Como levar seu Shih tzu para passear de bicicleta - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como levar seu Shih tzu para passear de bicicleta

Dicas para andar de bicicleta com seu shih tzu- Sair para andar de bicicleta com o seu shih tzu é uma excelente forma de fazerem esporte juntos.

Se preferir a bicicleta ao invés de correr, esta é uma grande alternativa ao canicross, no entanto apesar de haver shih tzu com muita energia e vitalidade, precisam de um período de adaptação para se habituarem.

Se gosta de ciclismo e quer começar a compartilhar esses momentos com o seu melhor amigo, não perca as seguintes dicas do Perito Animal para andar de bicicleta com o seu shih tzu.

Período de adaptação

Como referimos no início do artigo, antes de começar a andar de bicicleta com o seu shih tzu e fazer longos passeios deve trabalhar com ele o período de adaptação da seguinte forma:

O primeiro contato

Sair para andar de bicicleta com um shih tzu pode ser muito gratificante, mas deve ter em conta que para um cachorro a bicicleta pode ser um objeto estranho. É importante que antes de sair para andar de bicicleta com seu shih tzu o deixe cheirá-la, olhar para ela e se familiarizar com ela no seu ritmo e sem o forçar.

Comece o ciclismo

A paciência deve ser a chave. É recomendável sair para passear com o shih tzu e a bicicleta mas sem andar em cima dela, para se habituar a andar ao seu lado. Quando já estiver habituado, pode subir para a bicicleta e começar a percorrer distâncias curtas e devagar. Lembre-se que deve ter em conta o estado do shih tzu a todo o momento.

Um dos melhores conselhos para passear com um shih tzu na bicicleta é ensinar-lhe uma ordem específica para aprender a virar conosco com a bicicleta, de maneira a não o puxar ou não o magoar por virar de forma inesperada.

À medida que os dias forem passando, poderá aumentar a velocidade de forma progressiva, desde que o shih tzu aguente. Tenha em conta que eles têm que fazer um esforço muito maior para seguir o nosso ritmo.

Algumas dicas para passear com seu shih tzu na bicicleta

De seguida damos-lhe algumas recomendações e conselhos para passear com um shih tzu na bicicleta:

  • O shih tzu deve fazer as suas necessidades antes de começar o passeio, desta forma evitará paragens repentinas.
  • O shih tzu terá que passear sempre no lado direito da bicicleta para o proteger do trânsito.
  • Deve vigiar as almofadas das suas patas, o asfalto é muito abrasivo e pode danificá-las, sobretudo em dias de calor. Se encontrar pequenas feridas pode tratá-las com aloe vera. Para prevenir pode comprar uma cera especial para almofadas que protege o shih tzu do frio e do calor.
  • Leve sempre água fresca.
  • Faça descansos e não force o shih tzu se notar que está cansado.
  • Leve-o sempre atado com a guia para evitar se cruzar e você o atropelar.
  • Certifique-se de que o shih tzu não comeu nada nas duas horas anteriores ao exercício. Quando tiver terminado deve esperar uma hora para lhe dar de comer.
  • Leve o shih tzu atado com um arnês de corpo, não utilize guias de pescoço, pois podem lhe provocar lesões cervicais.

Este tipo de exercício causa um grande impacto nas articulações do shih tzu , por isso se vai fazê-lo de forma periódica deverá vigiá-las e consultar o veterinário para evitar problemas. Para prevenir doenças pode administrar-lhe vitaminas para suas articulações.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato