Lágrima ácida nos Shih Tzu: a enfermidade não é só questão de estética - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Lágrima ácida nos Shih Tzu: a enfermidade não é só questão de estética

A doença é causada pelo excesso de secreção lacrimal, responsável por lubrificar os olhos e livrá-los de corpos estranhos.

Manchas escuras na parte de baixo nos olhos dos cães e lacrimejamento excessivo são sinais de que algo está errado na saúde dos pets.
Em algumas raças, como os Shih Tzu, Spitz Alemão, Buldogue Francês, Maltês, Poodle, Chihuahua, Bichon Frisé ou, também, no gato persa, os tutores tendem a achar que é apenas algo normal ou, no máximo, uma questão estética.

Conhecido como lágrima ácida ou epífora, esse quadro é causado por uma quantidade desmedida de secreção lacrimal, responsável por lubrificar os olhos e livrá-los de corpos estranhos.

Quando as lágrimas não são absorvidas corretamente, causam as manchas amarronzadas abaixo dos olhos.

Médico veterinário especialista em oftalmologia, Anderson Gouveia orienta que o problema pode ser resolvido com correções cirúrgicas de alterações palpebrais ou com mudanças na alimentação. O recomendado, entretanto, é que um especialista examine o quadro.

“Deve ser feito uma avaliação oftalmológica detalhada para determinar a causa base e fazer as devidas correções, que acontecem, em grande parte dos casos, por alterações palpebrais, cílios mal posicionados ou obstrução do ducto nasolacrimal”, afirma.

A esteticista Graciele Oliveira conseguiu resolver o problema de Mona, sua Bulldog Francês, apenas com a alimentação.
A veterinária que cuidou da cachorrinha recomendou uma ração com doses mais altas de proteína. Mas a esteticista também teve cautela com outras questões.

O tutor deve estar atento e levar o animal para uma consulta com o veterinário especialista em oftalmologia

O nome da enfermidade, lágrima ácida, foi dado pois as lágrimas caninas tendem a sofrer variações de pH. Excesso de pelos nos olhos e tártaros nos dentes também podem contribuir com o surgimento da doença. Por isso, é essencial que o tutor descubra a causa para que possa tratar corretamente.


Via: metropoles
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato