9 Tratamentos Caseiros para Eliminar de Vez Carrapatos do seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

9 Tratamentos Caseiros para Eliminar de Vez Carrapatos do seu Shih Tzu

Seu shih tzu está sofrendo com carrapatos e você não pode usar remédios para acabar com eles? Enquanto filhotes, não é recomendável utilizar produtos químicos para eliminar pulgas ou carrapatos.

Por isso, uma boa forma de livrar nossos filhotes dos carrapatos é através do uso de tratamentos caseiros. Listamos 10 tratamentos caseiros mais eficazes, continue lendo este artigo e saiba quais são.

Caso seu shih tzu aparente os seguintes sintomas, é bem provável que esteja com carrapatos:


  • Vermelhidão
  • Coceira intensa
  • Erupção
  • Inchaço na pele

Nos casos mais avançados ou com um maior número de carrapatos, o shih tzu pode parecer muito fraco, ter febre, vômitos, dor na zona afetada ou, inclusive, paralisia. Por esta razão, é muito importante prestar muita atenção a esta praga e fazer todo o possível para eliminá-la o quanto antes.

Para fazer isso, conheça os seguintes remédios naturais contra carrapatos que possuem propriedades para exterminar ou repelir estes incômodos insetos:

1. Receita caseira carrapato Vinagre de Maçã


O vinagre de maçã é um dos melhores repelentes de pulgas e carrapatos que existem. Misture 2 xícaras de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio.

Encha em um frasco de spray e espirre um pouco apenas sobre a área afetada, no máximo duas borrifadas.

2. Receita caseira carrapato Bicarbonato de sódio


Para utilizar este repelente, a medida é meia colher de chá que tenha bicarbonato de sódio e sal misturados.

Coloque esta mistura em 2 xícaras de água morna, quase fria em temperatura ambiente. Coloque em um spray borrifador e gentilmente borrife na área afetada. Nunca no rosto do shih tzu ou perto dos olhos.

3. Receita caseira carrapato Óleo de eucalipto


Para preparar o óleo de eucalipto, utilize 20 folhas desta árvore e ferva-as em 1 litro de água. Deixe esfriar, coloque em um borrifador e borrife sofre a área do corpo afetada do shih tzu.

4. Receita caseira carrapato Cravo


Por ser anti-inflamatório e antibacteriano natural, o cravo-da-índia pode eliminar carrapatos facilmente do seu shih tzu.

Esfregue óleo de cravo nas mãos e aplique sobre a parte do corpo do shih tzu que esteja afetada pelos carrapatos.

5. Receita caseira carrapato Alho


O alho tem propriedades poderosíssimas na eliminação de carrapatos, mas não pode ser ingerido cru pelos shih tzu.

Portanto, sirva a refeição normal do shih tzu recomendada pelo veterinário, e, apenas uma vez por semana, complemente-a com pó de alho, 1/8 colher de chá para 1 quilo de alimento.

6. Receita caseira carrapato Laranja


O suco de 2 laranjas pode ser utilizado para a eliminação completa dos carrapatos dos shih tzu. Esprema as laranjas em um recipiente e aplique sobre o animal com a ajuda de algodão ou uma gaze.

7. Receita caseira carrapato Suco de limão


Como vimos, o ácido cítrico no limão (e na laranja) é muito eficiente para eliminar carrapatos. Esprema o suco de um limão em um recipiente e aplique-o gentilmente sobre a área afetada por carrapatos no shih tzu.

8. Pentes


É importante que o cachorro ou o gato estejam sempre penteados. Isso não é dito por mero charme, pois o ato de pentear ajuda a retirar carrapatos que estejam nos bichinhos.

Devemos penteá-los diariamente com muito amor, preferencialmente pela manhã.

9. Receita caseira carrapato Camomila


Use a infusão de camomila (morna, não quente para não machucar o shih tzu) e com a ajuda de um algodão ou de um pano limpo, passe-a sobre a áreas afetadas.

A camomila além de suavizar os locais machucados, servirá também como repelente.

CUIDADOS: É muito importante que seu SHIH TZU seja consultado por um médico veterinário frequentemente. Somente um especialista em saúde animal será capaz de recomendar os melhores métodos e tratamentos para eliminar os carrapatos do seu animal e ainda manter sua boa saúde. Nunca utilize nenhum dos métodos acima diretamente na face, olhos ou ouvidos do animal.

Compartilhe com seus amigos
Texto:Enciclopets
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato