Seu shih tzu toma banho, mas no outro dia já fica fedido? Veja o que fazer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Seu shih tzu toma banho, mas no outro dia já fica fedido? Veja o que fazer

Todo mundo gosta quando seu SHIH-TZU fica limpinho. Mas seu SHIH-TZU toma banho e no outro dia já fica fedido?

Todo dia é lançado novos produtos para o mercado pet e muitos donos não resistem, já compram as novidades de higiene, acessórios e brinquedos.
Mas quando o assunto é banho não podemos pecar pelo excesso. Tudo bem tratar o SHIH-TZU como um bebê, mas ele não é e têm necessidades diferentes.

SHIH-TZU toma banho e no outro dia já fica fedido?


Você dá banho no seu SHIH-TZU quantas vezes por semana? Cuidado muito banho tira a proteção natural da pele do cãozinho e ele pode desenvolver alergias. Pode parecer improvável, porém a verdade é: quanto mais banho mais cheiro ele vai ter.

Lembre-se antes de tudo é um SHIH-TZU e tem seu cheiro característico, o ideal são banhos a cada 15 ou 30 dias.

Às vezes o banho tradicional não é recomendado, seja por motivos de saúde, por ser muito jovem ou o próprio clima muito frio. Quando for este o caso, vale o banho a seco:

É legal perguntar para seu veterinário qual a frequência ideal de banhos para seu SHIH-TZU, por exemplo, mais banhos durante o verão e menos no inverno, cachorros de pelo curto precisam de menos banho, etc.

Durante o banho pode ser um bom momento para colocar a higiene em dia como limpar os ouvidos e cortar unhas. Os dentes devem ser limpos com escova e creme apropriados para SHIH-TZU.

Cuidando do seu SHIH-TZU



  • Limpe as orelhas dele. Orelhas sujas são uma fonte comum de odores desagradáveis em cães. Limpe-as quando elas parecerem sujas por dentro, mas não com tanta frequência a ponto de causar irritação.
  • Compre lenços umedecidos, óleo mineral ou um limpador de orelhas disponível em qualquer pet shop.
  • Limpe onde puder ver a cera e as reentrâncias da orelha. Caso ela esteja com um cheiro forte, provavelmente há uma infecção, não apenas cera, e ela deve ser tratada por um veterinário e com a medicação correta.
  • As infecções na orelha são comuns em cães e muitas vezes acompanham problemas de pele que surgem em outras partes do corpo do SHIH-TZU. Se as orelhas do seu SHIH-TZU mostrarem sinais de infecção, como odor, vermelhidão, inchaço ou secreção, procure por problemas de pele.
  • Tanto as infecções de pele quanto as otites são geralmente causadas por reações alérgicas a alimentos ou a algo no ambiente, como pólen.
  • Despeje gentilmente a solução na orelha do SHIH-TZU e esfregue-a em movimentos circulares. Ou, melhor ainda, use seu polegar e seu dedo médio para pegar gentilmente o canal da orelha, logo abaixo da abertura. Em seguida, abra e feche os dedos para tirar o resíduo da orelha com a ajuda da solução de limpeza
  • Os SHIH-TZU geralmente gostam disso e muitas vezes se renderão à massagem nas orelhas.
  • Os cães geralmente gostam disso e muitas vezes se renderão à massagem nas orelhas.
  • Durante esse processo, não force nada pelo canal e não use cotonetes.

Enfim, aqui passamos algumas dicas de higienização para seu SHI-TZU.
Se o problema para o cheiro ruim não é excesso de banho converse com seu veterinário.

Fonte: Petiko
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato