5 Dicas caseiras para livrar o shih tzu das pulgas - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

5 Dicas caseiras para livrar o shih tzu das pulgas

Livrar o Shih Tzu das Pulgas – Existem muitos remédios para as pulgas de cachorros, oferecidos em formas diversas.

No entanto, há também muitas formas caseiras de evitar que as pulgas ataquem o seu melhor amigo.
Isso é essencial porque além de coceiras, as pulgas podem causar uma série de problemas para a saúde do seu SHIH TZU.

Para tanto, confira as 5 dicas caseiras para livrar o SHIH TZU das pulgas:

1 – Borrifador de cravo-da-índia

Essa receita é muito eficiente e segura para eliminar as pulgas de cães e para prepará-la é preciso de um litro de álcool de cereais, três pedras de cânfora, um pacote de cravo-da-índia e um copo de vinagre branco.

Depois, junte todos os ingredientes e esperar que as pedras de cânfora se dissolvam.

A mistura que resultar deve ser depositada dentro de um borrifador, para que você possa aplicar pelo corpo do seu melhor amigo.

No entanto, cuide para que o produto não chegue aos olhos e nem ao focinho dele.

Além disso, para evitar uma possível reação alérgica, aplique apenas um pouco em uma parte do seu pelo e aguarde alguns minutos.

Se não houver nenhum problema, passe por tudo. A solução pode ser aplicada ainda nos cantos da casa, onde pode haver pulgas, mas cuide para que o conteúdo não seja borrifado próximo ao alimento e à água do seu SHIH TZU.

2 – Armadilha contra pulgas

É possível também fazer uma armadilha para pulgas, o que é ainda mais indicado quando a sua casa está com muitas delas.

O problema é que depois de dar banho no seu cão e livrar-se das pulgas, elas podem permanecer no ambiente e, assim, podem voltar a incomodar o seu melhor amigo.

Nesse caso, é preciso de detergente líquido, pratos ou tigelas, velas e água morna.

À noite, você deve colocar os pratos um em cada cômodo da sua casa, no chão. Depois, colocar água morna em todos eles e mais o detergente líquido.

Por fim, coloque uma vela acessa próxima ao prato. Isso funciona porque a luz das velas atrai as pulgas, que ao tentarem pular na vela vão se prender no detergente.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados, como não deixar que os seus animais de estimação fiquem próximos das velas e nem que elas fiquem acesas quando você for dormir.

Monte as armadilhas e espera as velas terminarem até que você vá se deitar. Além disso, para surtir o efeito necessário é importante que você faça essas armadilhas por ao menos três noites.

3 – Spray de ervas

É outra forma caseira e eficiente para eliminar as pulgas do seu cão e da sua casa. Para essa receita você vai precisar de 500 ml de suco de limão e hamamélis, sendo possível encontrá-la na versão de óleo essencial.

É preciso ainda quatro litros de vinagre e dois litros de água.O conteúdo todo deve ser colocado em um pulverizador de jardim de pelo menos 6 litros.

Essa receita é ideal para aplicar em tapetes, móveis e demais locais de sua casa, por isso, é possível fazer uma grande quantidade.

No entanto, se a sua residência é pequena ou prefere passar em apenas alguns lugares é possível fazer a receita pela metade.

Porém, o efeito contra as pulgas funciona se você aplicar a mistura todos os dias por uma semana ou até mesmo três dias, conforme o tamanho da infestação na sua residência.

Depois de alguns dias você pode repetir o procedimento e realizá-los com alguma periodicidade.

3 – Sal

O sal é um produto que pode ser um grande aliado na sua caça às pulgas.

No entanto, nessa hora o melhor é dispor de um sal bem fino, o qual deve ser colocado em um borrifador com as especiarias que você prefere para aromatizar.

Não encha a embalagem, pois é preciso que haja espaço para agitar o seu conteúdo.

A mistura pode ser polvilhada/borrifada em tapetes e demais locais, sendo que deve ficar agindo por até 48 horas.

4 – Mistura de ervas

Para infestações mais leves de pulgas é possível fazer uma mistura de ervas, contendo alecrim, arruda, erva-doce e hortelã em partes iguais.

É necessário triturar todas as ervas, até que se tornam um pó fino. Você pode utilizar um moedor de café, por exemplo.

Depois, basta polvilhar pela sua casa, em tapetes, móveis e mesmo na caminha do seu melhor amigo.

5 – Repelente de citronela

A citronela é um ótimo repelente natural, funcionando contra as pulgas também. Você pode diluir o óleo e colocar em um borrifador para aplicar nos lugares da sua casa onde perceber a presença das pulgas.

Também é possível fazer uma mistura com 100 gramas de folhas de citronela picadas, 500ml de água filtrada e 30ml de álcool de cereais.

Depois de alguns dias deixando a mistura parada já é possível usar, aplicando em toda a casa, com a vantagem que deixa um delicioso aroma.

Se o problema persistir procure o veterinário e realize um tratamento de acordo com a orientação profissional.

Via: Cachorro 29 anos
Tabela

Recomendamos