Seu SHIH TZU não quer comer? Veja as possíveis causas e soluções - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Seu SHIH TZU não quer comer? Veja as possíveis causas e soluções

Não importa se o SHIH-TZU adulto ou filhote, quando um PET não quer comer é sempre uma situação angustiante para seus tutores.

Embora a maioria dos SHIH-TZU consiga passar alguns dias sem se alimentar e não haja efeitos negativos significativos, é melhor descobrir a causa do problema, o mais cedo possível.

Há uma variedade de razões para perda de apetite nos SHIH-TZU. É importante determinar a causa para a melhor forma de tratamento.

A primeira coisa é saber como você está julgando a falta de apetite do seu PET. Se a preocupação é porque seu SHIH-TZU não está comendo a quantidade indicada no rótulo da ração que você compra, lembre-se que estas são apenas porções médias.

Muitos cães perfeitamente saudáveis ​​comem apenas 60% a 70% da quantidade indicada na embalagem.


Se você mudou o tipo de ração e ele se recusa a comer, pode ser que isso não agradou muito. Experimente voltar à ração que ele estava acostumado e verifique se a falta de apetite persiste.

Outro problema comum é quando o SHIH-TZU não quer comer somente a ração, mas come petiscos e guloseimas. Isso pode acontecer quando as pessoas costumam ficar dando pedacinhos de comida humana, eles adoram, sentem o sabor e podem passar a recusar a ração e querer só as delicias recebidas da mão do dono.

Quando um SHIH-TZU não quer comer nada, isso é conhecido como anorexia. Não é como o transtorno alimentar encontrado em humanos, também chamado de anorexia. Nos cães, a anorexia descreve uma perda completa de apetite.

Como a perda de apetite em cães pode indicar doença, é importante procurar cuidados veterinários se você notar mudanças nos hábitos alimentares do seu animal. Normalmente a falta de apetite ocasionada por doença vem acompanhada de outros sinais e acontece em cães que antes se alimentavam bem.

Observe bem os sinais que acompanham a falta de apetite, por exemplo, o cachorro não quer comer e vomita, o cachorro não quer comer e está fraco, apresenta diarreia, está triste, etc.

Embora a maioria dos cães consiga passar alguns dias sem se alimentar sem que haja efeitos negativos significativos, é melhor descobrir a causa do problema, o mais cedo possível.

Assim como nas pessoas, há uma variedade de razões pelas quais os SHIH-TZU podem se recusar a comer, incluindo:


  • Doenças. A diminuição do apetite em cães é frequentemente um sinal de doença, especialmente se o seu cão apresentar outros sintomas ao mesmo tempo. Embora a perda de apetite em cães não indique necessariamente doenças graves, a atenção veterinária imediata é importante porque pode ser sinal de alguma doença significativa, incluindo câncer, infecções sistêmicas, dor, problemas hepáticos e insuficiência renal.
  • Doença dentária. Seu SHIH-TZU pode não querer comer porque algo na boca está causando dor. Pode ser um dente quebrado ou solto, gengivite e até mesmo um tumor oral.
  • Vacina recente. Felizmente, as vacinas existem para prevenir algumas doenças de graves e contagiosas que podem acometer os cães. Embora elas tenham salvado a vida de milhões de animais nos últimos 100 anos, às vezes podem têm efeitos adversos. A maioria desses efeitos são leves e breve, incluindo a perda temporária de apetite.
  • Viagens e ambientes desconhecidos. Se o apetite do seu SHIH-TZU esteve bem até o momento que você viajou com ele ou se mudou para uma nova casa, pode ser que ele não esteja comendo por causa da viagem ou do ambiente desconhecido. Alguns SHIH-TZU podem ficar nervosos ou desconfortáveis ​​em novos lugares.
  • Problemas de comportamento. Alguns SHIH-TZU são apenas exigentes, ou seja, sua recusa em comer pode ser causada por uma alimentação em situações em que eles não se sintam confortáveis. Por exemplo, estar próximo a um cão agressivo ou a vasilha ser muito pequena ou alta.

O que você pode fazer quando o seu SHIH-TZU não quer comer vai depender da causa do problema.

Se a diminuição do apetite do seu SHIH-TZU é um problema de comportamento causado por um incômodo ou um desconforto com as refeições, há várias coisas que você pode fazer para incentivá-lo a se alimentar.

Procure mudar algumas coisinhas, por exemplo:


  • Crie uma rotina regular de alimentação para seu animal de estimação. Alimente-o pelo menos duas vezes por dia, mantendo o mesmo horário.
  • Faça momentos divertidos para o seu SHIH-TZU que incluam alimentos, use brinquedos que escondem petiscos ou recompense seu PET com comidinhas quando ele fizer um truque ou algo correto.
  • Leve seu SHIH-TZU para uma caminhada antes das refeições. Isso aumenta o apetite dele.
  • Se você normalmente alimenta seu SHIH-TZU junto com outros animais, tente alimentá-lo sozinho.
  • Mude as vasilhas onde é colocada a alimentação, e também a altura onde são colocadas. Faça testes.
  • Coloque alguns pedaços de comida no chão ao lado da vasilha de alimentação.
  • Tente mudar o tipo de comida, se você oferece ração seca, misture um pouco de ração enlatada, tipo patê.

Depois de eliminar as causas comportamentais, e mesmo assim a perda de apetite persistir, leve seu SHIH-TZU para uma avaliação veterinária.

Somente o médico veterinário poderá avaliar, diagnosticar e prescrever o tratamento correto.

Fonte: Aki e o Bicho
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato