Afinal, qual é o melhor vermífugo para os shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Afinal, qual é o melhor vermífugo para os shih tzu?

Melhor vermífugo para os shih tzu - No mercado existe uma infinidade de vermífugos para cães e gatos. Porém, alguns deles podem ser usados apenas nos shih tzu. Hoje você vai saber aqui no Shih Tzu Brasil qual é o melhor vermífugo para o seu shih tzu. Confira.

A maior parte dos vermífugos age somente sobre os principais parasitas intestinais, mas nenhum deles sobre todos os parasitas.

Um exemplo disso, é que se o seu shih tzua estiver contaminado por giárdia, clostridium e isóspora, o tratamento depende de um vermífugo específico.

Importante salientar que o verífugo previne doenças causadas por vermes, e ele deve ser administrado também como prevenção, evitando a contaminação do seu shih tzu.

Se o seu shih tzu tem contato com outros animais, ou então não vive em apartamento, e tem muito contato com terra, saiba que ele estará ainda mais propício a contaminação por vermes e precisam tomar um vermífugo.

Qual é o melhor vermífugo para os shih tzu?


Não existe uma melhor marca de vermífugo, é necessário seguir as recomendações do médico veterinário para saber qual é o melhor vermífugo para seu shih tzu.

Importante saber que não podemos aplicar aleatoriamente, pois inclusive há risco de morte ao seu shih tzu.

Os vermífugos mais vendidos são:


1- Advocate – Bayer
2- Drontal – Bayer
3- Petzi e Canex – Ceva
4- Vermivet – Biovet
5- Mebendazole – Vetnil

A administração do vermífugo em shih tzu deve ser feito desde filhote. Nos shih tzu a primeira dose deve ser aplicada entre os 15 e 30 dias de vida e a segunda dose aos 4, 5 e 6 meses, sendo que é recomendado aplicar o medicamento simultaneamente para a cadela que está amamentando.

Sintomas da verminose


O shih tzu podem apresentar diversos sintomas quando estão doentes, mas isso pode variar de acordo com a idade e estilo de vida dos animais. Ricardo conta que normalmente animais com verminose apresentam sintomas variados que podem ser desde má alimentação até diarreia.

Ao sinal de qualquer sintoma deve-se procurar um médico veterinário para checar se o shih tzu está com verminose ou outra enfermidade.

Fique atento a alguns dos sintomas mais comuns da verminose:


  • Animal se alimenta, mas não ganha peso;
  • O animal jovem apresenta abdômen distendido em formato de “barril”;
  • Cólicas intestinais constantes;
  • Pelos sem vida ( opaco) e quebradiços;
  • Olhos com muita secreção;
  • Presença de vermes nas fezes ou
  • vômitos;
  • Fezes pastosas ou diarreicas – em alguns casos com presença de
  • sangue;
  • Forte cheiro nas fezes.


O mais importante de tudo é nunca esquecer da saúde do seu animalzinho de estimação. Siga sempre as recomendações do médico veterinário de sua confiança.

Texto: Portal dos caes e gatos
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato