DICAS INFALÍVEIS PARA DEIXAR O SEU SHIH TZU SOZINHO EM CASA - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

DICAS INFALÍVEIS PARA DEIXAR O SEU SHIH TZU SOZINHO EM CASA

Não devendo ser aplicadas para pessoas que vão viajar por mais de um final de semana (sai sábado de manhã e volta domingo à tarde).
Provavelmente você deve estar lendo este artigo porque já cansou de chegar em casa depois de um dia de trabalho cansativo e encontrou uma bagunça, certo? Com móveis roídos, jornal espalhado pelo chão, xixi, coco e várias outras situações semelhantes. Porém, se estas atitudes forem “apenas” decorrentes de um problema de comportamento, vou te ajudar com algumas dicas muito boas!

Mas antes de tudo, tenha certeza que o seu SHIH-TZU está bem de saúde e não está fazendo xixi ou coco fora do lugar por alguma doença por exemplo, pois neste caso, deve-se levá-lo logo ao médico veterinário de sua confiança!

Um dos principais motivos para os SHIH-TZU “destruírem” a casa quando você os deixa sozinhos é a ansiedade de separação.
Este caso ocorre com aqueles SHIH-TZU que são muito apegados ao dono, que os seguem para onde quer que ele vá e que às vezes são tratados como “bebês mimados”. Desta maneira, o líder da casa acaba sendo o cachorro e não você.

Quem costuma fazer tudo o que o seu SHIH-TZU pede, vai estar contrariando-o quando for sair. Dessa maneira ele fica muito chateado e pode ficar latindo muito, destruir a casa, urinar fora do lugar e até mesmo se automutilar.

Esses SHIH-TZU vão sentir demais a sua ausência, podendo ficar depressivos e, dependendo de quanto tempo você ficar fora, podem até adoecer.

Alguns chegam a ficar quietos num canto, sem comer nem beber água enquanto você não volta. Já outros cachorros vão buscar uma maneira para se entreter com o que for para passar o tempo, fazendo o máximo de bagunça possível!

Grande parte dos SHIH-TZU já começa a ficar estressado ao passar mais de 4 a 6 horas sozinhos.
Em ambos os casos, os proprietários de cachorros assim costumam cometer um erro grave sem nem perceber. Este erro, nada mais é do que você valorizar demais o momento da sua partida e/ou o momento da sua chegada.
Quem nunca falou assim para o seu SHIH-TZU: “Já volto, viu?!” “Se comporta!” “Tchau Toto”, muitas vezes com aquela voz fininha e carinhosa e dando muito carinho segundos antes de fechar a porta “na cara” do cachorro.

Pois bem, isso é péssimo para o seu SHIH-TZU, pois para ele é como se você estivesse se despedindo para sempre e nunca mais fosse voltar. Com isso ele fica numa expectativa enorme de quando você retornará.

Você deve estar se perguntando agora: “Mas o que eu posso fazer, se eu amo o meu SHIH-TZU e não consigo sair de casa sem me despedir?”

Aí que está, se você ama o seu SHIH-TZU, você não poderá mais fazer o que está fazendo, pois ele sofre e sofrerá muito com isso.
Dica: Nunca valorize o momento da sua saída ou da sua chegada. Procure agir naturalmente. Simplesmente saia sem dizer nada e sem fazer contato visual, pois senão os cachorros irão perceber a angústia nos seus olhos.

Da mesma forma, quando chegar em casa e o seu SHIH-TZU vier todo feliz e contente, às vezes pulando, às vezes latindo, enfim, ignore este momento (por mais difícil que seja!).

Vá fazer alguma coisa, como por exemplo, guardar a sua bolsa, trocar de roupa, de forma que você perceba que aquele estado totalmente excitado e descontrolado do seu SHIH-TZU tenha diminuído ou até mesmo acabado. Somente neste momento volte a falar com ele.

Isso pode parecer até maldade, mas fará um bem enorme para o seu SHIH-TZU nas próximas vezes que você tiver que sair. Pois ele não terá mais aquela ansiedade de te esperar por horas e horas.
Ai você me diz: “Mas o meu SHIH-TZU já sabe exatamente a hora que eu vou sair, pois basta eu pegar as chaves do carro ou a bolsa ou simplesmente trocar o sapato, que ele já fica mais triste ou excitado.”

Muito bem, então teremos que confundi-lo! Procure fazer estes rituais, porém sem sair de casa, ou seja, pegue as chaves do carro, coloque no bolso e vá assistir televisão. Outro exemplo? Pegue a sua bolsa e vá jantar com ela no seu ombro ou colo (jantar em casa, obviamente).

Troque os sapatos e fique com eles em casa, mesmo que por pouco tempo. Desta maneira, você quebra a ligação que o SHIH-TZU tem com esses objetos e a sua saída.

Dica: Confunda o seu cachorro para que ele não associe um determinado gesto seu com o momento da sua partida. Inverta as situações, faça o que ele está esperando de você quando vai sair, mas fique em casa e não saia.

