5 Sinais que o seu SHIH TZU pode emitir quando está DOENTE - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Sinais que o seu SHIH TZU pode emitir quando está DOENTE

Seu SHIH TZU está mais agressivo ou quieto do que o normal? Está se alimentando de forma diferente? Parece triste, inquieto ou cansado em demasia? Então é hora de dar-lhe muita atenção e levá-lo ao médico veterinário.

Como os animais de estimação não falam, não devemos menosprezar os sinais que eles dão quando algo não vai bem. Alguns pets, ao sentir dores, acolhem-se em seu canto e não gostam de estímulos. Outros, diferentemente, ficam inquietos. Algumas doenças também podem desencadear comportamentos estranhos, como pressionar a cabeça contra a parede (isso pode ser sinal de um problema neurológico).

Por isso, é da responsabilidade dos donos tomar nota de comportamentos e ações incomuns do animal entristecido ou descontrolado. Veja alguns sinais de que seu bicho de estimação pode estar doente:

1. Mudanças bruscas de comportamento:



Quando o SHIH TZU fica agressivo (se ele não é assim frequentemente) é sinal de que algo pode não estar bem. Se ele passou a ameaçar alguém da família com rosnados ou posturas de intimidação, ele pode estar se sentindo nervoso com alguma dor ...

Se o SHIH TZU apenas parece triste, preste atenção se houve fatores recentes que possam ter desencadeado um quadro depressivo: você tem tido tempo para brincar com ele? Sua família tem dado atenção a ele? Há algum animal ou membro novo na família (ele pode estar com ciúmes)?

No caso de SHIH TZU realmente prostrados, a doença pode ser mais complexa. Se ele isolou-se completamente sem causa aparente, tome as devidas providências para descobrir o motivo.

2. Coçar, lamber ou morder-se



Os SHIH TZU que começam a ter este comportamento com muita frequência, principalmente com foco apenas em um lugar do corpo, podem estar com algum problema de pele, pulgas, carrapatos, objetos presos em seu pelo, pele ou patas, enfim, seu bicho precisa de intervenção.

Caso não haja nenhum objeto ou incidência de parasitas, seu pet pode estar com alguma alergia ou doença de pele. Ainda pode ser um sintoma de stress.

3. Vômitos e diarreias



Apenas um episódio de vômito ou alguns episódios ocorridos após um fato que justifique (como a ingestão de muita gordura, guloseima diferente ou algo que seu SHIH TZU não devia comer) são comuns.

Porém, se seu pet está vomitando muitas vezes e os sintomas envolvem diarreia, procure imediatamente o veterinário.

4. Perda de apetite ou muita sede



Seu SHIH TZU fechou a boca para comer? Não tem apetite ou está comendo menos que o normal? Isso pode significar que algo não vai bem com sua saúde.

Da mesma forma, sede excessiva sem uma justificativa conhecida (como exercícios ou clima quente) também não é comum. Leve-o ao veterinário.

5. Desmaios, convulsões, tremedeira ou pressionar a cabeça na parede



Problemas neurológicos podem acometer animais de estimação de várias formas. Se seu SHIH TZU está mais lento que o normal, tem tremedeiras ou, até mesmo simples problemas comportamentais, estes sintomas podem ser atribuídos a desordens neurológicas.

Há vários tipos de problemas neurológicos nos SHIH TZU: alguns são congênitos e outros podem se desenvolver com a idade. Há causas como doenças infecciosas, traumáticas, degenerativas, hereditárias, vasculares e intoxicações. De qualquer forma, o dono deve ficar atento. Veja alguns sinais:

  • Cegueira (SHIH TZU se bate em objetos da casa);
  • Confusão mental e problemas cognitivos (não reconhece o dono rapidamente, fica parado em frente à parede ou objetos, não localiza a comida, água ou chamados);
  • Falta de equilíbrio (cai com facilidade);
  • Anda compulsivamente (fica andando em círculos ou sem direção por muito tempo);
  • Movimenta os olhos na horizontal sem parar;
  • Apresenta um certo desvio na cabeça (como se estivesse com torcicolo);
  • Apresenta convulsões (contração de membros ou do corpo todo);
  • Dificuldades de locomoção (não consegue subir escadas ou levantar-se com as patas traseiras)

Atenção a todos estes sintomas: seu SHIH TZU pode estar sofrendo de uma doença com ou sem cura. O que importa é que, o quanto antes seja identificado o problema, melhor será para ele.

Por isso, leve seu amigo a consultas regulares ao veterinário. Principalmente se seu pet tiver idade avançada.

Fonte: Adimax Pet
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato