Os Cães podem Farejar câncer no Sangue e saliva com 97% de Precisão - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Os Cães podem Farejar câncer no Sangue e saliva com 97% de Precisão

Os cães são conhecidos por seu poderoso faro e agora um estudo observou que o olfato evoluído deles é capaz de detectar câncer em amostras de sangue e de saliva com quase 97% de precisão.

Isso se explica porque os cães têm receptores olfativos 10 mil vezes mais precisos que os de humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

Cão fareja amostra para identificação do câncer


Em um dos testes realizados, os animais apontaram indícios de câncer de mama em uma paciente, 18 meses antes de o tumor ser diagnosticado em um exame de mamografia.

Como o teste funciona?



O processo do teste é simples. Os voluntários recebem um kit, que inclui uma máscara cirúrgica para ser usada por um determinado período.

Posteriormente, esse material é embalado e devolvido aos pesquisadores que o insere em uma lata de metal e apresenta aos cães treinados.

Se o câncer é detectado, os cães se sentam em frente a essa lata. O teste então é repetido para confirmação, com outro grupo de cães treinados em tipos específicos de tumores.

Atualmente, câncer de mama e pulmão podem ser detectados. Logo, o teste vai evoluir para incluir próstata, colorretal e melanoma.

Além das máscaras, amostras de sangue de pacientes também são utilizadas. O teste é feito de forma bastante semelhante, sempre oferecendo petisco para os cães associarem o agrado ao odor.


Os pesquisadores agora planejam realizar um estudo de acompanhamento para entender exatamente quais componentes químicos os cães estão cheirando para detectar o câncer.

De acordo com uma das autoras do estudo, a pesquisadora Heather Junqueira, do laboratório BioScentDX, os resultados podem levar a novas abordagens de detecção da doença.

“Embora atualmente não haja cura para o câncer, a detecção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, afirmou.

Via: catraca livre
Tabela

Recomendamos