OS SHIH-TZU QUE DESTROEM A CASA:


Agora nos casos dos SHIH-TZU que “destroem” a casa quando você não está, também tem solução. Além de fazer o ritual de chegada e saída (como expliquei acima, ignorando o SHIH-TZU), você também precisará utilizar alguns artefatos para te ajudar, como a utilização de brinquedos especiais.
Mais uma vez você deve estar se questionando:

 “Mas eu já coloquei vários brinquedos para ele, mas ele prefere roer o sofá, meu chinelo ou rasgar o tapete higiênico.” De fato, isso é tentador para o cachorro que fica só, pois ele percebe que quando você chegar em casa, receberá atenção pela bagunça que fez, (mesmo que ele não tenha consciência disso), por meio de uma bronca.

Da mesma maneira que você não deve limpar o xixi ou o coco na frente do seu SHIH-TZU quando ele fizer no local errado, como eu disse no artigo COMO ENSINAR O SHIH-TZU FILHOTE A FAZER XIXI E COCO NO LUGAR CERTO?, você também deve arrumar o estrago que o seu cachorro fez, sem que ele veja.

A “bronca” só deve ser feita se você pegar o seu cachorro no flagra e para isso, basta você mudar o seu tom de voz e dizer firme: Não! (não é para berrar).

Imagina o seu cachorro passando o dia todo sozinho, louco para que você voltasse logo e com isso rói algumas coisas para se distrair.

Ai o momento mais aguardado por ele, ou seja, a sua chegada, é recebido com briga e violência. Nas próximas veze que você sair, seu SHIH-TZU ficará mais ansioso ainda, pois não sabe se quando você voltar vai bater mais nele. JAMAIS BATA EM UM ANIMAL! Isso só agravará o problema!
Dica: Lembre-se, não dê bronca no seu animal quando você chegar em casa e encontrá-la bagunçada, ele não entenderá o real motivo da bronca, apenas vai perceber que você está bravo com ele (e de certa forma, está dando-lhe atenção).

Mas como fazer para que o seu cachorro se interesse pelos brinquedos que você quer que ele brinque? Primeiramente, você deve sempre estimular a brincadeira de “jogar e buscar”. Desta forma, ele vai se sentir atraído por aquele brinquedo.

Outra dica interessante é deixar os brinquedos preferidos dele apenas nos momentos em que você estiver brincando com o cachorro.

Depois disso, guarde-os e só deixe com o animal novamente minutos antes de você sair. Mas cuidado para isso não ser evidente para o animal, pois senão ele poderá associar este ato a sua saída, como acontecia no caso de “pegar a chave do carro”, como expliquei anteriormente. Simplesmente, deixe o brinquedo no local que ele for ficar.
Dica: Guarde os brinquedos preferidos do seu cachorro enquanto você estiver em casa e utilize-os apenas quando for brincar com ele ou sair de casa, deixando-o no lugar onde o cachorro vai ficar.

Existem outros brinquedos mais interessantes para o seu SHIH-TZU. São os chamados brinquedos interativos. Estes brinquedos, que normalmente são uma bolinha com um ou mais furos, servem para você colocar petiscos dentro.

Desta forma, o animal sentirá o cheiro e terá mais vontade de brincar com aquela bolinha, que quanto mais ele brinca, mais cai petisco pelos buracos. Importante não colocar petisco muito pequenos a ponto de cair todos rapidamente, nem muito grandes a ponto de não cair nenhum.

Alguns tipos de petiscos você consegue cortar e adaptar o tamanho (prefira estes). Este brinquedo deve ser usado apenas quando você for sair por mais tempo, não deixe a disposição do animal quando você estiver em casa. Procure variar o tipo de petisco e não deixe a bolinha com ele todos os dias, pois se você tornar isso uma rotina, o SHIH-TZU vai sentir muita falta se algum dia você não tiver petiscos para colocar na bolinha.

Não aconselho o uso de garrafas pet furadas com petiscos dentro, pois dependendo do cachorro, ele pode destruí-la e acabar ingerindo o plástico. Isto pode gerar consequências graves no estômago e intestino, podendo até ser necessária uma cirurgia para sua remoção.

Assim como chamei atenção para o perigo da garrafa pet, deve-se tomar cuidado com os brinquedos que possam quebrar facilmente, ser muito pequenos ou soltar pedaços. Objetos de decoração também devem ter seu acesso restrito para o SHIH-TZU, de forma que não sejam facilmente alcançados por ele.

Outra dica que pode ajudar ao cachorro a ficar mais calmo depois que você sair é cansá-lo antes. Para isso, dê um passeio com ele na rua por um tempo maior, num ritmo mais acelerado que o normal, ou se morar em casa, brinque bastante de jogar e buscar, até perceber que ele já está cansado. Isso vai render algumas horas de descanso para ele e diminuirá a sua ansiedade.
Dica: Canse o seu SHIH-TZU antes de sair de casa. Dê uma volta maior com ele na rua ou brinque bastante de jogar e buscar. Dessa forma, ele vai gastar energia e diminuir a ansiedade.

Se você fica muito tempo com a televisão ligada, ou mesmo o rádio, procure deixá-la(o) ligada(o), num volume mais baixo. Dessa maneira o cachorro não se sentirá sozinho naquele silêncio que ele não está acostumado.

Enfim, se mesmo depois disso tudo você ainda continuar a ter problemas com o seu SHIH-TZU por conta de temperamento, procure um adestrador de sua confiança.

Texto escrito pelo Dr.Alexandre Figueiredo
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato