Por que seu shih tzu precisa de protetor solar e outras soluções naturais - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que seu shih tzu precisa de protetor solar e outras soluções naturais

Protetor solar para cães é um item indispensável no verão; saiba mais-Assim como as pessoas, os shihtzu também sofrem quando expostos ao sol e precisam de proteção.

O verão é sinônimo de passeio, diversão, praia, água e férias. Por mais que as pessoas gostem dessa época do ano, é preciso tomar muito cuidado com o sol.
Os raios ultravioletas castigam a nossa e a pele dos animais, que podem sofrer queimaduras e até mesmo desenvolver câncer de pele. Para evitar tais problemas o protetor solar para cães foi desenvolvido.

Esse produto é igual aos filtros solares que usamos, ou seja, impede que os raios UVA alcancem a derme (camada interna da pele) e o UVB a epiderme (a mais externa). consequentemente, o protetor solar para cães evita que o seu shih tzu desenvolva vários problemas de pele , como dermatite solar, que são feridas causadas pelo sol.

Você deve passar o produto sempre que for sair de casa e, se levar o shih tzu em viagem, é imprescindível aplicá-lo diariamente.

Se possível, repasse três ou quatro vezes ao dia. Esse cuidado se estende também para os pets que gostam de tomar sol no quintal e varanda.

Todos os cães precisam passar protetor solar?


A resposta é sim. Porém, algumas raças em especial precisam de cuidado redobrado, como cães de pelo curto, pele clara e, principalmente, pets com pele clara e pelos brancos.

Animais com pele e pelagem muito claras são mais propensos a desenvolverem tumores devido à falta de melanina.

Isso faz com que sejam vulneráveis aos raios solares, sobretudo no verão. A melhor forma de evitar problemas de pele é através do filtro solar. Cães com histórico de câncer de pele ou outros problemas cutâneos também precisam de maiores cuidados.

Se não sabe se seu peludo está entre os mais sensíveis, verifique a região do nariz e as orelhas. Caso sejam rosados, o animal precisa de protetor solar diariamente, pois significa que a pele sofre diante do sol.

Quando o cachorro tem pelagem dupla, é preciso conversar com o veterinário a respeito. Esse tipo de pelo tem duas camadas para proteger do calor e do frio, por isso a necessidade de uso do filtro solar irá variar de animal para animal.

Escolhendo o melhor protetor solar para cães


O protetor solar para cães deve ser aplicado sempre que for sair de casa e, se levar o animal em viagem, é imprescindível passa-lo diariamente.

O ideal é sempre optar pelo fator mais alto, mesmo se o canino não estiver entre os mais sensíveis. Lembre-se que proteção nunca é demais quando se é exposto ao sol.

O ideal é escolher um o produto à prova de água, de rápida absorção e não pegajoso. Consulte o veterinário para descobrir qual marca e numeração é a melhor para seu pet.

Os preços se assemelham bastante aos protetores solar para pessoas. Um pote com 50 g e FPS 30, por exemplo, está na faixa de 40 a 60 reais.

Os fatores menores, consequentemente, custam mais baratos. Os valores variam muito de acordo com as marcas. Esse produto pode ser encontrados na maioria dos pet shops e até em lojas online.

Jamais passe protetores comuns no pet. Além de não agir com a mesma eficácia, existe a chance do canino lambê-lo. A ingestão acidental do produto pode causar sérios problemas de saúde.

Forma correta de aplicação



  • O ideal é sempre optar pelo fator mais alto, mesmo se o canino não estiver entre os mais sensíveis. Lembre-se que proteção nunca é demais quando se está exposto ao sol.
  • Assim que adquirir o produto, é necessário aplicá-lo corretamente na pele do canino. Espalhe pelo corpo todo, dando uma atenção especial às partes sem muito pelo.
  • Tome cuidado com os olhos, ouvidos e nariz, pois são extremamente sensíveis. Passe um tempo antes de sair para que o protetor faça efeito.
  • Impeça que o peludo lamba a pelagem e retire todo o produto. Tente distraí-lo com petiscos ou brinquedos. Mas, se acontecer, fique tranquilo porque não fará mal à saúde. Reaplique o filtro solar algumas vezes ao dia para não perder o efeito.



Para evitar ficar passando várias vezes , opte por um protetor solar para cães à prova d'água. Assim, o pet pode suar e se molhar que continuará protegido. Além disso, não se esqueça de mantê-lo hidratado, oferecer uma sombra e cuidar para que as patinhas não queimem no chão quente.

Fonte: Canal do Pet
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato