7 Sinais que Seu Shih Tzu Precisa de Atenção Médica - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Sinais que Seu Shih Tzu Precisa de Atenção Médica

Ter um shihtzu é uma das coisas mais maravilhosas que existem, mas isso traz uma enorme responsabilidade. Você provavelmente já sabe que seu shihtzu precisa fazer um check-up no veterinário todo ano e shihtzu idosos (a partir dos 8 anos) precisam visitar o veterinário de 6 em 6 meses. Mas às vezes é preciso levar o shihtzu no veterinário se algo errado estiver acontecendo com ele.

Se você notar um dos sintomas abaixo no seu shihtzu, não entre em pânico. Embora sejam problemas que exijam tratamento, a maioria, em geral, não é grave.

Ser um dono responsável inclui prestar atenção no seu shihtzu. Sejam mudanças de comportamento ou físicas, quanto mais você conhecer o seu shihtzu, mais fácil será de identificar quaisquer mudanças e mais fácil será o tratamento se algo for identificado precocemente. Sinais que você deve estar atento:

Aumento ou perda de peso




Tanto o ganho quanto a perda de peso podem significar um problema de saúde. Entretanto, donos de shihtzu tendem a não observar essa flutuação no peso do shihtzu. Tenha o costume de pesar seu shihtzu de tempos em tempos para acompanhar o peso dele.

A perda de peso pode significar diabetes, anemia, desnutrição ou o shihtzu pode ter parado de comer por sentir alguma dor. O ganho de peso pode significar problemas na tireóide, abdômen distentido ou problemas na glândula adrenal.

Diminuição da energia / atividade


Se seu shihtzu costumava ser ativo e agora anda mais paradão, isso pode significar anemia, dor nas juntas, problemas de coração, artrite ou apenas fraqueza. Normalmente um cachorro doente fica mais prostrado e quieto, por isso podem ser muitas coisas. Fique atento.

Coçar, lamber ou mastigar a si mesmo


Qualquer um desses três sintomas pode significar que o shihtzu está com coceira na região. De acordo com os veterinários, alergias são a causa número 1 das visitas ao consultório. Pode ser uma alergia alimentar, uma alergia de contato ou mesmo outras coisas como sarna canina ou pulgas e carrapatos.

Cheiro ruim


Um cheiro mais forte que o normal é algo pra ser examinado. Se você perceber isso, imediatamente cheque:

– orelhas
– glândulas anais
– boca
– dentes

Mesmo assim é importante que um profissional olhe seu shihtzu, pois pode ser uma infecção.

Vômito e diarreia


Às vezes os shihtzu vomitam. Se seu shihtzu vomitar uma vez, não há motivo pra se preocupar. Mas, se ele está vomitando várias vezes por dia, ou vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo, possivelmente tem algo errado com ele.

O veterinário pode checar por parasitas intestinais ou obstrução intestinal (o shihtzu engoliu algo que ficou preso no intestino). A diarreia sozinha pode significar que o shihtzu está com giárdia e esse verme precisa ser tratado com urgência.

Beber mais água que o normal


Se seu shihtzu passar a beber mais água que o normal sem ter aumentado o nível de atividades físicas, isso pode significar um problema. Esses cães terminam toda a água do pote mais rápido que o normal, buscam por água em poças e potes de outros animais, lambem o fundo do pote vazio ou vão na privada pra beber mais água.

Isso pode ser um sinal de diabetes, problemas renais ou problemas na glândula adrenal. Leve ao veterinário para exames.

Orelhas irritadas ou com muita cera


Se as orelhas apresentam vermelhidão ou estão fabricando muito cera, pode ser sinal de otite. Leve ao veterinário pra que ele possa checar, descobrir a causa da otite e receitar os medicamentos corretos.

Referência: Bustle.com
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato