Não de chocolate para seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Não de chocolate para seu Shih Tzu

O chocolate é altamente palatável e muito atraente aos cães e frequentemente de fácil disponibilidade o ano todo (mas principalmente na Páscoa).
O chocolate é constituído por carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas (teobromina e cafeína).

São justamente as metilxantinas os maiores causadores de intoxicação em cães. Em grandes quantidades no organismo do cão, a teobromina vai causar, excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias (contrações ventriculares prematuras), tremores, ofegância, e incontinência urinária. Já a cafeína vai levar a taquicardia, taquipneia, hiperexcitabilidade, tremores e por vezes convulsões.

Os sinais clínicos são: vômito, diarréia, polidipsia e poliúria (bebe mais água e urina mais), náuseas e arritmias cardíacas. Podem apresentar incontinência urinária, hipertermia (aumento da temperatura corpórea) e em casos mais graves coma e morte. Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados.

Trata-se de uma emergência médica e a intervenção do Médico Veterinário se faz necessária e na maioria dos casos a internação é recomendada.

Se a ingestão for recente (até 3 horas) a indução ao vômito deve ser instituída. A lavagem gástrica pode ser feita, principalmente se a indução ao vomito não for satisfatória ou se já fizer mais tempo de ingestão.

A fluidoterapia deve ser instituída para correção de distúrbios eletrolíticos, alem da rehidratação do paciente. O diazepan pode ser usado para diminuir a excitabilidade assim como controle das convulsões. - COMPARTILHEM SE VC LEU ATÉ AQUI VAMOS CONSCIENTIZAR MAIS PESSOAS.

VIA: FACEBOOK
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato