3 Doenças que podem afetar os olhos do seu SHIH TZU - Veja como evitar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 Doenças que podem afetar os olhos do seu SHIH TZU - Veja como evitar

Em geral, o cuidado com os olhos dos cães é relativamente simples. No entanto, existem doenças oftalmológicas que são mais frequentes.
É bom que você tenha um pouco de informação à mão, pois é sempre melhor estar atento a qualquer mudança na saúde de nosso animal de estimação.

Você sempre deverá se lembrar que, além dos problemas congênitos, existem situações como machucados, a falta de higiene ou o contato com bactérias, que acabam por ocasionar doenças oftalmológicas.

O mais curioso é que estas também são doenças comuns em humanos. Vamos conhecer algumas delas:

Doenças que pode afetas os olhos do seu SHIH TZU



Conjuntivite

A conjuntivite apresenta-se nos shih-tzu com um sintoma secundário de algum vírus presente no organismo e se caracteriza por olhos vermelhos, acompanhada de lacrimejamento.

Essa doença produz incômodos, portanto o olho afetado tende a permanecer semi fechado.

Outro sintoma característico da conjuntivite é o aparecimento abundante de remelas verdes, brancas ou amareladas, que devem ser limpas para que não gerem mais dor ao shih-tzu ao coçar os olhos.

Os shih tzu poderão também apresentar sensibilidade à luz, seja essa luz de origem natural ou artificial.

Assim que você detectar estes sintomas, o mais aconselhável é levar o shih-tzu ao veterinário para evitar que o problema torne-se crônico e para identificar o vírus específico que está gerando a conjuntivite.

Desta forma, poderá ser feito uma detecção precoce de possíveis doenças que podem colocar em risco a vida de seu shih-tzu.

Catarata

A catarata é a principal razão de cegueira nos shih-tzu. Trata-se de uma espécie de opacidade na íris dos shih-tzu, que se apresenta na maioria dos casos por herança genética. Ela pode se apresentar aproximadamente aos aos nove anos em cães médios e pequenos.

Caso a catarata não seja tratada, ela irá evoluir até se transformar em uma espécie de tela branca que acabará obstruindo a visão do shih-tzu de maneira total ou parcial.

Além do caráter hereditário ou da idade, a catarata pode surgir após fortes pancadas no olho ou como sintoma de diabetes no shih-tzu.

O único tratamento conhecido para a catarata consiste em retirar, de maneira cirúrgica, o cristalino opaco do olho do SHIH-TZU.

Úlcera de córnea

O sintoma clínico mais facilmente reconhecido pelos proprietários é a dor ocular, chamada pelos veterinários de blefarospasmo. Mas o que é isto?

É o simples ato do shih-tzu ficar piscando muito ou nem consegue abrir o olho machucado.

Outros sinais que normalmente acompanham a úlcera de córnea são lacrimejamento excessivo (parece que fica chorando de tanta produção de lágrima), coceira nos olhos, secreção ocular (as famosas “remelas”), vermelhidão em volta dos olhos e a córnea fica mais esbranquiçada.

O tratamento das úlceras de córnea depende de inúmeros fatores, por isso, somente o médico veterinário será capaz de escolher o mais indicado para seu pet.

A extensão e a profundidade da lesão, o tempo de evolução, a presença ou não de infecção, a idade do pet, tratamentos anteriores, tipo de bactéria, presença de outras doenças associadas e custo são os principais fatores levados em consideração para a escolha do tratamento.

Recomendações adicionais

  • Para os três casos de doenças oftalmológicas apresentados anteriormente, o tratamento deverá ser veterinário e, por nenhum motivo, você deverá dar nenhum tipo de medicamento ao shih-tzu que não tenha sido receitado pelo veterinário.
  • A limpeza é fundamental para garantir a saúde visual, então você deverá fazer disto um hábito. Em especial, limpar a sujeira que tenha na pelagem ou as remelas que possam se apresentar.
  • Entenda a linguagem corporal de seu shih-tzu, perceba se ele esfrega os olhos com as patas ou contra os objetos, ou se ele os mantêm semifechados, o mais provável é que pó ou pelos tenham caído neles.
  • O lacrimejo constante pode ser um sinal de que há sujeira nos olhos ou de doença, portanto preste atenção.
  • Visite frequentemente o veterinário, recomenda-se fazê-lo uma vez a cada seis meses caso o seu shih-tzu encontre-se saudável. Lembre-se que sempre é melhor prevenir do que remediar.

Fonte: Meus animais
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato