Por que o Shih Tzu gosta de ficar no sol? Descubra agora - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que o Shih Tzu gosta de ficar no sol? Descubra agora

 A questão não envolve só vontade do shih tzu, esse comportamento melhora alguns aspectos da saúde do animal - Se você tem um shih tzu em casa, talvez já tenha se perguntado por que o seu shih tzu gosta de ficar no sol. O comportamento é de fato bem comum e pode ter causas diferenciadas. 

Embora estações como a primavera e verão tenham temperaturas elevadas, os shih tzu adoram ficar no sol mesmo assim. 

Acha isso curioso? E de fato é. Portanto, saiba um pouco mais sobre essa questão super interessante e necessária para a saúde do seu animal de estimação.

Por que o meu shih tzu gosta de ficar no sol

Por que o Shih Tzu gosta de ficar no sol? Descubra agora


Cães e gatos adoram ficar no sol. Mas você sabe qual o motivo? Bem, muito mais do que para esquentar, os animais sentem prazer em tomar banho de sol.

Mas a questão não envolve só um capricho do pet, pois esse comportamento instintual melhora alguns aspectos da saúde do animal.

Sendo assim, essa dose diária auxilia na prevenção da saúde dos ossos e pode evitar doenças relacionadas, como a osteoporose canina.

Além disso, o banho de sol é um bom aliado no combate de ácaros e sarnas. Obviamente, com relação a isso, somente a exposição solar não é suficiente, mas de fato ajuda.

Umas horinhas no sol também concede alívio de dores nas articulações e nos músculos. Incrível, não é mesmo? A natureza é mesmo fantástica!

Embora o shih tzu nem tenha consciência desses benefícios, consegue agir naturalmente e sentir que o calor solar lhe é benéfico.

Contudo, esse “entendimento” está atrelado à liberação de hormônios do bem estar (serotonina) e os reguladores do sono. Por se sentirem bem, os shih tzu amam tomar banho de sol.

Portanto, se você se preocupava com esse comportamento do seu shih tzu e interrompia esse ritual sagrado para ele, saiba que os benefícios são diversos e tomar banho de sol é muito importante, não só para nós, humanos.

Cuidados na hora do banho de sol

Agora que você conhece alguns dos benefícios do banho de sol para os animais de estimação e entende por que o cachorro gosta de ficar no sol, saiba que existem alguns cuidados que devem ser bem observados por você que é um tutor ou tutora de pet.

Primeiramente, tente evitar que o cachorro tome sol nos horários mais quentes, entre 10 e 16 horas.

Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial. Sendo assim, não deixe o seu pet exposto nas horas mais quentes do dia, pois isso pode, a longo prazo, causar queimaduras e até câncer de pele no animal.

Atente-se também à duração de tempo em que o pet fica no sol, como dito, a exposição solar não deve ser excessiva.

Para aproveitar melhor os benefícios do sol para o seu cachorro, controle o tempo e o horário em que o pet permanece exposto ao sol.

Portanto, com esses cuidados, o seu shih tzu poderá desfrutar melhor dos banhos de sol e terá mais uma ferramenta para a saúde física e bem estar.


Via: Folha Go

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato