7 Curiosidades Incríveis Sobre os Shih tzu que Você não Conhece - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Curiosidades Incríveis Sobre os Shih tzu que Você não Conhece

 De porte pequeno e robusto, com a pelagem longa e lisa, o cãozinho shih tzu é uma raça muito querida por todos. Afinal, a personalidade forte e os olhinhos amendoados conquistam qualquer um.

E provavelmente você conhece alguém que tenha um shih tzu ou em algum momento da vida, já pensou em ter como amigo esse irresistível cãozinho. 

1 – Ele é chinês

7 Curiosidades Incríveis Sobre os Shih tzu que Você não Conhece

O shih tzu é de origem chinesa. Mas acredita-se que na verdade ele foi originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”.

 O cãozinho ainda foi o animal de estimação favorito da família real chinesa durante a dinastia Ming.

2 – Várias cores

Os shih tzus são muito fofos devido ao pelo comprido, entretanto, esses cachorrinhos não tem um padrão de cor definido, diferente de outros cães. 

Sendo assim, escolher o shi tzu pela cor pode ser uma missão difícil e trabalhosa. Mas geralmente eles são bicolor, podendo apresentar a pelagem branca com marrom ou branca com preta e ainda preta com marrom.

3 – Um pequeno leão

O mais comum é chamarmos esse cãozinho de shih tzu, mas ele pode ter vários outros apelidos divertidos, como: cheetos, shiatsu e shin tzu. E shih tzu significa “cão leão”.

4 – Perfeitos para apartamento

É muito comum vermos o shih tzu sendo criado em ambientes pequenos, e de fato esses cães se adaptam bem ao estilo de vida em apartamentos. 

Eles também podem ser criados em casas, mas o ideal é que fiquem dentro da residência, pelo menos na parte da noite, devido ao tamanho e fragilidade do cãozinho.

5 – Shih Tzu x Lhasa Apso

Em 1935 o pequeno shih tzu pertencia ao mesmo grupo que o lhasa apso, devido a aparência muito semelhante, como o pelo sedoso e o formato do focinho. 

Mas ao decorrer do tempo percebeu-se algumas diferenças no comportamento e na aparência de ambos e hoje são considerados cães de raças distintas. Inclusive, o shih tzu é considerado mais dócil e menos reservado com estranhos.

6 – Brincalhão sim, teimoso também!

Assim como a maioria dos cães de origem chinesa, o shih tzu é bastante inteligente e teimoso, por isso adestrá-lo pode ser uma missão difícil. 

Esse cachorrinho ocupa o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles ainda são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta, logo, eles não são silenciosos.

7 – Olhos delicados

Assim como o pug, o shih tzu tem os olhos proeminentes, ou seja, expostos. Por isso, o tutor precisa redobrar o cuidado, procurando manter os olhos do animal sempre limpos para evitar a lágrima ácida.

 Além disso, como eles têm o focinho pequeno, o tutor deve ter cuidado com quinas de móveis da casa e com flores durante os passeios para que não machuque os olhos do cãozinho.


Via: Metropoles

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato