Excesso de remela nos olhos do seu Shih Tzu? Saiba o que pode ser - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Excesso de remela nos olhos do seu Shih Tzu? Saiba o que pode ser

 Assim como os humanos, os SHIH TZU também produzem remelas nos olhos quando estão dormindo. Porém, em alguns casos, as remelas podem indicar que existe algo de errado com a saúde do pet.

Confira a seguir algumas vezes em que a remela no olho do seu shih tzu pode indicar alguma doença mais séria e merece uma investigação.

Doenças que geram muita remela nos olhos dos cachorros

Conjuntivite canina

Excesso de remela nos olhos do seu Shih Tzu? Saiba o que pode ser


Os shih tzu também podem ter conjuntivite, doença causada por vírus e bactérias e que causa irritação e vermelhidão nos olhos e a produção de grande quantidade de remela. 

Se você perceber esses sintomas é essencial levar o animal ao veterinário para que ele receba o tratamento correto, pois a falta de cuidados pode causar até cegueira.

Você deve ficar atento se o shih tzu com olho vermelho apresenta também outros sintomas de dor ou mau estar.

Tratamento e Prevenção da otite em cachorros

Nunca se deve medicar o seu shih tzu sem a orientação de um veterinário, inclusive quando o problema é a conjuntivite canina. 

Somente o profissional poderá indicar os remédios adequados para cada caso. A recomendação para o tratamento pode incluir colírios ou pomadas, com antibióticos e anti-inflamatórios.

Em alguns casos, principalmente se houver a comprovação de outras doenças, o uso de medicamentos sistêmicos pode ser indicado. 

Outra parte importante parte do tratamento é a limpeza da região com algodão e soro fisiológico, por exemplo.

Alergias oculares

Algumas alergias em cachorros podem causar grande irritação nos olhos e levar a um aumento da produção de remela. 

As alergias podem ser alimentares, devido a picada de insetos (abelhas, mosquitos, pulgas, formigas), inalação de alérgenos (como pólen) ou por alergia a produtos tóxicos. Pode afetar apenas um olho ou os dois.

Glaucoma em cachorro

O excesso de remela também pode ser sinal de uma doença grave chamada glaucoma, que acontece quando os fluidos do olho não circulam ou não são drenados corretamente, ficando então acumulados e causando pressão dentro do globo ocular. 

Raças de cachorro que tem tendência ao glaucoma

  • Poodle Poodle
  • Cocker SpanielCocker Spaniel
  • Chow ChowChow Chow

O Glaucoma tem também a vermelhidão e a coceira como outros sintomas, além disso, cães com a doença passam a piscar os olhos mais vezes. 

O problema pode ser hereditário ou causado por batidas e até pro um câncer.

Síndrome dos olhos secos

A falta de lubrificação dos olhos causa uma doença chama ceratoconjuntivite sicca, também conhecida como síndrome do olho seco, e tem como sintomas a remela e piscadas em excesso e inflamação dos olhos. 

A doença pode aparecer depois de uma batida ou de uma infecção na glândula responsável pela produção de lágrimas.

É importante lembrar que em todos os casos é essencial que o shih tzu receba o tratamento correto o mais rápido possível, pois a maioria desses problemas de saúde pode causar cegueira nos animais.


Via: uauuauquemia

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato