sinais que podem ser associados a presença de dor no shih tzu:

Comer menos



Shih tzu comendo menos - O Shih Tzuaté demonstra algum interesse pela comida, mas se recusa ou não consegue comer. se perceber que ele dá uma ou duas mordidas e desiste de mastigar a comida, o problema pode ser dentário ou na gengiva. Por outro lado, a recusa em se abaixar é um indício claro de dor na coluna cervical.

Esfregar a pata no rosto



Shih tzu esfregando a pata no rosto - O gesto repetido várias vezes ao longo do dia dá a impressão de que o shih tzu acaricia o próprio focinho ou tenta remover um cisco dos olhos. Nesses casos, suspeite de problemas nos olhos, como conjuntivite ou doença do olho seco, em que a falta de lubrificação ocular causa lesões na córnea.

O hábito pode representar ainda excesso de tártaro, que provoca dores na gengiva e nos dentes ou fraturas dentárias. Na pior das hipóteses, a explicação pode estar em um tumor na laringe, boca, palato, glote ou língua.

Mancar



Shih tzu mancando - O gesto é facilmente confundido com problemas nas patas, mas a origem da dor nem sempre está nos membros. Os shih tzu também costumam mancar devido a dores lombares e no tórax.

Além disso, o shih tzu reluta em subir nos móveis ou escadas e movimenta-se mais lentamente, principalmente ao deitar-se e levantar-se.

Chacoalhar a cabeça



Shih tzu balaçando a cabeça - O shih tzu chacoalha a cabeça com frequência, como fazem quando estão molhados. Se for persistente, esse movimento pode estar associado à dor de ouvido.

Levantar uma pata enquanto anda ou corre



Shih tzu levantando a patinha - Durante uma corrida ou caminhada, o shih tzu levanta uma das patas traseiras por dois ou três passinhos. O gesto é rápido e pode passar despercebido, mas o hábito é sinal de algo mais sério do que uma simples pedrinha no caminho.

Desconfie de possíveis luxações na patela, o osso do joelho. Além de provocar dor, a luxação predispõe o shih tzu a desenvolver artrose no decorrer da vida.

Tossir ou engasgar



Shih tzu com tossi - A tosse do shih tzu é comumente confundida com um inocente engasgo, mas pode indicar uma doença mais grave. Se o shih tzu insistir nesse gesto, leve-o ao veterinário para investigar se ele não está gripado.

Causada pelo vírus da parainfluenza canina ou por uma bactéria chamada Bordetella, a gripe canina é mais comum em locais com grande concentração de animais, como canis e hotéis de mascotes, e nos períodos de clima frio e seco. Sem tratamento, pode evoluir para uma grave pneumonia.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato