Um guia passo a passo para aparar as unhas do seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Um guia passo a passo para aparar as unhas do seu shih tzu

É possível aparar as unhas do seu shih tzu em casa mesmo, mas sempre de forma segura - Ter um cãozinho certos gastos já estão incluídos, mas alguns podem ser evitados. Um deles é o petshop , em que os cuidados especiais com a higiene e a beleza costumam ter prioridade.

O que leva muita gente ao desespero é: o que fazer se eu não consigo dar banho ou cortar unha de shih tzu com frequência, por exemplo? Para tudo existe uma solução e, nesse caso, não é diferente.

Quando e como cortar unha do seu shih tzu?

Existem técnicas simples para dar banho no companheiro em casa, assim como há maneiras certas de cortar unha de cachorro .

Sim, é possível aparar de forma segura e econômica, sem a ajuda de um especialista. Para isso, o tutor só precisa de algumas dicas fáceis e práticas e, claro, força de vontade para ajudar o pet!

Quando e por quê cortar as unhas do pet?


Não é sempre as unhas precisam ser aparadas e dependendo de onde o shih tzu vive ou pisa esse ato pode até prejudicá-lo.

Normalmente é mais indicado fazê-lo se o pet não desgasta naturalmente as unhas. Afinal, se ele passa o dia todo brincando no quintal ou passeia diariamente, passando pelo asfalto ou cimento, não é necessário cortá-las.

No caso de shih tzu de apartamento ou que ficam mais tempo dentro de casa, vão precisar de uma aparadinha.

Mas por quê cortar? É comum as unhas dos animais engancharem em tapetes, panos, roupas ou carpetes, além do risco de encravarem ou sangrarem. Depois de crescidas, ainda tendem a dobrar e causam bastante dor ao pet.

As unhas precisam ser aparadas semanalmente


Os coxins (as "almofadinhas" que ficam embaixo da pata do shih tzu) devem estar sempre em contato com o chão.

Se a unha estiver muito envergada vai impedir isso e provocar um desequilíbrio e postura torta no animal. Ele deve pisar com a patinha toda para andar corretamente.

Também tem a questão de raspar portas e móveis: quando as unhas do shih tzu estão longas fica tudo mais destruído do que deveria.

Assim como tende a arranhar e machucar o dono ao pular nele, por exemplo, mesmo que sem querer.

Como cortar?

É necessário tomar alguns cuidados para não machucar o shih tzu. O ideal é acostumá-lo com isso desde filhote para evitar um possível estranhamento.

Não é uma sensação agradável para ele, então paciência é fundamental. Se puder, comece a fazer isso desde o início da vida do animal, ainda quando filhote.

Muitos acham que o melhor é cortar bastante a unha de uma só vez, mas o mais indicado é aparar aos poucos. Por exemplo, toda semana corte um pouquinho, mesmo se o shih tzu for ative e estiver caminhando e gastando.

Na hora dessa higiene o tutor precisará de algumas ferramentas e técnicas para deixar o shih tzu tranquilo.

Alicate específico para unha de cães, assim como uma lixa para deixar mais ajeitado são essenciais. Para parar um possível sangramento e finalizar, o amido de milho (pó hemostático) será bastante útil.

A recompensa de um cachorro não precisa ser necessariamente um petisco



Um dos problemas nesse momento é acalmar o pet e deixá-lo parado. Infelizmente um das melhores formas de distraí-lo é oferecer petiscos .

Mas mantê-lo entretido com um brinquedinho barulhento e adorado por ele é uma opção mais saudável - porém menos certeira.

Não se deve ser rígido com o shih tzu, brigar com ele só vai piorar a situação porque a tendência é ele associar o acontecimento com algo negativo. Lembre de sempre elogiá-lo e tratá-lo com doçura, a a cada unha finalizada.

O corte deve ser feito apenas na pontinha da unha, nunca próximo da raiz (sabugo), onde há vasos sanguíneos.

As unhas escuras e pretas são mais difíceis para encontrar o sabugo, então precisa de mais cuidado ainda.

Fonte: Canal do Pet
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato