3 erros que todo dono comete na hora de ensinar o SHIH TZU a fazer xixi e cocô no lugar certo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 erros que todo dono comete na hora de ensinar o SHIH TZU a fazer xixi e cocô no lugar certo

Essa é uma das dúvidas mais comuns dos nossos leitores: problemas com xixi. Muitos SHIH-TZU continuam fazendo xixi errado mesmo depois de adultos. E muitos tutores não conseguem ensinar mesmo quando os SHIH-TZU ainda são filhotes.

 xixi e cocô no lugar certo- Embora sempre batamos nas mesmas teclas, os donos continuam persistindo nos mesmos erros ao tentar ensinar seu SHIH-TZU a fazer xixi no lugar correto.

Talvez por falta de paciência ou simples esquecimento. Vamos ver os três principais erros que os donos cometem.

3 erros que todo dono comete na hora de ensinar o SEU PET a fazer xixi e cocô no lugar certo


Se seu SHIH-TZU ainda não aprendeu a fazer xixi e cocô no lugar certo, é muito provável que você esteja cometendo pelo menos um desses erros.

Erro 1 – não saber escolher o lugar certo

Os SHIH-TZU são animais higiênicos e não vão fazer xixi e cocô perto de onde dormem e comem. Sempre coloque o local do xixi o mais afastado possível da comida, da água e da caminha. Veja no vídeo abaixo um exemplo:

Erro 2 – deixar o SHIH-TZU solto pela casa quando filhote

Os filhotes não tem o controle da bexiga e não vão percorrer grandes distâncias para ir até o local correto. Além disso, um lugar muito grande oferece inúmeras atividades e distrações, o que facilita ainda mais o erro do xixi e do cocô.

O confinamento é fundamental na primeira fase do adestramento. Não tenha pena do seu SHIH-TZU. Os cães se sentem seguros em espaços menores, ao contrário do que se pensa.

Reserve um local onde seu SHIH-TZU permanecerá 24 horas por dia. Pode ser a cozinha ou a área de serviço. Evite quintais e varandas, pois seu cachorro não deve ficar o tempo todo do lado de fora.

Neste local, coloque a caminha e o potinho de água em um canto. E o mais longe possível você coloca o tapetinho higiênico. O ideal é que no início você cubra tudo com tapete higiênico.

Erro 3 – dar bronca quando faz no lugar errado

Muitas pessoas brigam com o CÃOZINHO quando ele faz o xixi ou o cocô no lugar errado. Algumas pessoas chegam a esfregar o focinho do SHIH-TZU no xixi para ele “ver o que fez”. Isso não funciona.

Brigar com seu SHIH-TZU quando ele faz xixi vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi na sua frente, pois pra ele, fazer xixi é errado.

Então o SHIH-TZU espera você sair de casa pra fazer xixi e cocô por toda a casa. É comum recebermos e-mails dizendo “minha cachorra nunca faz xixi quando estou junto, mas quando volto pro trabalho, a casa está cheia de xixi por todos os lados”.


 
XIXI E COCÔ NO LUGAR CERTO

Provavelmente isso aconteceu porque você brigou com ela em algum momento e ela aprendeu que era errado fazer as necessidades na sua frente.




Fonte: Tudo Sobre Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato