Conheça os cuidados com os shih tzu durante as temperaturas mais baixas - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Conheça os cuidados com os shih tzu durante as temperaturas mais baixas

Sujeitos ao frio, resfriados e condições de saúde como nós, os shih tzu precisam de cuidados redobrados e atenção especial na estação mais fria do anos pois só tem aos tutores para protege-los e prover-lhes os cuidados adequados em caso de necessidade.
Muitos tutores de cães acreditam equivocamente que, como os shih tzu têm um “cobertor próprio” de pelo, eles podem tolerar o frio melhor do que os humanos.

Este não é necessariamente o caso. Como nós, essas criaturas cobertas de pelos estão acostumadas com o calor do abrigo interno de uma casa e o frio pode ser tão duro para eles quanto é para nós seres humanos.

Seja qual for o ponto de vista adotado pelo tutor no inverno, uma coisa é certa: é uma época em que os animais domésticos precisam de um pouco de cuidado extra.

Embora o shih tzu possa amar passear e passar o tempo ao ar livre, no inverno até mesmo o shih tzu mais agitado pode ficar com frio. Orelhas, patas e rabos são suscetíveis ao frio.

É importante levar seu shih tzu para passear, fazer exercícios e brincar, mas dê preferencia a sair com ele apenas no sol, quando a temperatura cair, não o deixe ao ar livre por longos períodos de tempo.

Uma boa regra é sair com ele e voltar quando você estiver pronto para entrar, ele provavelmente também estará.
Se ele estiver sozinho no seu quintal, verifique com frequência para se certificar de que ele não está mostrando sinais de frio.

Alguns shih tzu são abençoados com uma pelagem espessa que os mantém aquecidos naturalmente, mesmo em temperaturas muito baixas, mas shih tzu com pelagem fina podem precisar usar um suéter ou agasalho quando saem para passear no inverno.

Uma boa pelagem deve ir do pescoço até a base da cauda e também proteger a barriga. Mas mesmo os casacos caninos não evitam o frio nas orelhas, nos pés ou da cauda, por isso, mesmo com um agasalho confortável, não mantenha o seu shih tzu de pelo curto por muito tempo exposto a temperaturas muito baixas.

Os shih tzu não devem dormir em um piso frio no inverno. Escolher a cama certa é vital para garantir que seu shih tzu fique aquecido.

Cobertores podem criar um ambiente confortável; camas levemente levantadas podem manter seu cão fora dos pisos frios ou do concreto, e camas aquecidas próprias para pets podem ajudar a manter a rigidez das articulações do envelhecimento.

O ideal é colocar a cama do cão ou gato num local quente, longe de correntes de ar, azulejos ou pisos frios, de preferência em seu local favorito onde ele já durma todos os dias, para o animal não se sinta desconfortável em uma área desconhecida.

Se está muito frio para uma pessoa ficar na rua sem casaco, provavelmente está muito frio para um shih tzu também, então é importante prestar atenção ao seu comportamento enquanto ele estiver ao ar livre.

Ao perceber que o seu shih tzu está choramingando, tremendo ou aparentando ansiedade, e parou de brincar e parece estar procurando por lugares para cavar, então é hora de trazê-la para dentro.

Shih tzu idosos



O tempo frio freqüentemente agrava condições médicas existentes em cães, particularmente artrite. É muito importante manter um regime de exercícios com o seu cão artrítico, mas tenha em atenção as superfícies escorregadias e certifique-se de que o seu shih tzu tem uma área de descanso quente e suave para recuperar após a atividade.

Se você ainda não deu ao seu shih tzu sênior um suplemento comum natural para lubrificar as articulações e aliviar o desconforto da artrite, talvez seja melhor adicionar uma delas no inverno. Assim como as pessoas, os cães são mais suscetíveis a outras doenças durante o inverno.

O clima rigoroso do inverno traz uma grande variedade de preocupações aos proprietários responsáveis.

O frio intenso, a umidade paralisante ou os ventos cortantes podem causar desconforto para esse cão especial em sua vida.

Prestar atenção especial ao bem-estar do seu amigo durante a temporada de inverno irá garantir que ambos aproveitem a temporada ao máximo.

Mantenha estas dicas de cuidados de inverno em mente e aproveite tudo o que o inverno tem para oferecer.

E não se esqueça de que o inverno aconchega-se ao seu amigo canino e é uma ótima maneira de todos se aquecerem.

Fonte: Dogs Naturally Magazine
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato