Como deixar os Bigodes do Shih Tzu Branquinho - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como deixar os Bigodes do Shih Tzu Branquinho

 Como limpar focinho do shih tzu - Limpar o focinho de shih tzu é muito importante, mas nem todo mundo sabe disso.

A higiene é ainda mais fundamental em algumas raças, como as de focinho achatado

E por que? Porque o “encurtamento” da face do pet pode resultar em uma série de problemas de saúde. O acúmulo de sujeira nas dobras do rosto, por exemplo, é uma das principais causas da dermatite canina. E, se a pele fica fragilizada por alguma inflamação como essa, também fica vulnerável à entrada de agentes causadores de outras doenças. 

Melhor não, né? Entenda a importância e aprenda como limpar bigode do shih tzu para garantir a saúde do seu peludo.

Por que limpar o bigode do shih tzu?

Pelos do Bigode Shih Tzu Brancos e Limpinhos

Todo cachorro que tem dobras de pele no focinho ou com muito pelo no fucinho acumula sujeira e umidade no espaço entre elas. 

Por isso, é bastante comum encontrar restos por ali, mesmo que o seu animal seja muito bem cuidado. Como a região é exposta, praticamente qualquer coisa pode ir se aglomerando: farelos de comida, pele morta, pelos soltos, pó, terra, sebo, umidade (lágrimas, água, saliva)… Tudo isso cria o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos, como as bactérias.

Se o focinho do shih tzu não for higienizado corretamente com frequência, a combinação de sujeira com fricção e umidade vai levar a um quadro inflamatório (ou dermatite ). 

Na fase inicial do problema, a pele começa a ficar com uma coloração mais avermelhada e um pouco mais inchada. 

Como também existem bactérias no local, que estão se alimentando da sujeira para se proliferar, a pele pode acabar bastante infeccionada (daí o mau cheiro).

Dicas de como limpar o focinho do shih tzu

Em geral, a higienização do focinho de shih tzu pode ser feita em casa mesmo, de um jeito bem fácil. É importante que toda mãe e pai de cães braquicefálicos aprenda a limpar a região de forma adequada, para evitar lesões e também para não machucar a pele – ou até mesmo favorecer a proliferação bacteriana.

O mais indicado é lavar o rosto inteiro do cão com água e xampu para bebê, que não arde nos olhos, dando atenção especial às dobras. 

Faça essa limpeza usando as mãos, gaze ou algodão. É importante que você retire toda a sujeira, mas cuidado para não esfregar muito e com força – o que pode deixar a pele irritada.

Produtos para limpar o bigode do shih tzu

Alguns tutores, no entanto, preferem limpar apenas as dobras do bigode de um shih tzu. Isso pode ser feito com o uso de lenços umedecidos ou de gazes embebidas em xampu de bebê. Você pode optar ainda por soluções neutras usadas para a limpeza dos ouvidos.

O passo principal, que deve ser feito com o máximo de cuidado, é a secagem dos vincos. Ela deve ser feita com o uso de algodão ou outro tecido macio, sem esfregar. 

Esse é o momento que exige mais paciência e o mais demorado do processo todo. Mas é fundamental que toda a área de dentro das dobrinhas esteja bem seca.

Se você descuidar dessa etapa, mesmo que tenha tomado todo o cuidado possível durante a limpeza, não vai adiantar muito. 

A umidade tem um papel significativo nas causas da inflamação. Se ela estiver por ali, as chances do peludo ter intertrigo continuam altas.

A frequência com que a limpeza do focinho de shih tzu deve ser feita depende muito da quantidade de sujeira que seu animal acumula. 

Na média, a indicação é de que ela seja repetida uma vez por semana. Mas, quanto mais profundo for o vinco, maior a aglomeração e, por consequência, mais vezes por semana o local deve ser limpo.

Todas as raças precisam limpar o focinho de cachorro?

Em linhas gerais, a higiene do focinho de cachorro é necessária para as raças braquicefálicas. Mas cães sem raça definida e que tenham algum tipo de dobra de pele na face também precisam da limpeza.

Esse tipo de vinco, no entanto, não é uma exclusividade da região do focinho. Além das dobras faciais, existem ainda as labiais, corpóreas, vulvar e da cauda. Raças como cocker spaniel e shar-pei podem ter excesso de pele no lábio inferior, que tendem a formar dobras – e a acumular sujeira e umidade.

Agora que você já sabe como higienizar o focinho do seu cão, confira também como dar um bom banho nele!


Via: doghero

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato